Extensão
Formação Continuada de Professores de Matemática em Modelagem Matemática na Educação Matemática
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Equipe: Tiago Emanuel Klüber (Coordenador); Carla Melli Tambarussi (Subcoordenadora); Clodis Boscarioli (Coordenador temporário); Elhane de Fatima Fritsch Cararo (Professora formadora); Gabriele de Sousa Lins Mutti (Professor formadora); Silvio Rogerio Martins (Professor formador).
Período de execução: Desde outubro de 2015.
Público-alvo: Professores de Matemática e Professores que ensinam Matemática
Carga horária: Permanente (contínua e atrelada ao número de encontros realizados).
Resumo: A Formação Continuada de Professores de Matemática em Modelagem Matemática na Educação Matemática é um Projeto de Extensão que foi aprovado no dia vinte e oito de outubro do ano de dois mil e quinze sob o parecer número 087/2015-CCET vinculado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desde sua criação a formação ocorre em diferentes municípios do estado do Paraná, ocorrendo, no ano de dois mil e vinte três, mais especificamente, em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava. Com efeito, a Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática é um projeto de extensão cujas premissas envolvem, em síntese, a máxima de professor formar professor, em um contexto no qual haja a circulação intercoletiva de ideias voltadas à Modelagem. Destaca-se, nesse respeito, o movimento de formação constituídos de etapas nas quais os professores são incentivados, em um primeiro momento, a considerar seus constructos pessoais e teorias implícitas e, posteriormente[1] a vivenciar situações de sala de aula com a Modelagem junto aos seus pares, de tal modo que se sintam motivados a levá-la para suas salas de aula. O projeto é uma abertura investigativa na qual ao mesmo tempo em que busca contribuir com a formação continuada de professores em Modelagem Matemática, se constitui em um solo fértil para investigações articuladas, dentre outras questões, às práticas pedagógicas, ao movimento de adoção da Modelagem e ao ser professor[2], enquanto pessoa. Para além das investigações supracitadas, o projeto de extensão aqui mencionado favorece o compartilhamento de experiências e a produção de material para professores por meio de um trabalho colaborativo que possibilita, ainda, a reflexão sobre a própria prática, contribuindo, assim, para a formação de docentes; a formação de formadores; a compreensão das potencialidades do Modelo de formação proposto; a produção de pesquisas sobre a temática; o trabalho contínuo entre universidade e Educação Básica. Vale destacar que a Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática ganha vulto em âmbito nacional por ser a formação sobre essa temática que a mais tempo permanece vigente, além de mostrar-se relevante na medida em que se evidenciou junto a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, inspirando por meio de seus princípios, um extenso programa de formação continuada chamado “Formadores em Ação”.
[1] Destaca-se que a ideia de temporalidade presente na asserção não visa transmitir a ideia do cumprimento estanque de etapas previamente estabelecidas, apenas expressa a intenção textual de clarear o movimento delineado pelos professores neste contexto de formação, movimento esse que depende de suas disposições e, não necessariamente, ocorrem do mesmo modo com todos. [2] Ser professor tomado em sentido fenomenológico, isto é, enquanto pessoa, aquele que vivencia e que se constitui como tal ao estar com outros professores no ambiente escolar e em espaços de formação. |
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