A amostragem constitui a primeira etapa de uma avaliação da quantidade de corretivos e fertilizantes que serão aplicados. É uma fase crítica, que deve ser feita com todo o cuidado, pois, quando bem feita, origina uma interpretação adequada.
No caso de deficiência nutricional na lavoura, coletar uma amostra composta de solo na área com sintoma (reboleira) e outra na área sem sintoma.
Divisão das áreas de amostragem de solo para análise conforme as diferenças no terreno e em cada talhão retirar 15 a 20 amostras simples para obter uma amostra composta de 500 g.

Para culturas perenes as amostras devem ser coletadas com intervalo mínimo de 60 dias após a última adubação. Estas análises auxiliam na avaliação dos efeitos das aplicações de adubos e corretivos sobre a acidez, disponibilidade de nutrientes no solo e verificação de eventuais modificações nas doses utilizadas. Deve-se amostrar também o solo na parte central das entrelinhas para análise a cada quatro anos, visando monitorar os efeitos da calagem e da adubação fosfatada.
Área de coleta de amostra de solo em culturas perenes

Profundidade de amostragem

Equipamentos utilizados para amostragem de solo

- AMOSTRA PARA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
INSTRUÇÃO NORMATIVA SPA/MAPA Nº 2, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2021
Estabelece as especificações dos tipos de solos adotados no Zoneamento Agrícola de Risco Climático - ZARC.
Art. 2º Recomendar a observância dos seguintes procedimentos para coleta de amostras destinadas a análise granulométrica, visando à apuração dos tipos de solos adotados pelo Zoneamento Agrícola:
a) as áreas de amostragem devem ser escolhidas de acordo com as variações aparentes de cor, vegetação, textura e topografia do terreno;
b) a quantidade de pontos de coleta em cada área de amostragem deve resultar em amostra representativa dessa área;
c) em cada ponto de coleta a amostra deve ser retirada na camada de 0 a 50 cm de profundidade.
- AMOSTRAGEM TECIDO VEGETAL
Para coleta de amostras tecido foliar observar a separação de talhões homogêneos; época apropriada e posições definida da planta:
Herbáceas: folhas recém-maduras completamente desenvolvidas;
Lenhosas: folhas do terço-médio do broto do ano com posição definidas em relação aos frutos.

Época de amostragem, tipo de folha e número de folhas que devem ser coletadas:

A amostra deve ser enviada no mesmo dia para o laboratório: pode ser acondicionada em sacos de plástico quando mantida e transportada em baixa temperatura.
Caso não for possível enviar a amostra no mesmo dia: lavadas em água corrente e deixadas para uma secagem rápida à sombra. Depois colocar em sacos plásticos e manter em geladeira.