Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
  •  
  • Português
  • English
  • Español
Image

Campus Cascavel - Cursos

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

Campus: Campus de Cascavel Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
O curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, ofertado no câmpus de Cscavel, foi implantando no ano de1972.
Perfil do Profissional O licenciado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.
Campo de Atuação O Curso de Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas tem como objetivo a formação de profissional apto a atuar no ensino fundamental e no ensino médio, considerando-se a dimensão humana da formação docente.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 285 Diário Oficial do Estado - 17/12/2024
Coordenação
Antonio Marcio Ataide
Email: antonio.ataide@unioeste.br
Telefone: 45 32205671

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44545

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 245/2022-CEPE de 13/12/2022

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Estudos Linguísticos I68Anual1º ano Concepções de linguagem referente aos Estudos Comparatistas e ao Estruturalismo. Línguas (como instrumento de poder e resistência: ênfase na pluralidade étnico racial, de gênero, diversidade sexual e meio ambiente), normas e as variações (diastrática, diafásica, diatópica e diacrônica). História da Linguística: Comparativismo e Estruturalismo. 
História e Formação da Língua Portuguesa68Anual1º ano Língua, cultura e sociedade. Concepção de língua. Formação da Língua Portuguesa. A evolução da Língua Portuguesa. Contato linguístico e dialetal na formação do português brasileiro. Diversidade linguística do português e ensino (variáveis linguísticas (fonético-fonológicas e semântico-lexicais), variáveis sociais e geográficas).  
Leitura e Produção Textual136Anual1º ano Práticas e estratégias de leitura. A produção escrita em gêneros distintos, com ênfase na escrita acadêmica. Questões de argumentação. Recursos linguísticos e para-linguísticos da exposição oral em contextos acadêmico-formais. Os pré-requisitos para a redação acadêmico-científica. As especificidades linguísticas do discurso científico. Produção do efeito de objetividade. 
Língua Inglesa I136Anual1º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e pro-dução oral e escrita, em nível de proficiência pré-intermediário (A2), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem68Anual1º ano Interação professor-aluno: o papel do professor como agente socializante e dinâmica da sala de aula. Desenvolvimento e aprendizagem humana: perspectivas comportamentistas e analíticas. Pressupostos teóricos que regem a psicologia da linguagem. 
Tópicos de Cultura de Língua Inglesa68Anual1º ano Estudo da formação histórica, social e cultural dos países de língua inglesa e suas principais manifestações da cultura erudita e popular.  
Cultura Brasileira68Semestral1º ano 1º semestreEstudo das fontes socioculturais que contribuíram para a formação do povo brasileiro. As contribuições dos povos negros e indígenas, mitos, religiões, música e dança para a formação ethos nacional. Pressupostos históricos e metodológicos para compreensão das represen-tações culturais. Interfaces entre cultura e educação ambiental.  
Introdução aos Estudos Literários I68Semestral1º ano 1º semestreIntrodução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero lírico. Abordagem metodológica na escola.  
Introdução aos Estudos Literários II68Semestral1º ano 2º semestreIntrodução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero narrativo. Abordagem metodológica na escola. 
Literatura Clássica68Semestral1º ano 2º semestreIntrodução à Literatura da Antiguidade Clássica, ao estudo de seus mitos, à concepção de mundo que os envolve, bem como às suas representações literárias e à sua influência na Literatura Ocidental. 
Estudos Linguísticos II68Anual2º ano História da Linguística: Linguística da Enunciação. Sociolinguística (variação e ensino). Psicolinguística e ensino. Linguística Aplicada e ensino. Formação de professores em Letras. 
Iniciação à Pesquisa em Linguagem68Anual2º ano Ciência e paradigma científico. Tipologia da pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. 
Linguística do Texto e do Discurso136Anual2º ano Concepções de texto, textualidade e discurso. Fatores linguísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos da textualidade. Coerência e Coesão textual. Tipologia e Gêneros Discursivos. Intertextualidade e interdiscursividade. Texto, Discurso e Ensino. 
Língua Inglesa II136Anual2º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário (B1), assim como pos-sibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situa-ções de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Morfologia Fonética e Fonologia do Português68Anual2º ano Morfologia da Língua Portuguesa. Formação de palavras e contato linguístico. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. Fenômenos da variação, variáveis sociais e geográficas. Ensino da morfologia, da fonética e da fonologia nos níveis fundamental e médio. Varia-ção linguística e ensino da Língua Portuguesa. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas68Anual2º ano Níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Ensino de Línguas Portuguesas, Inglesa, Espanhola e Italiana no Ensino Fundamental. Documentos oficiais. Projeto Politico Pedagógico. Planejamento para a mediação pedagógica. Vivência escolar com participação nas atividades pedagógicas da escola. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Regência de Classe. 
Literatura Brasileira I68Semestral2º ano 1º semestreCrônicas e outros documentos do século XVI. As releituras e poética do descobrimento. A poesia épica. Gregório de Matos Guerra. O Arcadismo no Brasil. O Romantismo no Brasil. As gerações poéticas no Romantismo. Abordagens metodológicas da Literatura Brasileira na escola: representações estéticas sobre o autóctones e africanos em diáspora. 
Literatura Portuguesa I68Semestral2º ano 1º semestreEstudo de obras representativas da Literatura Portuguesa, das origens ao Simbolismo. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. 
Literatura Brasileira II68Anual2º ano 2º semestreA formação do Romance no Brasil: autores e obras. O realismo-naturalismo no Brasil. Machado de Assis. Aluísio de Azevedo e o romance naturalista. A poesia parnasiana, autores e obras. O simbolismo. 
Literatura Portuguesa II68Semestral2º ano 2º semestreEstudo de obras representativas do Modernismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. 
Libras68Semestral3º ano Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição das Libras. A Língua de modalidade visiual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Literatura de Língua Inglesa I136Anual3º ano Leitura e análise de contos e romances de autores representativos de diversos perí-odos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando desenvolver paralelamente a competência literária associada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. 
Língua Inglesa III136Anual3º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário superior (B2), assim como possibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas I136Anual3º ano Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Fundamental ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa136Anual3º ano Diretrizes Curriculares Estaduais e o Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. Avaliação curricular. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e teorias pedagógicas. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Ações de vivência escolar com atuação nas atividades pedagógicas da escola. Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos da leitura e da produção textual escrita. Aspectos sócio-históricos e cognitivos implicados na leitura, na oralidade e na produção escrita. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Elaboração didática de práticas de leitura, oralidade, produção escrita e análise linguística. Regência de classe. 
Sintaxe do Português I68Anual3º ano Descrição sintática dos enunciados em língua portuguesa. Analise descritiva dos conceitos sintáticos presentes na gramática tradicional. 
Literatura Brasileira III68Semestral3º ano 1º semestreEstudo da Literatura Brasileira do Pré-Modernismo à Semana de Arte Moderna. A Primeira Geração Modernista: poesia, prosa e crítica. A Segunda Geração Modernista: o Romance de 30 e a lírica de 30 a 45. 
Literatura Brasileira IV68Semestral3º ano 2º semestreA geração de 45 e a prosa intimista. A renovação poética dos anos 50. Literatura e autoritarismo. Eixos norteadores da literatura no século XXI. 
Literatura Infantil e Juvenil68Anual4º ano Estudo da Literatura Infantil e Juvenil. Características específicas e concepções de mundo, veiculadas pelos gêneros orais e escritos da Literatura Infantil e Juvenil. Estudo de obras literárias infantil e juvenil que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Encaminhamentos metodológicos para a formação do aluno-leitor em uma perspectiva crítica e de consciência cidadã. 
Literatura Universal68Semestral4º ano Autores e obras representativas da Literatura Universal: poesia e prosa. 
Literatura de Língua Inglesa II136Anual4º ano Leitura e análise de peças teatrais e poemas de autores representativos de diversos períodos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando paralelamente desenvolver a competência literária associ-ada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. 
Língua Inglesa IV136Anual4º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência avançado (C1), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Monografia68Anual4º ano Desenvolvimento da pesquisa em linguagem. Problematização e delimitação do objeto de pesquisa. Levantamento bibliográfico. Análise de dados. Escritura do trabalho. 
Optativa68Semestral4º ano ...
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Literaturas em Língua Portuguesa68Anual4º ano Políticas e diretrizes do ensino de literatura no Ensino Fundamental e Médio. Construção de alternativas metodológicas para o Ensino de Literatura. Prática docente em Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Estudos das políticas e diretrizes, alternativas metodológicas e prática docente, considerando as questões afro-brasileiras, indígenas e de educação ambiental. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas II68Anual4º ano Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Médio ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. 
Sintaxe do Português II68Anual4º ano Ensino de análise descritiva nos níveis fundamental e médio. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2024)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alcione Tereza CorbariDoutoradoalcione.corbari@unioeste.brlattes.cnpq.br/8655755961709836
Alessandra Regina RibeiroDoutoradoalessandra.ribeiro7@unioeste.brlattes.cnpq.br/0376891514983312
Alexandre Sebastião Ferrari SoaresPós-Doutorado55 45 32204299alexandre.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/2323106437650213
Amanda Kristensen de CamargoDoutoradoamanda.camargo@unioeste.br
Andreia Piechontcoski Uribe OpazoMestradoandreia.opazo2@unioeste.br
Antonio Marcio AtaideDoutorado55 45 32205671antonio.ataide@unioeste.brlattes.cnpq.br/5309343691760864
Aparecida Feola SellaDoutorado55 45 32207441aparecida.sella@unioeste.br
Beatriz Helena Dal MolinPós-Doutorado55 45 32207325beatriz.molin@unioeste.br
Bryan Rafael Dall PozzoDoutoradobryan.pozzo@unioeste.br
Carmen Teresinha BaumgärtnerDoutorado55 45 32207432carmen.baumgartner@unioeste.br
Dantielli Assumpção GarciaDoutoradodantielli.garcia@unioeste.brlattes.cnpq.br/4595437339696603
Dhandara CapitaniDoutoradodhandara.capitani@unioeste.br
Eliana Maria MagnaniDoutorado55 45 32203171eliana.magnani@unioeste.brlattes.cnpq.br/5728256676080608
Fausto José da Fonseca ZamboniPós-Doutoradofausto.zamboni@unioeste.brlattes.cnpq.br/7112432567002426
Francieli Giza BarichelloMestradofrancieli.barichello@unioeste.br
Gilmei Francisco FleckPós-Doutorado55 45 32207289gilmei.fleck@unioeste.br
Greice Castela TorrentesPós-Doutorado55 45 32203026greice.torrentes@unioeste.br
Jocimar BertelliMestradojocimar.bertelli@unioeste.brlattes.cnpq.br/6355810284085087
José Carlos da CostaDoutorado55 45 32207432jose.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/9721805162351774
Larissa Giordani SchmittPós-Doutoradolarissa.schmitt@unioeste.brlattes.cnpq.br/3535934759796209
Leila Shai Del Pozo GonzálezDoutoradoleila.gonzalez@unioeste.br
Luana Rodrigues de Souza OliveiraMestradoluana.souza3@unioeste.brlattes.cnpq.br/5865109790570756
Luciane WatthierDoutoradoluciane.watthier@unioeste.brlattes.cnpq.br/3019085158091338
Rejane Hauch Pinto TristoniDoutoradorejane.tristoni@unioeste.brlattes.cnpq.br/7007435018135123
Rosemary Irene Castañeda ZanettePós-Doutorado55 45 32207423rosemary.zanette@unioeste.brlattes.cnpq.br/6872517511586240
Sanimar BusseDoutorado55 45 32203049sanimar.busse@unioeste.brlattes.cnpq.br/6743779015422687
Sueli GedozDoutorado55 45 32207293sueli.gedoz@unioeste.brlattes.cnpq.br/8864125448002709
Wagner de SouzaDoutoradowagner.souza@unioeste.brlattes.cnpq.br/3153040472321670

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso28/07/2016Resolução 157/2016-CEPE
Regulamento de Estágio08/07/2021Resolução 141/2021-CEPE

Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Sintaxe: compreendendo a gramática tradicionalProjetos de Ensino - 22.596.529-3/202401/08/2024 - Atividade em AndamentoAlcione Tereza Corbari


Fonte: Academus; Curso CSC0064 ; Grade 2016/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025



© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.