Na manhã da última quarta-feira, 27, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Cascavel abriu suas portas para uma comitiva internacional. Alunos do curso de Agronomia da Facultad de Ciencias de la Producción, pertencente à Universidad Nacional de Caaguazú (UNCA), no Paraguai, visitaram o campus para conhecer de perto a infraestrutura de pesquisa e os programas de pós-graduação da instituição brasileira.
A ação é vista como estratégica para fortalecer a internacionalização da Unioeste, atraindo talentos da América Latina para os programas de pós-graduação. O professor Samuel Nelson Melegari de Souza detalhou como a visita foi estruturada e qual o principal objetivo dessa aproximação.
"Eles vieram da Universidad Nacional de Caaguazú sob a supervisão do professor Carlos. Nós apresentamos os programas de pós-graduação em Engenharia de Energia na Agricultura e em Engenharia Agrícola. Os coordenadores fizeram uma apresentação e a professora Mônica, diretora do CCET, também conversou com eles. Em seguida, os alunos visitaram os laboratórios mais importantes dos programas, especialmente aqueles voltados para as áreas de solos, ambiental e biocombustíveis, que são os nossos setores com pesquisas mais consolidadas", explicou o coordenador.
O professor destacou o impacto prático que o encontro pode gerar no futuro acadêmico dos visitantes. Segundo Samuel a visita foi fundamental porque esses 27 alunos têm a pretensão de se formar em Agronomia e, futuramente, alguns deles podem ter interesse em vir para o Brasil fazer o mestrado em nossos programas de pós-graduação.
“Esse tipo de intercâmbio é importante para mostrarmos nossas pesquisas, laboratórios e equipamentos, estimulando estudantes de outros países a buscarem sua pós-graduação aqui. Trata-se de uma forma de internacionalização com foco em alunos que estão próximos, aqui na região da Tríplice Fronteira. Hoje recebemos o Paraguai e, futuramente, quem sabe possamos receber também alunos da Argentina. Por isso a importância desse tipo de visita", concluiu Samuel.
O grupo de acadêmicos foi supervisionado pelo professor Carlos Javier Villalba e recebido por lideranças acadêmicas da Unioeste: a professora Mônica Sarolli S. de M. Costa, diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET); o professor Divair Christ, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI); e o professor Samuel Nelson Melegari de Souza, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA).
Após as apresentações institucionais, os acadêmicos visitaram os Laboratórios de Engenharia Agrícola, que dão suporte tanto à graduação quanto às pesquisas de ponta do mestrado e doutorado.