•  
  • Português
  • English
  • Español
Educação em Ciências e Educação Matemática

Educação em Ciências e Educação Matemática

Planos de Ensino

Veja o plano de ensino no sistema Stricto ou peça sua cópia na Secretaria Acadêmica
 

Disciplinas

Créditos

Carga horária

Análise e Produção de Artigos em Educação em Ciências e Educação Matemática (Linhas I e II) - D
Ementa - Critérios de Cientificidade e produção de pesquisa. Fontes de pesquisa bibliográfica em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Artigos publicados nos principais periódicos da área. Estrutura e Normalização. Análises, discussões e resenhas críticas dos artigos. Produção de artigos. Critérios de avaliação externa.

4

60h

Epistemologia da Educação em Ciências (Linha I) – M/D
Ementa - Filosofia e Epistemologia da Ciência. Correntes Epistemológicas das Ciências da Natureza. Epistemologia e Ensino de Ciências.

3

45h

Epistemologia da Educação Matemática (Linha II) – M/D
Ementa - Correntes Filosóficas da Matemática: Intuicionismo, Logicismo e Formalismo. Filosofia e Epistemologia da Educação Matemática. Constituição da Educação Matemática.

3

45h

Pesquisa em Educação em Ciências (Linha I) – M/D
Ementa - Gênese e Desenvolvimento da Pesquisa em Educação em Ciências. Abordagens de Pesquisa.  Métodos e Técnicas de Constituição, Organização e Análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação em Ciências

4

60h

Pesquisa em Educação Matemática (Linha II) – M/D
Ementa - Gênese e desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. Abordagens de pesquisa. Métodos e técnicas de construção, organização e análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação Matemática.

4

60h

Seminários de Dissertação em Educação em Ciências (Linha I) – M
Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.

4

60h

Seminários de Dissertação em Educação Matemática (Linha II) – M
Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.

4

60h

Seminários de Tese em Educação em Ciências (Linha I) – D
Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.

4

60h

Seminários de Tese em Educação Matemática (Linha II) – D
Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.

4

60h

Teoria do Conhecimento (Linhas I e II) – M/D
Ementa - Filosofia da ciência e epistemologia. Interpretação filosófica do conhecimento: possibilidade, origem e essência do conhecimento. Tendências analíticas e históricas: virada epistemológica. Epistemologia e linguagem.

3

45h

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.