Sobre os Projetos de Intervenção da Turma 9 (2024-2026)

Título: Boas práticas na gestão da manutenção predial
Pitch: O protocolo de manutenção do sistema de gás GLP visa garantir a operação segura e eficiente, prevenindo falhas e acidentes. Envolve inspeções periódicas, manutenção preventiva e corretiva, testes de estanqueidade e verificação de componentes como reguladores de pressão e cilindros. As atividades devem ser realizadas por técnicos certificados, seguindo normas técnicas e um cronograma planejado para cada instalação. O objetivo é assegurar a segurança dos ocupantes e a eficiência do sistema.
Mestrando: Joásio de Aquino
Título: Compras sustentáveis na unila: adequação à nova lei de licitação
Pitch: Este projeto visa integrar práticas de compras sustentáveis na UNILA, alinhadas à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). A Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT) foi escolhida como foco do projeto devido à sua centralidade nos processos de aquisição de materiais e equipamentos para os laboratórios da universidade. A iniciativa envolverá uma análise detalhada dos processos de compras da SACT, com o objetivo de desenvolver um manual de boas práticas que assegure a conformidade com a legislação e promova um uso mais responsável e sustentável dos recursos institucionais. Espera-se que este manual sirva como um modelo replicável em outros setores da UNILA, fortalecendo o compromisso da universidade com a sustentabilidade ambiental e a eficiência na gestão pública.
Mestranda: Karla Ghellere Rodriguez
Título: Calendário de compras: uma proposta para a otimização dos processos de aquisições e contratações em uma universidade federal
Pitch: A proposta de intervenção busca transformar a gestão de compras na universidade com um calendário piloto que otimiza o planejamento, prioriza solicitações e reduz desperdícios, alinhando-se à nova Lei de Licitações e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com impacto direto na eficiência e transparência, a iniciativa pretende consolidar aquisições e melhorar a negociação com fornecedores, contribuindo para uma gestão pública mais eficaz e confiável.
Mestranda: Laís Carolini Krudycz
Título: Avaliação de Conteúdos Educacionais de Geografia em Plataformas de Realidade Virtual
Pitch: Imagine seus alunos explorando paisagens, climas, relevos, visitando outras nações para entender as atividades econômicas, urbanização e organização política, conectando todas estas práticas à teoria, de maneira envolvente. Esta proposta visa elaborar um Guia Prático Educacional, que irá identificar e classificar plataformas de Realidade Virtual, gratuitas e/ou de baixo custo para o ensino de Geografia, transformando o aprendizado em uma experiência imersiva e interativa. Esta abordagem promove a solidificação da Educação 5.0, que integra tecnologias digitais, para que o ensino vá além da sistematização de conteúdos, ao propor o desenvolvimento de competências críticas, pelo acesso a tecnologias. Este guia educacional propõe sugestões de plataformas educacionais de Realidade Virtual, acessível para que qualquer escola, independentemente de recursos financeiros, seja capaz de ofereça uma educação envolvente e contextualizada. Esta iniciativa espera contribuir para uma educação de qualidade ao fortalecer as competências dos educadores, ao integrar práticas inovadoras ao currículo, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da ONU, como também aos Indicadores de Desempenho Capes/Sucupira, ao integrar tecnologia e educação para propiciar uma educação comprometida com o aprimoramento e fortalecimento do patrimônio intelectual. Junte-se a nós e transforme o futuro da Educação com a Realidade Virtual!.
Mestranda: Lúcia Renata S. Butzen
Título: Aderência das práticas de gestão ambiental, social e governança (ESG): Um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Foz do Iguaçu
Pitch: A proposta de intervenção "Aderência das Práticas de Gestão Ambiental, Social e Governança (ESG): Um Estudo no Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu" busca avaliar como o campus está incorporando as práticas ESG em suas atividades diárias. Em um contexto em que a sustentabilidade e a responsabilidade social são prioridades, é essencial que instituições de ensino adotem políticas que promovam uma governança transparente e eficiente. Este projeto visa identificar as práticas existentes e apontar melhorias que fortaleçam o alinhamento do campus com os princípios ESG. Utilizando uma abordagem qualitativa, com entrevistas e análise de documentos institucionais, o estudo mapeará as práticas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa em vigor. A análise dos dados permitirá a proposição de indicadores e variáveis que ajudarão na medição da aderência dessas práticas. O impacto esperado abrange não só a melhoria na gestão institucional, mas também a promoção de uma cultura que valoriza a ética, a transparência e a responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade. Ao final, esta intervenção ajudará o campus a aprimorar suas práticas de gestão e responsabilidade, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto social positivo. A proposta busca não apenas melhorar a atuação do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, mas também inspirar outras instituições a adotar práticas que valorizem a ética, a transparência e o cuidado com o meio ambiente e a sociedade.
Mestrando: Luiz Fernando França
Acessos: 103
Contato
Contato:
(45) 3576-8279 (somente WhatsApp) |
E-mail:
|