•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado em Química

Mestrado em Química

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) está inserido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que obteve seu reconhecimento como Universidade por meio da Portaria Ministerial nº 1784-A de 23 de dezembro de 1994, e do Parecer do Conselho Estadual de Educação/PR nº 137/94. Universidade multicampi, abrange 94 municípios na Região Oeste e Sudoeste do Paraná, formada por sete unidades distribuídas em cinco campi nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Toledo. Em dezembro de 2000, o Hospital Regional de Cascavel foi incorporado à Universidade, tornando-se Hospital Universitário, que além do atendimento à população, dá suporte aos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde.
A Unioeste possui área construída de 198.225 m2, sendo 26.379 m2 no campus de Toledo. Possui orçamento aprovado para 2025 de R$ 1.165.543.494,38. Conta com 937 docentes efetivos e 305 docentes colaboradores (PSS). Do total de docentes efetivos, 84,1% tem o título de Doutorado. A Unioeste possui 1.171 gentes universitários e tem 10.819 alunos nos 71 cursos de graduação, 1.041 alunos em cursos de especialização e 1.886 alunos em 58 cursos de mestrado e doutorado (Boletim de Dados de junho 2023. Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), disponível em https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PROPLAN/1-Dados_Unioeste_DEZEMBRO_2024.pdf Acesso em 15 de janeiro de 2025).
A Unioeste consta, em 2024, com 38 cursos de Pós-graduação stricto sensu, sendo 08 Programas com nota 3 (21,1%); 15 Programas com nota 4 (39,5%); 14 Programas com nota 5 (36,8%) e 1 Programa com nota 6 (2,7%). O que se pode destacar é que 60,6% destes Programas subiram de nível no último quadriênio (2017-2020) em relação ao anterior e 39,4% permaneceram com a mesma nota (3 ou 4 ou 5). Estes dados estão disponíveis em: https://www.unioeste.br/portal/prppg/indicadores/mestrado-doutorado. Acesso em 16 de janeiro de 2025.

O atual Estatuto vigente é o preconizado pela Resolução 017/99-COU (https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=2913), enquanto o Regimento segue a Resolução 028/2003-COU (https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=3970).
O Programa, estabelecido em 2016 (conforme relatado no item 1.1 do relatório Sucupira) seguiu as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) anterior, 2013-2017, Resolução 081/2013-COU. Neste PDI, a Unioeste teve como programas e ações estratégicas para pesquisa e pós-graduação: apoiar a formação e a consolidação dos grupos de pesquisa; criar e fortalecer as redes de pesquisa; fomentar as iniciativas inovadoras de pesquisas e o apoio à promoção e participação em eventos e intercâmbios científicos nacionais e internacionais; apoiar a produção científica e sua divulgação em revistas indexadas nacionais e internacionais; ampliar o número de bolsas de iniciação científica, com recursos próprios e por meio de integração com a iniciativa privada e outras instituições públicas; promover e estimular as condições para as certificações/propriedade intelectual efetivadas na Unioeste; ampliar e apoiar ações de núcleos vinculados às atividades de pesquisa; criar e sistematizar o controle institucional da produção científica; estimular e viabilizar a formação de consórcio de pesquisa entre a Universidade e a sociedade; promover a capacitação continuada dos pesquisadores; consolidar a política de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e estabelecer programas de expansão. Deve-se ressaltar que a Unioeste tem uma política de apoio aos Programas de Pós-graduação que viabilizam a participação nos Editais de Apoio à Infraestrutura e à Pesquisa (CAPES - Pró-Equipamentos, Fundação Araucária - Pró-Equipamentos e CT-INFRA/FINEP).
Neste mesmo PDI, a Missão da Unioeste era ser uma universidade que promova a inovação qualitativa nos cursos de graduação e crie núcleos de competência, prioritariamente, nas áreas de educação básica, integração regional e latino-americana, saúde, biotecnologia, turismo e meio-ambiente e que busque a excelência na área do desenvolvimento agroindustrial. A Visão da Unioeste é ser reconhecida como uma universidade multicampi, com centros de excelência na produção e socialização do conhecimento, tendo as características regionais.
O Programa foi criado neste contexto, além de satisfazer a necessidade de qualificação de egressos dos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura da Unioeste) e outros presentes na região (UFPR – Campus de Palotina (Licenciatura em Química); UTFPR – Campus de Toledo (Tecnologia em Processos Químicos); UNIPAR (Química Industrial, Química Licenciatura e Farmácia); UTFPR – Campus Medianeira (Química, Licenciatura em Química e Engenharia de Alimentos) e UEM – Campus Umuarama (Engenharia Química e Tecnologia em Alimentos)), visto que o PPG em Química mais próximo se situa a 300 quilômetros de distância de Toledo e para promover a qualificação e progressão de profissionais das áreas afins da Química que se situam na região Oeste do Paraná.
O atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unioeste foi homologado pela RESOLUÇÃO Nº 203/2024-COU, de 12 de dezembro de 2024, para o período de 2025-2029 em https://www.unioeste.br/portal/proplanejamento/diretorias/diretoria-de-avaliacao-institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional.

Neste PDI atual, a Missão da Unioeste como instituição pública multicampi é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuir com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, e comprometer-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social. E como Visão: Ser referência como universidade pública na produção e socialização do conhecimento, comprometida com a formação de profissionais para atuar com base em princípios éticos para o exercício da cidadania.
Neste PDI, no objetivo estratégico 5: implementar as políticas de pós-graduação, o objetivo especifico 5.1 é elevar o nível de excelência da pós-graduação stricto sensu da UNIOESTE, com onze metas estabelecidas, ações, responsáveis e prazos (páginas 75 a 77 do documento anexo). Os objetivos específicos 5.3; 5.4; 5.5 e 5.6 também tem metas referentes à Pós-graduação Stricto Senso. O Programa irá usufruir destas metas e ações elevando sua qualidade continuamente.
Também para o Programa, o objetivo estratégico: 6 (página 78 a 80)- implementar as políticas de extensão para ampliar a interação entre a unioeste e a sociedade, no objetivo específico 6.8, que é promover maior integração entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, está em consonância com a missão e visão do Programa (vide item 1.3). O objetivo estratégico 7 (página 81 a 83) também pode ser aplicado ao programa, pois refere-se implementar a política institucional de inovação e empreendedorismo da universidade estadual do oeste do Paraná.
Ao realizar a comparação entre o quadriênio 2017-2020 e o quadriênio 2021-2024 observa-se a evolução do Programa em alguns quesitos, em diferentes proporções.
Ao final de 2024 houve um acréscimo no instrumental ao qual o Programa tem acesso, devido a diversos projetos institucionais e de grupos de pesquisa, junto ao FINEP e Fundação Araucária, principalmente. Com detalhado no item 3.3, os docentes e o Programa obtiveram o financiamento no valor de R$ 20.386.791,36 para investimentos na aquisição de equipamentos de grande porte, bolsas de estudo, reagentes, diárias etc., financiamentos estes devido à bolsistas produtividade do Programa, juntamente com seus pares, devido também à elevação nas publicações, em projetos em parceria com outras instituições.
Em relação ao planejamento estratégico, a visão do Programa também foi modificada para corresponder aos anseios dos próximos quadriênios. Enquanto que a visão do quadriênio anterior era “aprimorar os índices do PPGQUI, com evolução contínua nos quesitos estabelecidos pela CAPES, permitindo, assim, a implantação futura do Doutorado”, ou seja, apresentado o intuito de melhorar os índices para obter a nota quatro com o objetivo de implantar o doutorado, a visão atual a longo prazo é “Integrar o ecossistema de inovação e tecnologia da Região Oeste do Paraná, atento às dimensões social, ambiental e produtiva”.
A produção intelectual saltou de 13 artigos publicados com discentes no quadriênio anterior, para 31 artigos, aumento de 2,38 vezes.
Com a aprovação do doutorado em 2024 para início em 2025, uma vez que já foi aprovado no Conselho Nacional de Educação (DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Publicado em: 05/03/2025 | Edição: 43 | Seção: 1 | Página: 26), quatro novos docentes com produção intelectual relevante serão incorporados ao Programa, além dos discentes, o que permitirá a ampliação das atividades do Programa, a possibilidade de participação em outros Editais de financiamento e maior interação com a comunidade e setor produtivo, aumentando a produção cientifica como um todo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.