O subprojeto que integra os cursos de Pedagogia e Letras-Libras tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores por meio da articulação entre universidade e escola, com foco na interdisciplinaridade, inovação pedagógica e uso de tecnologias educacionais. A proposta busca aproximar licenciandos, supervisores e docentes da educação básica e superior, fortalecendo a construção da identidade docente a partir da vivência escolar e da reflexão crítica sobre a prática.
As atividades incluem a imersão dos bolsistas no cotidiano escolar, com observação, participação em reuniões pedagógicas, estudo dos Projetos Político-Pedagógicos e realização de intervenções em diferentes espaços formativos, como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, museus e ambientes culturais. Também são desenvolvidos projetos de ensino de curta duração, oficinas interdisciplinares, minicursos sobre cultura digital e metodologias inovadoras, além da produção de materiais didáticos impressos e digitais adaptados às necessidades dos alunos. A proposta ainda prevê a imersão de professores da educação básica na universidade, ampliando o diálogo entre teoria e prática.
O subprojeto dá especial atenção à transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, etapa crítica destacada pela BNCC, além do trabalho em salas de recursos. As ações contemplam oficinas, regências, pesquisas colaborativas, produções acadêmicas e participação em eventos. Dessa forma, busca-se contribuir para a permanência nos cursos de licenciatura, reduzir a evasão, e formar profissionais críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios da docência na contemporaneidade.
COORDENADORES:
Campus Cascavel: Vilmar Malacarne
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Cascavel:
Esc. Mun. Romilda L. Wiebbeling
Col. Est. Eleodoro E Pereira
Esc. Mun. Maria dos Prazeres N da Silva