Veja o plano de ensino no sistema Stricto ou peça sua cópia na Secretaria Acadêmica
Disciplinas
Créditos
Carga horária
Análise e Produção de Artigos em Educação em Ciências e Educação Matemática (Linhas I e II) - D Ementa - Critérios de Cientificidade e produção de pesquisa. Fontes de pesquisa bibliográfica em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Artigos publicados nos principais periódicos da área. Estrutura e Normalização. Análises, discussões e resenhas críticas dos artigos. Produção de artigos. Critérios de avaliação externa.
4
60h
Epistemologia da Educação em Ciências (Linha I) – M/D Ementa - Filosofia e Epistemologia da Ciência. Correntes Epistemológicas das Ciências da Natureza. Epistemologia e Ensino de Ciências.
3
45h
Epistemologia da Educação Matemática (Linha II) – M/D Ementa - Correntes Filosóficas da Matemática: Intuicionismo, Logicismo e Formalismo. Filosofia e Epistemologia da Educação Matemática. Constituição da Educação Matemática.
3
45h
Pesquisa em Educação em Ciências (Linha I) – M/D Ementa - Gênese e Desenvolvimento da Pesquisa em Educação em Ciências. Abordagens de Pesquisa. Métodos e Técnicas de Constituição, Organização e Análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação em Ciências
4
60h
Pesquisa em Educação Matemática (Linha II) – M/D Ementa - Gênese e desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. Abordagens de pesquisa. Métodos e técnicas de construção, organização e análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação Matemática.
4
60h
Seminários de Dissertação em Educação em Ciências (Linha I) – M Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
4
60h
Seminários de Dissertação em Educação Matemática (Linha II) – M Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
4
60h
Seminários de Tese em Educação em Ciências (Linha I) – D Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
4
60h
Seminários de Tese em Educação Matemática (Linha II) – D Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
4
60h
Teoria do Conhecimento (Linhas I e II) – M/D Ementa - Filosofia da ciência e epistemologia. Interpretação filosófica do conhecimento: possibilidade, origem e essência do conhecimento. Tendências analíticas e históricas: virada epistemológica. Epistemologia e linguagem.