Listamos aqui nossas publicações a partir do ano letivo de 2017. Para fins de
organização e acesso, ordenamos por ano e por tipo, em menus expansíveis. Para
produções anteriores a esse período, consultar o currículo dos membros de
nossa Equipe na Plataforma Lattes, disponível no menu "Equipe".
-
CASAROTTO, V. F.; BOSCARIOLI, C.; BEZERRA, R. C.; CAETANO,
R. S. A engenharia didático-informática no ensino de
matemática: uma revisão sistemática de dissertações e teses
brasileiras. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre
Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p.
e259225, 2025.
-
GONÇALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C.; BEZERRA, R. C. E-books
interativos sobre objetos de aprendizagem de matemática no
Scratch para docentes dos anos iniciais.
ACTIO, Curitiba, v.
10, n. 1, p. 1–20, 2025.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E.
Computational Thinking in Mathematical Modeling Practices
from the Perspective of Meaningful Learning Theory. Revista
Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília,
v. 15, n. 3, p. 1–24, 2025.
-
KLAUS, V. L. C. de A. Ensino superior e deficiência visual:
interações e sociabilidade das práticas na aprendizagem da
matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.],
v. 6, n. 1, p. e202515, 2025.
-
OLIVEIRA, H. D. F. de; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. From
macro to micro: how do Brazilian educational normative
documents guide creativity?. Educação Matemática Debate, v.
9, n. 17, p. 1–16, 2025.
-
SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. A
criatividade docente desvelada no trabalho pedagógico com
tecnologias digitais em uma formação com professoras que
ensinam matemática. PARADIGMA, Maracay, v. 46, n. 1, p.
e2025014, 2025.
-
SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. As
relações entre criatividade e o trabalho com tecnologias
digitais que se desvelam na literatura de educação
matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v.
27, n. 1, p. 059–091, 2025.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. A teoria Ator-Rede e
contribuições investigativas para a Educação Matemática. In:
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos
Qualitativos, SIPEQ. Anais [...] Foz do Iguaçu(PR)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA),
2025.
-
CASAROTTO, V. F.; CESARO, A. de; KAMINSKI, M. R.;
BOSCARIOLI, C. Pensamento computacional por meio da
decodificação de poemas: uma proposta com computação
desplugada. In: ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2025, Cascavel(PR). Anais [...].
Cascavel: Unioeste, 2025.
-
CASAROTTO, V. F.; RIBEIRO, V. M. de L.; BOSCARIOLI, C.;
MERLI, R. F. Design de um jogo do tipo endless runner para o
ensino de geometria espacial: o Hello Ball. In: ENCONTRO
PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2025,
Cascavel(PR). Anais [...]. Cascavel: Unioeste, 2025.
-
GONÇALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C. Da ideação às
contribuições de e-books interativos no ensino de
Matemática: o processo em foco. In: ENCONTRO PARANAENSE DE
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2025, Cascavel(PR).
Anais [...]. Cascavel(PR) Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste), 2025.
-
GONÇALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C. E-books interativos na
pesquisa qualitativa: Possibilidades e reflexões. In: Anais
do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos
Qualitativos, SIPEQ. Anais [...] Foz do Iguaçu(PR)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA),
2025.
-
NAHIRNE, A. P.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais na
modelagem matemática: um olhar sobre a CNMEM no período de
1999 a 2023. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2025, Campo Grande(MS). Anais
[...]. Campo Grande: UFMS, 2025.
-
NAHIRNE, A. P.; KONZEN, S.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre
a construção do conhecimento matemático contextualizado em
uma prática pedagógica com Modelagem Matemática. In:
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2025,
Manaus(AM). Anais [...]. Manaus(AM) Universidade Federal do
Amazonas, 2025.
-
OLIVEIRA, H. D. F. de; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E.
Criatividade em matemática através de problemas abertos. In:
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2025,
Manaus(AM). Anais [...]. Manaus(AM) Universidade Federal do
Amazonas, 2025.
-
SCANSETTI, C. dos S. S.; WERNKE, L. C.; LÜBECK, M.; KLAUS,
V. L. C. de A. Explorando sólidos geométricos por meio da
robótica educacional: um relato de experiência. In: VI
Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam
Matemática, 2025, Barra do Bugres/MT. Anais do VI Encontro
Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática.
On-line: On-line, 2025. p. 2027-2039.
-
SEIBT, M. T.; CARVALHO, A. T. de; NOGUEIRA, C. M. I. A
perspectiva dialógica na Educação Matemática Inclusiva
retratada nos Anais do Eprem nas edições (2014/2019). In:
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos
Qualitativos, SIPEQ. Anais [...] Foz do Iguaçu(PR)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA),
2025.
-
SILVA, O. H. C. da; BELLO, J. R.; ROLIM, R. P.; ANDRADE, S.
V. R. de; KLAUS, V. L. C. de A. Cartilha digital para o
estudo de retas: uma experiência de aprendizagem inclusiva
de estudantes da Matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 1., 2025, Cascavel(PR). Anais
[...]. Curitiba: SBEM-PR, 2025. p. 1-9.
-
SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C.
Implicações da perspectiva distribuída para a Pesquisa
Qualitativa sobre criatividade. In: Anais do Seminário
Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ.
Anais [...] Foz do Iguaçu(PR) Universidade Federal da
Integração Latino-Americana (UNILA), 2025.
-
SOUZA, O. M. de; BOSCARIOLI, C.; PERES, L. M. Programação
Competitiva como estratégia de ensino e aprendizagem de
algoritmos no Técnico em Informática Integrado ao Ensino
Médio: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO
EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33., 2025, Maceió(AL). Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. p.
631-642.
-
SPECK, J. R.; BOSCARIOLI, C. Minecraft na Educação em
Engenharia de Software: um relato interdisciplinar de
aprendizagem baseada em projetos. In: WORKSHOP DE
INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31., 2025. Anais [...]. Porto
Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025.
-
SPECK, J. R.; DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C. Ethics in
Artificial Intelligence in Education: What Do Publications
of the Brazilian Computer Society Reveal? In: SÁNCHEZ, J.
(Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. v. 19.
Santiago de Chile: Universidad de Chile, 2025. p.
316-325.
-
SPECK, J. R.; ANDRADE, S. C. de; BOSCARIOLI, C. Aplicações
da Teoria das Inteligências Múltiplas em Ambientes
Educacionais Digitais: uma revisão sistemática de
literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO (SBIE), 36., 2025. Anais [...]. Porto Alegre:
Sociedade Brasileira de Computação, 2025.
-
VALIM, J. C. M.; GONÇALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C.
Tecnologias digitais na Educação Matemática: um panorama do
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. In: ENCONTRO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2025, Manaus(AM).
Anais [...]. Manaus(AM) Universidade Federal do Amazonas,
2025.
-
WERLE, G. T.; KLAUS, V. L. C. de A. Práticas docentes,
GeoGebra e Inclusão: uma revisão sistemática de trabalhos
nos eventos paranaenses de Educação Matemática. In: ENCONTRO
PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2025,
Cascavel(PR). Anais [...]. Curitiba: SBEM-PR, 2025. p.
1-15.
-
BOSCARIOLI, C.; MACIEL, R. GranDSI-BR: Concepção,
Impactos e Perspectivas. In: GRACIANO NETO, V. V.; SANTOS,
R. P. dos (org.). História e Construção da Área de
Sistemas de Informação no Brasil. Porto Alegre: Sociedade
Brasileira de Computação, p. 312-326, 2025.
-
DA ROSA, M. R.; MOGGI, S.; BOSCARIOLI, C.; DE FREITAS
ZARA, K. R. Environmental, social, and governance
implementation in higher education: a focus on
sustainability management in Brazilian and Italian
universities. In: LEAL FILHO, W.; SALGUEIRINHO OSÓRIO DE
ANDRADE GUERRA, J. B.; SIMA, M.; SALVIA, A. L.;
FRANKENBERGER, F.; DIBBERN, T. (org.). The transformative
power of higher education institutions in accelerating the
implementation of the UN SDGs. Cham: Springer, 2025.
(World Sustainability Series).
-
GRAVE, F.; BOSCARIOLI, C; VERTUAN, R.E. À Beatriz
D'Ambrosio: Entre Retalhos de Insubordinação Criativa e
Lições Freirianas, uma costura possível. In: LOPES C. E.;
GRANDO, R. C. (org.). Cartas para Beatriz Silva D'Amrosio.
São Carlos: Pedro & João Editores, p. 63-69, 2025.
-
CORDEIRO, E. dos S.; BOSCARIOLI, C.; GONÇALVES, A. K.
Avaliação da aprendizagem da temática Números nos Anos
Iniciais: o que nos dizem as teses e dissertações brasileiras.
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 3,
p. 119–140, 2024.
-
DELIBERALLI, M.; GONÇALVES, A. K.; STAUB, J.; BOSCARIOLI, C.
O Pensamento Computacional Desplugado na resolução de
situações-problema de Matemática: Uma vivência experienciada.
Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 3, p. 99–115,
2024.
-
DUARTE, A. A.; GRAVE, F. M.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C.
Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino
interdisciplinar da matemática. Revista de Educação
Matemática, v. 22, 2024.
-
GONÇALVES, G. de S.; KLAUS, V. L. C. de A.; MARTINS, F. J.;
BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional, Matemática e
Literatura em uma Formação Docente: um desafio
interdisciplinar possível. Temas & Matizes, v. 18, n. 32,
p. 29–49, 2024.
-
GRAVE, F. M.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. O uso de cartas
na apresentação de pesquisa científica como possibilidade de
insubordinar-se criativamente. Revista Debates Insubmissos, v.
6, n. 23, p. 32–58, 2024.
-
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Fake News e Pós-Verdade:
considerações sobre um curso de extensão para professores.
Revista EducaOnline, v. 18, n. 1, p. 21–37, 2024.
-
ROSA, M. R. da; BOSCARIOLI, C.; FREITAS ZARA, K. R. de. A
systematic review of the trends and patterns of sustainability
reporting in universities. International Journal of
Sustainability in Higher Education, 27 out. 2024.
-
ROSA, M. R.; MOGGI, S.; BOSCARIOLI, C.; ZARA, K. R.
F. Examining the implementation of UN sustainable development
goals in Brazilian universities", International Journal of
Sustainability in Higher Education, 2024.
-
SILVA, M. R.; NAHIRNE, A. P.; OLIVEIRA, H. D. F. de;
BOSCARIOLI, C. Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e
Pensamento Computacional no Ensino Fundamental . TANGRAM -
Revista De Educação Matemática, 7(3), p. 131–150, 2024.
-
SILVA, P. G. N. da; MENEZES, L. P. G. de; CORDEIRO, E. S.;
BOSCARIOLI, C. Uma prática para o ensino de álgebra na
formação inicial de professores de matemática por meio de um
e-book interativo. Revista Sergipana de Matemática e Educação
Matemática, v. 9, n. 1, p. 25–46, 2024.
-
DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C. Ensinando conceitos
matemáticos a partir do Jogo Bridge Construction Simulator.
In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio
de Janeiro, RJ. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade
Brasileira de Computação, 2024 . p. 80-90.
-
DELIBERALLI, M.; KLÜBER T. E.; BOSCARIOLI C. Metanálise de
trabalhos sobre identidade profissional de professores que
ensinam matemática no EPREM (2014-2022). In: ENCONTRO
PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...]
Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
-
DUARTE, A. A.; GRAVE, F. A.; BOSCARIOLI C.; VERTUAN, R. E.
Leitura de mundo: um olhar na perspectiva freiriana para
práticas matemáticas com estudantes de um 5º ano do ensino
fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
(EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM –
PR), 2024.
-
GLEDEN, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI C. A
construção de atividades de Ensino de Matemática com
tecnologias digitais em um movimento formativo com professoras
na perspectiva da criatividade. In: ENCONTRO PARANAENSE DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal
de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática,
Paraná (SBEM – PR), 2024.
-
GONÇALVES, A. K.; OLIVEIRA, J. da S. de; CORDEIRO, E. dos S.;
BOSCARIOLI C. Explorando os Objetos de Aprendizagem Scratch em
atividades matemáticas: uma experiência nos Anos Iniciais. In:
ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais
[...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
-
GRAVE, F. M.; SILVA, P. G. N. da; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R.
E. Desvelando aspectos da criatividade presentes no movimento
da insubordinação criativa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUM
MUNDO PÓS-PANDÊMICO, 2024, Campina Grande. Anais [...] Campina
Grande: UEPB, 2024. p. 1–12.
-
GRAVE, F. M.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. A relevância das
experiências e identidades docentes para o movimento da
Insubordinação Criativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE
MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE - CIMFOR, 5. Anais [...]
Universidade Federal da Fronteira Sul, 2024.
-
KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. O Pensamento
Computacional e a Modelagem Matemática na perspectiva da
Aprendizagem Significativa: Um Resumo Estendido. In:
CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO -
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4.,
2024, Evento Online. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade
Brasileira de Computação, 2024 . p. 45-46.
-
OLIVEIRA, H. D. F. de; BOSCARIOLI, C. Formação a distância em
Criatividade em Matemática com professores da Educação Básica.
In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. Anais
[...] Florianópolis, 2024.
-
OLIVEIRA, J. da S. de; BOSCARIOLI, C. Um olhar para as
primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e
Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas. In:
WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2024.
Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI). SBC,
2024. p. 66–75.
-
SANTANA, R. M. S.; RIZZI, C. B.; BOSCARIOLI, C. Avaliação de
Software Educacional para o Ensino e Aprendizagem de Conceitos
Introdutórios de Programação: Uma Revisão Sistemática da
Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de
Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre:
Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2339-2352.
-
WERLE, G. T.; BORGES, C. R. dos S.; KLAUS, V. L. C. de A.
Ensino, Tecnologias digitais e inclusão: uma análise dos
trabalhos do Encontro Paranaense de Educação Matemática. In:
ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais
[...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de
Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
-
WERLE, G. T.; INDRELI, A.; KLAUS, V. L. C. de A. Um
levantamento dos Anais do Eprem sobre a Matemática na Educação
infantil em uma perspectiva inclusiva. In: ENCONTRO PARANAENSE
DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba:
Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação
Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
-
CORDEIRO, E. dos S.; DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C.;
KLÜBER, T. E.; PONCIANO, P. C. Modelos, concepções e perfil
docente de formação em tecnologias digitais para professores
que ensinam matemática: uma revisão sistemática da
literatura. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e
Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 27–52, 2023.
-
DA SILVA, D. C.; CANTÚ , J. G.; DA SILVA, H. C. ;
BOSCARIOLI, C. Utilização de e-book interativo em aulas de
Matemática em um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado
ao Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, v. 28, n.
78, p. 33-44, 31 mar. 2023.
-
DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Um olhar
para as normas sobre computação na educação básica e suas
implicações para a formação de professores. Revista Espaço
do Currículo, v. 16, n. 3, p. 1–16, 2023.
-
GONÇALVES, A. K.; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C.
Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21
vasos de Malba Tahan. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11,
2023.
-
GRAVE, F. M.; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. A
dialogicidade que impulsiona as caminhadas
investigativas de um grupo de pesquisa. Revista
Humanidades & Inovação, v. 10, n. 15, p. 106–115,
2023.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas pedagógicas
com robótica educacional nos anos iniciais. ETD -
Educação Temática Digital, v. 25, n. 00, p. e023031,
2023.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Na
ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa:
entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente.
REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023010, 2023.
-
NAHIRNE, A. P.; BOSCARIOLI, C. A Educação do/no Campo
na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do novo
Ensino Médio: desafios para o ensino de Matemática.
Revista Eletrônica de Educação Matemática, p. 1–23,
2023.
-
PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Reflexões Sobre a Sala
de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de
Engenharia. Jornal Internacional de Estudos em Educação
Matemática, v. 16, n. 1, p. 94-103, 22 jun. 2023.
-
SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C.; BELFORD POWELL, A.
Planning of manipulative materials in the context of
lesson study in continuous teacher training for
inclusive mathematical literacy. Revista Paranaense de
Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 168–187, 2023.
-
KAMINSKI, M. R.; GONÇALVES, A. K.; DELIBERALLI, M.;
BOSCARIOLI, C. Possibilidades para a inserção da gamificação
em aulas de matemática. In: III ENCONTRO PARANAENSE
DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais
[…] Apucarana: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
do Paraná (SBEM-PR), 2023.
-
NAHIRNE, A, P.; OLIVEIRA, H. D. F. de.; BOSCARIOLI, C.
Reflexões de professores que ensinam matemática no NRE de
Laranjeiras sobre o grupo de estudos formadores em ação
2021. In: XVI CONGRESSO NACIONAL (XVI EDUCERE).
Anais […] Curitiba.
Escola de Educação e Humanidades PUCPR, 2023. p.
4451–4460.
-
OLIVEIRA, H. D. F.; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Problemas
abertos em Matemática: identificação, elaboração e avaliação.
In: II SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA (II SiRPEM). Anais [...] do II SiRPEM. Maringá, p.
1-19, Paraná, 2023. [Anais ainda não foram disponibilizados]
-
PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Sala de aula invertida com
tecnologias digitais no ensino de cálculo diferencial e
integral. In: III ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA
NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais […] Apucarana:
Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná
(SBEM-PR), 2023.
-
BOSCARIOLI, C. Educação com tecnologias digitais na
educação básica: reflexões, anseios e distâncias pela
formação docente. Revista de Educação Pública, v. 31, n.
jan/dez, p. 1-12, 2022.
-
DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. A Matemática
e os sentidos manifestados nas competências específicas e
habilidades do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio
no Paraná. em teia - Revista de Educação Matemática e
Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 235-260,
2022.
-
FANTIN, K.; SILVA, S. de A.; BOSCARIOLI, C.; DANI, J. G.;
NOTARI, D. Avaliação de software educacional na educação
básica: uma abordagem qualitativa com o framework DECIDE.
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 4,
2022.
-
KLAUS, V. C. de A.; SATO, G. Y.; BOSCARIOLI, C. E-book
Interativo como objeto de ensino e aprendizagem de adição e
subtração de frações para o ensino fundamental. Revista
Prática Docente, v. 7, n. 2, p. e22037, 2022.
-
LIMA, R. F.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. Práticas
pedagógicas mediadas por tecnologias digitais na Educação
Matemática Inclusiva: um estudo exploratório. Educação
Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 24, n. 1, p.
611–664, 2022.
-
PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Metodologias ativas e o
ensino de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de
engenharia – uma revisão da literatura. Revista de Ensino de
Engenharia, v. 41, p. 140–153, 2022.
-
PINHEIRO, G. D.; PEREIRA, E.; BOSCARIOLI, C.; FELIPE, L. S.
G. E-book como objeto de aprendizagem de funções lineares
utilizando Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais.
Informática na educação: Teoria & Prática, Porto Alegre,
v. 25, n. 2, 2022.
-
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Literacia digital:
possibilidades em contextos formativos de
professores. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília,
v. 18, n. 39,p. 1-23, jan./jun., 2022.
-
SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Concepções
de professores da educação infantil e anos iniciais em
relação ao ensino inclusivo de matemática. Revista
Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 361–383,
2022.
-
SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C.
Discutindo possíveis relações entre tecnologias digitais,
criatividade e formação de professores a partir de
publicações do VII SIPEM. Boletim GEPEM, n. 80, p. 6–24,
2022.
-
SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Um olhar
para a pesquisa sobre criatividade em periódicos nacionais
voltados à educação matemática. Alexandria: Revista de
Educação em Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 83–109,
2022.
-
TAGLIETTI, M.; ZILLY, A.; BOSCARIOLI, C. Uso da simulação
realística de alta fidelidade no ensino em fisioterapia: um
ensaio clínico randomizado. Educitec - Revista de Estudos e
Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n.
jan./dez., p. e174022, 2022.
-
BOSCARIOLI, C.; RODRIGUES, L. A.; SILVA, I. F. da;
LAGO, S. M. S.; MENEGHATTI, M. R.; ARAÚJO, M. da P.;
CAUS, G. D. Curricularização da Extensão no Ensino de
Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade
e Vivência Estudantil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM
COMPUTAÇÃO (WEI), 30., 2022, Niterói. Anais
eletrônicos [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira
de Computação, 2022. p. 145-156.
-
-
CORDEIRO, E. S.; BOSCARIOLI, C. Recuperação de literaturas:
uma proposta de processo baseado nas funcionalidades de
bancos de dados bibliográficos online. In: III CONGRESSO
BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2022,
Diamantina. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar
em Ciência e Tecnologia. Diamantina: Even3, 2022.
-
CORDEIRO, E. dos S.; PAIXÃO, F. de C.; LIMA, R. F.
Percepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem de
matemática para alunos com deficiência intelectual: um
mapeamento de publicações nacionais. In: XIV ENCONTRO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do
Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even3,
2022.
-
DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pesquisas
sobre formação continuada de professores que ensinam
matemática no novo ensino médio: uma meta-análise. In: XIV
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília.
Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília:
Even3, 2022.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. Um olhar para a formação
e prática docente acerca da criação e uso de objetos de
aprendizagem em processos de ensino de matemática. In: XXX
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO – SemiEdu, (Trans)Ver a vida pelas
lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e
artística, 2022, Cuiabá-MT. Anais [...] Cuiabá-MT: UFMT, 2022.
p. 1-15. [Anais ainda não foram disponibilizados]
-
KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Produção
de objetos de aprendizagem para o ensino da Matemática com
Scratch em uma formação de professores bilíngues de
surdos. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de
Educação Matemática. Brasília: Even3, 2022.
-
NAHIRNE, A. P.; DELIBERALLI, M.; MOREIRA, E. C. S.; FEIO,
R. L. Tecnologias digitais de informação e comunicação na
educação matemática de estudantes apoiados pela educação
especial. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação
Matemática. Brasília: Even3, 2022.
-
SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C. Elaboração de recursos didáticos
concretos para a Alfabetização Matemática Inclusiva. In XXI
Seminário de Extensão da Unioeste. Anais [...] Francisco
Beltrão – PR, 2022. [Anais ainda não foram disponibilizados]
-
SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C. Uma formação de professores
sobre elaboração de materiais manipulativos com vistas à
alfabetização matemática inclusiva. In: 40º SEMINÁRIO DE
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. Anais [...] Chapecó –
SC, 2022.
-
SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Formação de
professores da Educação Infantil: um planejamento colaborativo
para a construção do conceito de número. In: IX Congresso
Ibero-Americano de Educação Matemática. Anais [...] São Paulo
– SP, 2022. [Anais ainda não foram disponibilizados]
-
BOSCARIOLI, C. Reflexões de uma trajetória de ensino,
pesquisa e extensão em tecnologias na educação. In:
Tecnologias digitais na formação docente e no ensino de
línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p.
177–220.
-
HIGASHI, D. C. P.; CARDOSO, G. L.; GANJA, J. C. J.;
BOSCARIOLI, C.; SILVA, R. M. M.; SILVA-SOBRINHO, R. A.;
ZILLY, A. Gamificação como método de prevenção do bullying
no ambiente escolar. In: Scheila de Avila e Silva; Fernanda
Pessi de Abreu (Org.). Biotecnologia na escola: propostas
pedagógicas para educação básica. Caxias do Sul, RS: Educs.
2022, p. 356-366.
-
PRADO, O. C.; OLIVERIA, M. A.; FRITOLI, S. T. L.; SILVA,
R. M. M.; BOSCARIOLI, C.; SILVA-SOBRINHO, R. A.; ZILLY,
A. Aplicação de tecnologias digitais sobre o sono da
aprendizagem de crianças. In: Scheila de Avila e Silva;
Fernanda Pessi de Abreu (Org.). Biotecnologia na escola:
propostas pedagógicas para educação básica. Caxias do Sul,
RS: Educs. 2022, p. 83-97.
-
BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e
sua complexidade de conceituação: Uma revisão
sistemática. Educação em Revista, v. 37, p. 1-26, 2021.
-
BENASSI, C. B. P.; MIGUEL, KASSIANA DA S.; BOSCARIOLI, C.;
KLÜBER, T. E. Reflexões acerca de seminários permanentes
como um projeto de extensão universitária na
pós-graduação. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n.
2, 29 dez. 2021.
-
CAMARGO, J. L. C.; BOSCARIOLI, C. Reflections on the
process of creating and evaluating an introductory online
course on hermeneutic translation. Belas Infiéis, v. 10, n.
2, p. 01-23, 2021.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Moodle para estudo
extraclasse no Ensino Fundamental I: Avaliações do uso e
aplicações de Design Instrucional. Revista EducaOnline, v.
15, n. 3, set/dez. 2021.
-
KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento
computacional na educação básica: Reflexões a partir do
histórico da informática na educação brasileira. Revista
Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 604-633,
jun. 2021.
-
KLAUS, V.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. De um caminhar na
perspectiva inclusiva a um coletivo de atores em uma
formação continuada em tecnologias no ensino de Matemática:
reflexões da trajetória. Revista de Ensino de Ciências e
Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2021.
-
LIMA, R. F.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. Pesquisa em
tecnologias digitais e recursos didáticos manipuláveis em
Educação Matemática Inclusiva nos Anais do I ENEMI. Educação
Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-23, 19 ago. 2021.
-
LOPES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Business intelligence and
analytics to support management in construction: a
systematic literature review. Revista Brasileira de
Computação Aplicada, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2021.
-
MORÁS, N. A. B.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. A
transposição didática interna do objeto matemático medidas
de tempo por meio de materiais manipuláveis no ensino de
surdos na EJA. Pesquisa e Ensino, v. 2, n. 2, p. 1-21,
2021.
-
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Estilos de aprendizagem na
educação a distância: Reflexões sobre relações e
possibilidades. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 54, p.
220–230, 2021.
-
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C.; CAPPELLI, C. Literacia
digital: conceituação e frameworks no contexto de formação
de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e
Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 1-20, 2021.
-
SANTOS, C. L.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias Digitais no
Enriquecimento Extracurricular de Alunos com Altas
Habilidades/Superdotação. Revista Internacional Educon, v.
2, n. 1, p. 1-18, 2021. [English version]
-
SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.;
FARIAS DE MELLO, E. C.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de
isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os
processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v.
14, n. 25, p. 35–69, 2021.
-
SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Reflexões
sobre os desafios do ensino híbrido no(a) (pós-)pandemia na
educação básica pública. Revista de Educação, Linguagem e
Literatura, v. 13, p. 1–18, 2021.
-
TAGLIETTI, M.; ZILLY, A.; BOSCARIOLI, C. Diagnósticos e
percepções de uma formação docente sobre simulação
realística de alta fidelidade na área da saúde. Revista de
Ciências Médicas e Biológicas, v. 20, n. 2, p. 314–320,
2021.
-
BEDIN, M.; BOSCARIOLI, C. Multiletramentos digitais:
Contribuições a partir de uma experiência de formação de
professores. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS PROSPECÇÕES PARA O ENSINO ON-LINE E
OFF-LINE. Anais eletrônicos [...] Frederico Westphalen, p.
173, 2021. [RESUMO]
-
BOSCARIOLI, C.; BEDIN, M. Formação continuada em
multiletramentos digitais: Uma experiência com professores
da rede municipal de Toledo/PR In: SEMINÁRIO DE
EXTENSÃO DA UNIOESTE, 2021, Marechal Cândido Rondon. Anais
eletrônicos [...] do XX Seminário de Extensão da Unioeste.
Cascavel: Unioeste, 2021. p. 679 - 684. [RESUMO EXPANDIDO]
-
DE SALES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Teaching and Learning of
Interface Design: An Experience Using Project-Based Learning
Approach. in: 16th IBERIAN CONFERENCE ON
INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). Anais
eletrônicos [...] pp. 1-6, 2021.
-
GONÇALVES, A. K. ; BOSCARIOLI, C. Objetos Virtuais de
Aprendizagem de Matemática em Scratch para o Ensino
Fundamental – Anos Iniciais: um agrupamento à luz das
habilidades da BNCC. In: 6º ENCONTRO ANUAL DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (EAICTI), 2020,
Cascavel. Anais eletrônicos [...]. Cascavel (PR): UNIOESTE,
2020. [RESUMO EXPANDIDO]
-
GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.. Scratch e Matemática:
Unindo programação e aritmética. In: EPTEM -
ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
2021, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba (PR):
UTFPR, 2021. [RESUMO EXPANDIDO]
-
GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.; BOSCARIOLI, C.
Identificando relação entre Objetos de Aprendizagem de
Matemática no Scratch e as habilidades da BNCC. In:
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS:
PROSPECÇÕES PARA O ENSINO ON-LINE E OFF-LINE, 2021,
Frederico Westphalen. Anais eletrônicos [...]. Frederico
Westphalen (RS): UNIPAMPA, 2021.
-
GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.; BOSCARIOLI, C. Uma
Seleção de Objetos de Aprendizagem em Scratch para
Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAED),
2021, Catalão. Anais eletrônicos [...]. Catalão (GO): UFCAT,
2021. [RESUMO EXPANDIDO]
-
KAMINSKI, M. R.; PINHEIRO, G. D.; KLAUS, V. L. C. de A.;
SILVA, P. G. N.; BOSCARIOLI, C. Gamificação como estratégia
para ensino e aprendizagem de matemática. In: II
ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
2021, Curitiba-PR. Anais eletrônicos [...] II ENCONTRO
PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Curitiba-PR: IFPR/SBEMPR, 2021. p. 1-9. [COMPLETO]
-
KLAUS, V. L. C. de A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R.
B.; BOSCARIOLI, C. Scratch e a criação de objetos virtuais
de aprendizagem para o ensino de matemática. In: II
ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
2021, Curitiba-PR. Anais eletrônicos [...] II ENCONTRO
PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Curitiba-PR: IFPR/SBEMPR, 2021. p. 1-9.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; GONCALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C.
Scratch e práticas de ensino de matemática: uma formação
para docentes bilíngues de surdos. In: XX SEMINÁRIO
DE EXTENSÃO DA UNIOESTE: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E OS
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2021, Cascavel.
Anais eletrônicos [...] XX Seminário de Extensão da
Unioeste. Cascavel: Unioeste, 2021. p. 1616-1620. [RESUMO EXPANDIDO]
-
MEDEIROS, R.; DOARTE, M.; VITERBO, J.; MACIEL, C.;
BOSCARIOLI, C. Uma Análise Comparativa entre Repositórios de
Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica.
In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO,
32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade
Brasileira de Computação, 2021, p. 213-224.
-
PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre uma forma
de adoção de aprendizagem baseada em problemas no ensino de
cálculo diferencial e integral em cursos de engenharia.
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5.: 2021:
Catalão, GO. Anais. V Congresso Nacional de Educação/ Manoel
Messias de Oliveira...[et al.] coordenadores. Catalão (GO):
UFCAT, 2021.
-
SILVA, D. C.; CANTÚ, J. G.; SILVA, H. C. da; BOSCARIOLI, C.
Produção de um e-book como recurso didático para articulação
de disciplinas em um curso técnico integrado ao ensino
médio. In: Anais do XV Congresso Nacional de
Educação - EDUCERE. Curitiba, p. 5079-5089, 2021.
-
SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Planejando uma
Formação Continuada em Materiais Manipulativos para
Alfabetização Matemática Inclusiva. In: I CONGRESSO
INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA. Anais
eletrônicos [...] Santa Maria: Arco Editores, p. 591-596,
2021.
-
SILVA, P. G. N.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias
digitais, criatividade e formação de professores: reflexões
a partir das publicações do VII SIPEM. In:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Anais...Uberlândia(MG), 2021.
-
ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R; SILVA, A.
S. Dificuldades de inclusão das tecnologias digitais da
informação e da comunicação na prática docente na perspectiva
de professores do oeste do Paraná. Revista Encitec, v. 10, n.
3, p. 73-88, 2020.
-
ANTÔNIO SILVA, D.; BOSCARIOLI, C.; PAIZAN, D. C. Percepções
de professores de inglês de Foz do Iguaçu sobre o perfil de
aprendizagem das novas gerações. Revista Pleiade, v. 14, n.
30, p. 5-17, 2020.
-
ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E.
Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías
digitales en la Educación Matemática brasileña. Paradigma, v.
41, n. 2 (extra), p. 1-26, 2020.
-
DE SALES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Uso de Tecnologias Digitais
Sociais no Processo Colaborativo de Ensino e
Aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de
Informação, n. 37, p. 82-98, 2020.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Informática na Educação no
Ensino Fundamental I: Análise das Práticas da escola Aloys
João Mann de Cascavel/PR. Indagatio Didactica, v. 12, n. 3, p.
265-284, 2020.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas de computação
desplugada como introdução ao desenvolvimento do pensamento
computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear:
Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p.
1-21, 2020.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Robótica educacional nos anos
iniciais: o processo de implementação e avaliação em uma
escola pública. Relatec: Revista Latinoamericana de Tecnología
Educativa, v. 19, n. 2, 2020, p. 155-171, v. 19, n. 2, p.
155-171, 2020.
-
KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.;
BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. As clássicas escolas filosóficas
da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores
em formação continuada. Revista Eletrônica de Educação
Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-25, 2020.
-
LOPES, A. B.; BOSCARIOLI, C.; PEREIRA, E. N.; BEZERRA, R. C.
Business Intelligence para apoio à gestão na construção civil:
uma revisão sistemática da literatura. AtoZ: novas práticas em
informação e conhecimento, v. 9, n. 1, p. 74-84, 2020.
-
MIRANDA, R. H.; BOSCARIOLI, C. Utilização de metodologia
multicritério para identificação de vetores concorrentes ao
fomento de uma cultura de inovação organizacional. Revista
Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação.
v. 2, n. 1, p. 55-71, 2020.
-
PAIZAN, D. C.; BOSCARIOLI, C.; CAMARGO, J. L. C.; MELLO, E.
C. F.; OLIVEIRA, M. F.; SILVA, D. A. Tecnologias digitais e
recursos educacionais abertos: reflexões a partir de uma
formação de professores de língua inglesa. Ideação, v. 22, n.
2, p. 236-246, 2020.
-
SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.;
MELLO, E. C. F.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de
isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os
processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v.
14, n. 25, p. 35–69, 2020.
-
SILVA, P. G. N. DA; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Uma
análise da trajetória do PDE-PR na perspectiva de professores
formadores da área de matemática. Revista Paranaense de
Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 602-623, 2020.
-
DA LUZ DOS SANTOS, C.; BOSCARIOLI, C. Investigando o Uso de
Tecnologias Digitais para o Enriquecimento Extracurricular
para Altas Habilidades/Superdotação. In: XIV Colóquio
Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São
Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
-
DA LUZ DOS SANTOS, C. ; BOSCARIOLI, C. . Altas
Habilidades/Superdotação Em Foz Do Iguaçú/pr: Da Identificação
ao Atendimento Educacional Especializado. In: XIV Colóquio
Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São
Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
-
LOPES, A. B. ; BOSCARIOLI, C. ; MAXIMO, J. C,; FONTES, R.
P. Iot for Inventory Management: Possibilities and
Challenges. In: CONTECSI International Conference on
Information Systems and Technology Management, 2020.
-
MENEZES, L. P. G. ; SILVA, P. G. N. ; CORDEIRO, E. S.
; BOSCARIOLI, C. . E-Book Interativo para o Ensino de Álgebra:
Reflexões do Processo de Criação. In: I CoBICET, 2020, Online.
Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e
Tecnologia, 2020. p. 1-8.
-
MILCZUK, S. S. ; PEREIRA, R. ; BOSCARIOLI, C. App
coronavírus-SUS. In: IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human
Factors in Computing Systems, 2020, Diamantina Brazil.
Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors
in Computing Systems, 2020. p. 1-10.
-
OLIVEIRA, N. M. ; VITERBO, J. ; BOSCARIOLI, C. . Disrupção e
Apropriação tecnológica: Uma experiência com AirBnB em um
destino turístico não indutor. In: ISLA 2020, 2020, Online.
4th Information Systems in Latin America, 2020. p. 1-10.
-
PINHEIRO, D. G. Metodologias ativas no ensino de cálculo
diferencial e integral I: Reflexões e possibilidades. In:
ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, 24.: 2020: Cascavel, PR. Anais. XXIV Encontro
Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação:
"Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática:
Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber...[et al.]
coordenadores. Cascavel (PR):UNIOESTE, 2020, p. 3042.
-
SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. . Teaching CT
through Internet of Things in High School: Possibilities and
Reflections. In: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference
(FIE), 2020, Uppsala. 2020 IEEE Frontiers in Education
Conference (FIE), 2020. p. 1-8.
-
BOSCARIOLI, C.; BIM, S. A. Lixo eletrônico: consequências e
possibilidades sustentáveis. In: Cristiano Maciel; José
Viterbo. (Org.). Computação e Sociedade: A Sociedade - Volume
2. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2020, p. 236-258.
-
BOSCARIOLI, C.; GALANTE, G.; RODRIGUES, L. A. Aplicações de
Computação Paralela e Distribuída em Bioinformática. In:
Scheila de Avila e Silva; Daniel Luis Notari; Gabriel Dall'
Alba. (Org.). Bioinformática: Contexto Computacional e
Aplicações. 1. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2020, p.
285-297.
-
BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Autoria e Produção de Conteúdos
para o Ensino de Ciências por Alunos do 5º Ano do Ensino
Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales Mayer;
Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da Silva.
(Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed.
Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 55-72.
[Disponível apenas na versão impressa]
-
BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Tecnologias de Informação e
Comunicação e o Ensino do Corpo Humano: exemplos de uso no
Ensino Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales
Mayer; Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da
Silva. (Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed.
Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 35-54. [Disponível apenas na versão impressa]
-
BOSCARIOLI, C.; PINTO, J. V.; KAMINSKI, M. R.; BASTOS, T. B. M.
C. Formação Docente Online na Cibercultura: uma proposta de
curso para produção coletiva de e-books como prática pedagógica.
In: Terezinha Fernandes; Cristiano Maciel; Edméa Santos. (Org.).
Educação a Distância: Multiletramentos e linguagens multimodais
2. 1ed. Cuiaba: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso -
EDUFMT, 2020, v. 16, p. 43-66. [Disponível na versão impressa e
GRATUITAMENTE NA VERSÃO E-BOOK]
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Um resgate histórico da
trajetória do uso das tecnologias digitais na rede municipal
de ensino de Cascavel. In: João Carlos da Silva; Anderson
Szeuczuk; Sander Fernando de Paula; Silvia Maria Soares do
Prado. (Org.). Ensino de história e memória no contexto do
oeste do Paraná. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p.
247-263.
-
BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. Pensamento
computacional como competência transversal em metodologias
ativas orientadas a problemas. Revista Pleiade, v. 12, n.
25, p. 153-169, 2019.
-
CAMPOS, A. F. M.; ZILLY, A.; MOURA, C. B.; BOSCARIOLI, C.
Conversando sobre Sexualidade por meio de um Objeto de
Aprendizagem: Relato de Experiência. Revista Trilhas
Pedagógicas, v. 9, p. 93-103, 2019.
-
FELIPPSEN, E. A.; BOSCARIOLI, C. Explorando a interação com
sensor gestual em sala de aula: o Leap Motion no ensino de
crianças surdas. Revista Brasileira de Informática na
Educação, v. 27, n. 2, p. 23-39, 2019.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Aprimoramento da própria
prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do
ensino fundamental: do Moodle ao pensamento pomputacional.
RE@D - Revista Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2,
p. 45-64, 2019.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso do ambiente Code.org
para ensino de programação no Ensino Fundamental I: Uma
experiência no Desafio Hora do Código. Ensino de Ciências e
Tecnologia em Revista - ENCITEC, v. 9, n. 1, p. 63-76,
2019.
-
KAMINSKI, M. R.; CUNHA, M. B., BOSCARIOLI, C. Jornalismo
científico nas aulas: a visão de professores de uma escola
de educação básica. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n.
2, p. 1-15, 2019.
-
KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; JUNKERFEURBOM, M. A.;
BOSCARIOLI, C.; LUBECK, M. Uso de jogos digitais em práticas
pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares.
Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 2, p.
288-312, 2019.
-
KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; LÜBECK, M. BOSCARIOLI,
C. Tecnologias digitais para o ensino de matemática nas
escolas indígenas: Importância e dificuldades. e-Mosaicos,
v. 8, n. 17, p. 98-113, 2019.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C.
Reflexão epistemológica sobre o uso de GeoGebra e Scratch no
ensino de conteúdos matemáticos. In: V Colóquio
Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2019, Joinville-SC.
Caderno de resumos do V Colóquio Luso-Brasileiro de
Educação. Joinville - SC: UDESC, 2019. v. 1. p. 151-151.
-
LINS, T. M.; BOSCARIOLI, C. A tecnologia nas Licenciaturas
em Letras Português/Inglês das Universidades Públicas
Paranaenses. Revista Alamedas (Unioeste Toledo), v. 7, n. 1,
p. 111-129, 2019.
-
MELLO, E. C. F.; BOSCARIOLI, C. Recursos educacionais
abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades
alinhadas à base nacional comum curricular. Revista
Polyphonía, v. 30, n. 1, p. 120-132, 2019.
-
OLIVEIRA, N. M.; BOSCARIOLI, C. Economia compartilhada e a
plataforma AirBnB: uma análise bibliométrica. Ateliê do
Turismo, v. 3, n. 2, p. 51-78, 2019.
-
RAMON, R.; CAPPELIN, A.; FUZZO, R. A.; BOSCARIOLI, C.
Formação docente online em educação financeira: uma proposta
de saberes e práticas. Revista Brasileira de Educação em
Ciências e Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 290-315,
2019.
-
RIBEIRO, R. G. T.; KAMINSKI, M. R.; LUBECK, M.; BOSCARIOLI,
C. Pedagogical usage of digital technologies in an
indigenous village in Brazil: Reflections and challenges.
IxD&A - Interaction Design and Architecture, n. 41, p.
50-61, 2019.
-
ANTUNES, V. H. R. B. ; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI,
C. . Reflexões sobre educação online e a formação continuada
de professores de matemática da Educação Matemática. In:
XIII - ENEM, 2019, Cuiabá - MT. Anais...Educação Matemática
com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre
pesquisas e salas de aula, 2019. p. 1-14.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Explorando Medidas de
Comprimento, Criatividade e Interdisciplinaridade com
Minetest no Ensino Fundamental. In: XXV Workshop de
Informática na Escola, 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop
de Informática na Escola (WIE 2019), 2019. p. 365-374.
-
KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Estudo de Caso para
Investigação, Avaliação e Redimensionamento da Própria
Prática Pedagógica com Tecnologias Digitais. In: 8º
Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019,
Lisboa. Atas - Investigação Qualitativa em
Educação/Investigación Cualitativa en Educación, 2019. p.
267-276.
-
KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Gamificação e Jogos
Digitais como Estratégias para o Ensino de Padrões e
Regularidades em Multiplicações. In: XIII Encontro Nacional
de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do ENEM 2019,
2019.
-
KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. O Lúdico dos Jogos
Digitais na Interpretação e Resolução de Problemas
Matemáticos no Ensino Fundamental I: Um relato de uso. In:
XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019,
Medellín. Anais do CIAEM 2019, 2019. p. 2-8.
-
KLAUS, V. L. C. A.; ANTUNES, V. H. R. B.; FENNER, R. S.;
BOSCARIOLI, C. Uma experiência de elaboração de curso em EAD
para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.
In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2019,
Londrina. EPREM 2019, 2019. p. 1-14.
-
KLAUS, V. L. C. A.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias Digitais
como Recursos de Apoio para o Professor de Matemática de
Alunos Surdos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática,
2019, Cuiabá. XIII ENEM, 2019. p. 1-15.
-
KLAUS, V. L. C. de A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C.
Reflexão epistemológica sobre o uso de GeoGebra e Scratch no
Ensino de Conteúdos Matemáticos. In: V COLBEDUCA ? Colóquio
Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville - SC. Anais do
V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019. v.
4. p. 1-19.
-
MACIEL, C.; LOPES, A.; PEREIRA, V. C.; LEITAO, C.;
BOSCARIOLI, C. Recommendations for the Design of Digital
Memorials in Social Web. In: International Conference on
Human-Computer Interaction, 2019, Orlando, EUA. Lecture
Notes in Computer Science. Cham, Suíca: Springer, 2019. p.
64-79.
-
MELLO, E. C. F. ; FLORENCIO, P. J.; BOSCARIOLI, C. Oficina
Ruídos na Comunicação: Interdisciplinaridade e o uso de
Tecnologias Digitais. In: X Encontro Internacional de
Letras, 2019, Foz do Iguaçu. XEIL 2019, 2019.
-
PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Uma Proposta de
Formação Continuada em Literacia Digital no Contexto
Pedagógico. In: IV Congresso Brasileiro de Ensino e
Processos Formativos, 2019, São José do Rio Preto. CBEPF
2019. São José do Rio Preto: UNESP/IBILCE, 2019. p. 1-12.
-
SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. Ensino do
Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas:
Possibilidades e Desafios. In: XXX Simpósio Brasileiro de
Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in
Education), 2019, Brasília. p. 169-178.
-
SILVA, D. C. ; BEDIN, M. ; EITY IO, L. ; BOSCARIOLI, C.
Formação continuada online: o Soroban como recurso didático
inclusivo nas aulas de Matemática. In: V Colóquio
Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville. COLBEDUCA
2019, 2019. v. 4. p. 1-19.
-
VASCONCELOS, L. ; BARCELLOS, R. ; VITERBO, J. ; BERNARDINI,
F. ; BOSCARIOLI, C. ; NUNES, E. How Factors that Influence
Engagement Impact Users? Evaluations in Mobile App Stores.
In: International Conference on Human-Computer Interaction,
2019, Orlando/EUA. Lecture Notes in Computer Science. Cham,
Suíca: Springer, 2019. p. 571-584.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. A Modelagem Matemática como
Metodologia para o Desenvolvimento do Pensamento
Computacional por meio da Criação de Objetos de
Aprendizagem. In: Amilton Rodrigo de Quadros Martins; Adelmo
Antonio da Silva Eloy. (Org.). Educação Integral por meio do
pensamento computacional: Letramento em programação: relatos
de experiência e artigos científicos. 1. ed. Curitiba:
Appris, 2019, v. 1, p. 144-171.
-
RIBEIRO, H. A. S.; ARAUJO, V. G. L.; BOSCARIOLI, C. TI
Verde: Avaliação da Utilização de Iniciativas em uma
Instituição de Ensino Superior do Oeste do Paraná. In:
Eliane Nascimento Pereira; Renata Camacho Bezerra. (Org.).
Coletânea de Trabalhos do Programa de Pós-graduação em
Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS). 1. ed.
Curitiba: Íthala, 2019, v. 1, p. 55-71.
-
ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; PACHECO, S. M.; PINTO,
J. V. A integração de objetos de aprendizagem e a resolução
de problemas no ensino de matemática. Revista Científica
Inovação e Tecnologia, v. 9, n. 23, p. 129-140, 2018.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Criação de jogos digitais
na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos
iniciais. Revista Thema, v. 15, n. 4, p. 1538-1545, 2018.
-
KAMINSKI, M. R.; SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C. Integrando
educomunicação e gamificação como estratégia para ensinar
sustentabilidade e alimentação saudável no 5º ano do ensino
fundamental. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p.
595-609, 2018.
-
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum Curricular
da Educação Básica: Reflexões sobre o processo de
construção. Revista Educação em Debate, v. 40, n. 77, p.
49-66, 2018.
-
PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Letramento
digital: uma revisão sistemática sobre o conceito para
aplicação na área da educação. Revista Tecnologias na
Educação, v. 28, p. 1-14, 2018.
-
FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Relatando o uso de Jogos
na Revisão de Conteúdos de Raciocínio Lógico no Ensino Médio
Técnico. In: Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação
Matemática, 2018, Apucarana. I EPTEM, 2018.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Modelagem Matemática e
Pensamento Computacional no 5º Ano do Ensino Fundamental.
In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na
Educação Matemática, Anais. Cascavel. SBEM-PR, p. 1-6, 2018.
-
KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Jogos Digitais para
abordagem da temática Água nos Anos Iniciais. In: Encontro
Nacional de Jogos e atividades Lúdicas no Ensino de Química,
Física e Biologia - Level III, 2018, Foz do Iguaçu. III
JALEQUIM, 2018.
-
KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Production of Scratch
Learning Objects by Elementary School Students. In:
Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem,
2018, São Paulo. LACLO 2018, 2018.
-
OLIVEIRA, L. S. L. ; BOSCARIOLI, C. ; VITERBO, J. Aplicando
um modelo de avaliação de software open source para a
seleção de ferramentas de BI em organizações públicas. In:
XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2018,
Caxias do Sul. SBSI 2018, 2018.
-
PINTO, J. V. ; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum
Curricular (BNCC): Distorções do Ensino Fundamental ao
Ensino Médio. In: VI Simpósio Nacional de Educação, 2018,
Cascavel. Anais do VI Simpósio Nacional de Educação,
2018.
-
PINTO, M. B. ; FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Uma
avaliação de softwares para o ensino de conceitos
geográficos estruturantes. In: II Simpósio de Licenciaturas
em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina. SLEC 2018,
2018. v. 1. p. 96-102.
-
TORRES, L.; KRUGER, G. R.; OYAMADA, M.; BOSCARIOLI, C.
Evaluating the Impact of Data Modeling on OLAP Applications
using Relacional and Columnar DBMS. In: XLIV Conferência
Latino-americana de Informática, 2018, São Paulo.
SLMDI-CLEI, 2018.
-
WAGNER, K.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre a Formação de
Professores para Atuação no Ensino de Surdos. In: VI
Simpósio Nacional da Educação, 2018, Cascavel. Anais do VI
Simpósio Nacional da Educação, 2018.
-
ZABOT, G. F.; KRUGER, G. R.; OYAMADA, M.; BOSCARIOLI, C. Um
sistema para Extração de Informação em Faturas de Telefonia
Móvel Corporativa. In: International Conference on
Information Systems and Technology Management, 2018, São
Paulo. CONTECSI 2018, 2018.
-
SEGANTINI, J. H.; BOSCARIOLI, C. Visão diagnóstica do uso
de tecnologias digitais nas escolas municipais de Foz do
Iguaçu/PR. Revista Educação Online (PUCRJ), v. 1, n. 25, p.
124-140, 2017.
-
SEGANTINI, J. H.; PEREIRA, E. N.; BOSCARIOLI, C.
Compreendendo o perfil e atuação dos professores
laboratoristas no Município de Foz do Iguaçu, PR. Pleiade,
v. 11, n. 22, p. 34-45, 2017.
-
KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C.; JUNKERFUERBOM, M. A.;
RIBEIRO, R. G. T. A Experiência de Alunos de uma Escola
Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de
Matemática. In: XXIII Workshop de Informática na Escola,
2017, Recife. WIE 2017, p. 185-194, 2017.
-
MELLO, E. C. F. ; PAIZAN , D. C. ; BOSCARIOLI, C. CALL -
Computer Assisted Language Learning e os Papéis do Professor
e do Aluno neste Contexto. In: IX Encontro Internacional de
Letras e III SIMPÓSIO TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E
EDUCAÇÃO, 2017, Foz do Iguaçu. EIL 2017, 2017.
-
MELLO, E. C. F. ; SANTOS, C. L. ; BOSCARIOLI, C. O Papel do
Design Instrucional na Construção de um Curso Online Massivo
Aberto: Relato de Experiência. In: XXV Ciclo de Palestras
Novas Tecnologias na Educação, 2017, Gramado. CINTED 2018,
2017.
-
SILVA, D. A.; DIAS, R. R.; FLIPPERT, V. F. T.; BOSCARIOLI,
C. Usando Smartphones, QR Code e Game of Thrones para
Gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria. In: XXIII
Workshop de Informática na Escola, 2017, Pernambuco. WIE
2018, 2017.
-
SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Construindo
um Curso de Formação Continuada Online à Luz do Design
Instrucional. In: 9º Congresso Integrado da Tecnologia da
Informação, 2017, Campos-RJ. CITI 2017, 2017.
-
SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; FELIPPSEN, E. A.;
BOSCARIOLI, C. A Perspectiva Docente do Uso da Wikipédia
como Fonte de Pesquisa e na Prática Pedagógica em uma Escola
Técnica do Paraná. In: I Congresso Científico Internacional
da Wikipédia, 2017, Niterói. IWSC 2017, 2017.