O subprojeto de Letras Inglês/Português do PIBID, desenvolvido no campus de Marechal Cândido Rondon, tem como objetivo aproximar os licenciandos da prática docente por meio da vivência escolar, fortalecendo a relação entre teoria e prática e preparando-os para atuar de forma crítica e inovadora na Educação Básica. A proposta evidencia a importância do vínculo entre escola e universidade como espaço de troca e formação conjunta.
As atividades contemplam uma preparação teórica inicial, com grupos de estudo regulares voltados à reflexão sobre a formação do professor-pesquisador, multiletramentos, ensino de línguas na perspectiva da BNCC, interdisciplinaridade e uso de tecnologias educacionais. Em paralelo, os bolsistas desenvolvem pesquisas registradas em diários de campo, analisando de forma crítica as práticas pedagógicas observadas, tanto dos supervisores quanto de suas próprias intervenções. A docência na escola ocorre de forma progressiva, com observação, coparticipação e ensaios de regência em aulas de Língua Portuguesa e/ou Inglesa, sempre acompanhados pelos supervisores. Além disso, as ações avaliativas e analíticas permitem ajustar continuamente as práticas, garantindo o desenvolvimento das competências docentes.
A avaliação considera frequência, registros em diário de campo, participação em seminários e entrega de relatórios, assegurando acompanhamento constante. Assim, o subprojeto contribui para a formação de professores de línguas críticos, reflexivos e preparados para os desafios contemporâneos da sala de aula.
COORDENADORES
Campus Marechal Cândido Rondon: Mirian Schroder
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Marechal Cândido Rondon:
Col. Est. Eron Domingues
Col. Est. Frentino Sackser
Col. Est. Paulo Freire