O trabalho de Silvana aborda o uso da realidade aumentada (RA) como ferramenta pedagógica no contexto da Educação 4.0, buscando promover o desenvolvimento de competências digitais em docentes do ensino fundamental. A pesquisa, de caráter aplicado, exploratório e descritivo, foi realizada em uma escola municipal de Foz do Iguaçu, onde os resultados apontaram uma percepção positiva sobre o uso da RA, embora a falta de dispositivos móveis tenha sido um dos principais desafios identificados.
Essa seleção demonstra a relevância do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) na condução de pesquisas inovadoras que aliam tecnologia e educação para o desenvolvimento sustentável. O concurso de Teses e Dissertações do SVR 2024 oferece uma oportunidade ímpar para disseminar o impacto dessa pesquisa e abrir novas possibilidades de colaboração acadêmica.
O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2024) é o principal evento acadêmico do Brasil dedicado à exploração de pesquisas e desenvolvimentos de ponta no campo da realidade estendida (XR). Organizado anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SVR reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria para discutir inovações em Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e áreas relacionadas.