O subprojeto de Letras Inglês do PIBID, desenvolvido no campus de Cascavel, busca inserir os acadêmicos no cotidiano escolar, aproximando teoria e prática e fortalecendo a formação inicial docente. A proposta visa ampliar a compreensão sobre o ensino da língua inglesa, especialmente na perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF), promovendo experiências pedagógicas que valorizam a diversidade cultural e linguística.
As atividades incluem a análise da realidade escolar, participação em reuniões pedagógicas, estudo do Projeto Político-Pedagógico e contato com a gestão escolar. Os bolsistas observam aulas, analisam materiais didáticos e, sob orientação de supervisores, realizam atividades de coparticipação e docência, além de propor oficinas e workshops de leitura, escrita, oralidade e compreensão auditiva. O projeto também integra ações de formação teórica e grupos de estudo na universidade, articulando ensino, pesquisa e prática. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é um eixo central, contemplando desde a análise de plataformas digitais — como o Inglês Paraná — até a proposição de estratégias pedagógicas inovadoras que envolvam laboratórios de informática e metodologias ativas.
A avaliação é processual e colaborativa, com encontros periódicos entre bolsistas, supervisores e coordenadores, além da produção de relatórios, artigos e apresentações em eventos. Dessa forma, o subprojeto contribui para formar professores críticos, reflexivos e preparados para os desafios do ensino de Inglês na Educação Básica.
COORDENADORES:
Campus Cascavel: Larissa Schmitt
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Cascavel:
Col. Est. Jardim Santa Cruz
Col. Est. Carmelo Perrone
Col. Est. Brasmadeira