Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
  •  
  • Português
  • English
  • Español

Alunos Regulares

PROCESSO DE SELEÇÃO


O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, oferece os Cursos de Mestrado e Doutorado para profissionais da área de Ciências Agrárias e afins. Com estudos avançados e de atividades de pesquisas multidisciplinares nas áreas do conhecimento da Produção Vegetal, através do aprofundamento de conceitos, de métodos e técnicas da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e região oeste do Paraná.
O processo de seleção para aluno regular ocorre anualmente obedecendo os critérios de seleção estipulados no Regulamento do Programa e Edital de abertura de inscrição.

 

SELEÇÃO ALUNO REGULAR/2024 - vagas remanescentes
inscrições de 20/12/2023 a 05/02/2024

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO DE ALUNO REGULAR DE NACIONALIDADE BRASILEIRA
 
        Para o Curso de Mestrado:
  • cópia autenticada do diploma da graduação ou certificado de conclusão de curso reconhecido pelo MEC, ou declaração da Instituição de Ensino de estar cursando o último ano ou período do curso de graduação;
  • cópia autenticada do histórico escolar da graduação;
         Para o Curso de Doutorado:
  • cópia autenticada do diploma da graduação;
  • cópia autenticada do diploma do Mestrado, ou documento comprobatório de conclusão do Mestrado, obtido em curso reconhecido pelo MEC/CAPES, ou declaração da Instituição de Ensino de previsão de defesa da dissertação;
  • cópia autenticada do histórico escolar do Mestrado;
         Para o ambos os cursos:
  • Anexo I - formulário de inscrição;
  • Anexo II - carta de intenção e proposta de pesquisa;
  • Anexo III - formulário documentado;
  • Anexo IV - exclusivo para alunos do PPGA matriculados;
  • Anexo V - exclusivo para candidatos que se declaram pessoas com deficiência;
  • Currículo Lattes/CNPq atualizado no máximo até 6 (seis) meses antes da data de encerramento das inscrições;
  • cópia da carteira de identidade e CPF;
  • uma (1) fotografia tamanho 3x4 recente;
  • comprovante de  inscrição enviado para o e’mail do candidato;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200,00, efetuado via depósito/transferência bancária para FUNDECAMP – Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon, CNPJ 02.649.976/0001-15. Dados bancários: Sicoob (756), Agência n º 4385, conta corrente nº 14184-4;
  • Se estrangeiro, atender ao disposto na Resolução nº 063/2012 - CEPE e demais exigências constantes do Edital de abertura.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO DE ALUNO REGULAR ESTRANGEIRO

Para o Curso de Mestrado:

  • Cópia autenticada do diploma e do histórico escolar da graduação com tradução juramentada (dispensada no caso de língua inglesa ou espanhola).

 Para o Curso de Doutorado:

  • Cópia autenticada dos diplomas da graduação e do Mestrado e dos históricos escolares da graduação e do Mestrado com tradução juramentada (dispensada no caso de língua inglesa ou espanhola).

 Para ambos os cursos:

  • Anexo I – formulário de inscrição;
  • Anexo II – carta de intenção e proposta de pesquisa;
  • Anexo III – formulário documentado, preenchido, assinado, documentado (últimos 5 anos) e encadernado separadamente dos demais documentos exigidos. Utilizar como referência o Qualis Capes 2017-2020;
  • Anexo V – para candidatos que se declaram como pessoas com deficiência;
  • Currículo atualizado no máximo até 6 (seis) meses antes da data de encerramento das inscrições. No currículo devem estar registradas todas as publicações e/ou atividades informadas no Anexo III;
  • Cópia do passaporte, com situação regular, conforme legislação específica (dispensado para candidato procedente dos Estados Partes do Mercosul);
  • Cópia da carteira de identidade estrangeira. O candidato procedente dos Estados Partes do Mercosul deve apresentar a Cédula de Identidade Nacional do país membro, com data de emissão inferior a dez anos;
  • Uma fotografia tamanho 3x4 recente;
  • Comprovante de inscrição enviado para o e-mail do candidato;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200,00 (Duzentos), efetuado via depósito/transferência bancária para FUNDECAMP – Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon, CNPJ 02.649.976/0001-15, Dados bancários: Sicoob (756), Agência n º 4385, conta corrente nº 14184-4.

 Informacões adicionais:

          Documentos que serão necessários apresentar no ato da matrícula do candidato estrangeiro:
  • Cópia autenticada do(s) diploma(s) e do(s) histórico(s) escolar(es) com tradução juramentada (dispensada no caso de língua inglesa ou espanhola). Os documentos devem conter os carimbos de sua legalização no Brasil, podendo ser por meio da Apostila de Haia ou do Consulado do Brasil no país de origem;
  • Cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  • Exame de proficiência em língua portuguesa para candidatos oriundos de países cujo português não é a língua oficial, cuja comprovação deve ocorrer até 6 meses após a matrícula;
  • Cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), cuja apresentação deve ocorrer no prazo de 60 dias após a matrícula no Programa de Pós-Graduação;
  • Visto de permanência no Brasil pertinente ao período em que realizará atividades no Programa de Pós-Graduação (não se aplica ao candidato oriundo de países dos Estados Partes do Mercosul);
  • Cópia do CPF, obtido em Correios, cartórios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil (obrigatório para bolsistas);
  • Cópia do passaporte (não é exigido do candidato procedente dos Estados Partes do Mercosul);
  • Dados bancários no Brasil (obrigatório para bolsistas);
  • Currículo cadastrado na Plataforma Lattes.
  
 
 
© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.