Diante dos ataques à ciência e do desmonte da Educação e da Escola Pública, entendemos que a organização dos grupos de estudos em torno da pedagogia histórico-crítica tem uma importância fundamental, tanto no sentido de poder conhecer a PHC, possibilitar o acesso e a socialização dos conhecimentos produzidos coletivamente e acumulados historicamente, contribuir com a compreensão da sociedade e do mundo existente e realizar uma prática transformadora. Todavia, para isso, há que se superar o espontaneísmo e levar a cabo um trabalho intencional, planejado, organizado, contínuo e sistemático, tanto na escola como para além dela.
Com esta finalidade, após análise e reflexão sobre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo grupo e a trajetória percorrida, concluímos que era necessário ir além, traçar planos, metas e dar um passo mais ousado.
Assim, nos propomos viabilizar as condições para estudar e ampliar a difusão da Pedagogia Histórico-Crítica por todo o país. Daí a organização de grupos de estudos, articulados entre si, que funcionam na modalidade de autogestão e que podem ser organizados em qualquer escola, universidade, município e estado do Brasil e até mesmo no exterior, perfazendo um conjunto de estudos, numa série de etapas ao longo de alguns anos, seguindo uma programação previamente estabelecida, definida apriori, comum a todos os grupos.