Professor Claudio Alexandre de Souza promove Painel de Egressas(os) na disciplina de Capacidade Criativa

Painel de Egressas(os) da Disciplina de Capacidade Criativa com o professor Claudio Alexandre de Souza, foi realizado na noite desta quarta-feira durante a disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS, onde os egressos falaram sobre a intervenção que fizeram quando realizaram a disciplina, compartilhando de forma animada e descontraída as suas experiências com os atuais alunos da disciplina, neste ano de 2025.
Participaram como painelistas os atuais alunos: Thiago Vinicius Neres, Liliane de Alcântara Bordignon Michuel, Lúcia Renata da Silva Butzen e as egressas, hoje mestras: Alessandra Back de Rezende Marsaro, Thamella Hellen Estefanuto Orsiolli, Luciane Fatima Alves e Simone Zamin.
As painelistas Liliane de Alcântara Bordignon Michuel, Luciane Fatima Alves e Simone Zamin são egressas da 1 turma desta disciplina que foi ministrada em 2022, quando esta disciplina foi realizada pela primeira vez e no formato on-line, e hoje voltam para conversar nesta disciplina no formato presencial.
O professor Claudio Alexandre de Sousa ou CAS, como é conhecido, fica muito agradecido por todos eles terem se colocado de disposição desde o primeiro contato para estarem juntos nesta noite e compartilhar com carinho e cuidado de suas jornadas de aprendizado sobre Criatividade realizado na prática e na teoria sobre quando foram alunos desta disciplina.
A aluna Lúcia Renata da Silva Butzen, professora há vários anos, com uma pesquisa de mestrado com os seus respectivos alunos, quando aplicou este estudo, enfrentou o desafio de adequar as técnicas de criatividades para o seu público que eram os seus respectivos alunos “...onde foram aplicadas sete técnicas para o desbloqueio da criatividade através de um material compilado com dinâmicas e anedotas, que foram aplicadas nos alunos da Escola Municipal Gabriela Mistral – Ensino Fundamental I, situada no município de Foz do Iguaçu, cujo objetivo principal foi analisar se as crianças se achavam criativas e se sabiam sobre a existência dos bloqueios mentais da criatividade.... conclui-se que as crianças do ensino fundamental I, são altamente criativas, utilizam-se da criatividade para resolução de situações problemas, na criação de objetos para brincar e explorar seu faz de conta.”
Segue o link do artigo científico resultado da intervenção na disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS, das egressas Luciane Fatima Alves e Simone Zamin, aplicadas na relação de criatividade e Inovação em uma empresa da área de agroindústria. “... o estudo demonstrou a importância do papel da gestão e dos colaboradores, nos processos criativos e inovadores das organizações, uma vez que as técnicas não são capazes de gerar tais benefícios sem o comprometimento e esforço de todos os envolvidos.” https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/630
A egressa Alessandro Back de Rezende Marsaro, escreveu, em parceria com os seus orientadores internos e externos ao PPGTGS, um artigo científico que refletiu a relação do processo de ideação e os servidores públicos de uma prefeitura de uma pequena cidade do Brasil. “Contudo, percebeu-se que exercício rotineiro não impossibilita na idealização dos servidores, cabendo, portanto, identificar sua efetividade com os conhecimentos e condicionalidades estabelecidos por quem se encarrega da habitualidade das atividades praticadas.” https://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/40498
Segue o link do artigo científico resultado da intervenção na disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS, da bolsista CNPq Liliane de Alcântara Bordignon Michuel, que optou por seguir com sua pesquisa em nível de mestrado com a temática de Criatividade sob orientação do professor Claudio Alexandre de Souza, buscando compreender mais sobre os bloqueios mentais aplicados a criatividade. https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1241
Segue o link do artigo científico resultado da intervenção na disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS, do orientando Thiago Vinícius Neres Feitosa com o seu orientador. Este artigo reflete a aplicação de uma técnica de criatividade para resolução de um problema real. Uma equipe de uma empresa do ramo de hotelaria do tipo resort aplicou de forma exitosa frente ao desafio contemporâneo enfrentada pelo setor. https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/4326
Segue o link do artigo científico resultado da intervenção na disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS, do também orientando Kenji Takao com o seu orientador, cabe ressaltar que o orientador é professor da disciplina de Capacidade Criativa. Este artigo, coincidentemente, também reflete a aplicação de uma técnica de criatividade para resolução de uma problema real e também em uma equipe de uma empresa do ramo de hotelaria do tipo resort da cidade de Foz do Iguaçu, neste caso uma técnica foi aplicada para a equipe de chefia, com a perspectiva de que as lideranças buscassem refletir sobre questões que contribuíssem com o seu bem-estar nas respectivas relações sociais dentro do ambiente profissional: https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/4235
Segue mais um link de um artigo cientifico resultado da intervenção na disciplina de Capacidade Criativa do PPGTGS. Este artigo é resultado de pesquisas da egressa Thamella Hellen Estefanuto Orsiolli, servidora da UNILA, local de realização da pesquisa base para este artigo científico. O artigo teve por objetivo analisar se as técnicas de criatividade contribuíram com a busca de proposições de soluções para o problema da Qualidade de Vida no Trabalho. A hoje Mestra, também foi orientada pelo professor de Capacidade Criativa: https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/3599


Acessos: 63
Contato
Contato:
(45) 3576-8279 (somente WhatsApp) |
E-mail:
|