•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Campus de Toledo

Evento na Unioeste dará início à programação do Junho Verde

  • Texto: Alexsander Marques com informações da Prefeitura Municipal de Toledo
  • Fotos: Arquivo/Unioeste
  • Chapéu da Notícia: Campus de Toledo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Toledo, dão início na próxima quarta-feira, 3 de junho, à programação do “Junho Verde 2026” com um evento voltado à conscientização ambiental, à sustentabilidade e ao fortalecimento das ações de educação ambiental no município. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório A3 do campus da Instituição.

O evento reunirá instituições públicas, universidades, escolas, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral em um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de ações voltadas ao meio ambiente. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

A programação da abertura do “Junho Verde” contará com três painéis voltados à reflexão sobre temas ambientais contemporâneos. “Mais do que um ciclo de palestras, o evento busca fortalecer redes de cooperação, ampliar a sensibilização ambiental e estimular o compromisso coletivo com a preservação dos recursos naturais, a educação ambiental e a promoção da qualidade de vida da população”, assinala a coordenadora pedagógica da disciplina de Geografia na Secretaria Municipal da Educação (Smed), Jaqueline Cristine Previatti Mioranza, que integra o grupo de gestoras municipais de educação ambiental (GMEA) do programa Linha Ecológica, da Itaipu Binacional, ao lado da coordenadora de Ciências da Smed, Sandra Kopeginski, e da bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lilian Cardoso Borges.

Palestras

A primeira palestra será “A importância da medicina veterinária na preservação do meio ambiente”, ministrada pela médica veterinária Juliane Sipp, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora na área de saúde animal sustentável, com atuação em clínica, anestesia e terapia intensiva de animais selvagens e não convencionais.

A cerimônia oficial de abertura do “Junho Verde” está marcada para às 15h30. Na sequência, às 16h, as coordenadoras do projeto “Rio Com Vida”, a bióloga Lilian Cardoso Borges e a tecnóloga em saneamento Ana Paula Soares Berté, apresentarão as ações desenvolvidas pela iniciativa socioambiental.

Encerrando a programação do evento, às 17h, a bióloga Yara de Melo Borges ministrará a palestra “Como ser uma conservacionista em um planeta em transformação?”. Referência nacional na conservação da onça-pintada e da biodiversidade da Mata Atlântica, Yara recebeu, em 2025, o Whitley Award, conhecido internacionalmente como “Oscar Verde”.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.