Geografia
Campus: Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Geografia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1997.
Perfil do Profissional Faz parte da formação do graduado em Geografia – Licenciatura, conhecer os conceitos geográficos; articular os elementos que compõem os processos naturais e sociais e principalmente, desenvolver metodologias de ensino a serem aplicadas em sala de aula.
Campo de Atuação Forma professores para ministrarem aulas no ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 063 Diário Oficial do Estado - 02/05/2024
O Curso
Implantado no ano de 1997.
Perfil do Profissional Faz parte da formação do graduado em Geografia – Licenciatura, conhecer os conceitos geográficos; articular os elementos que compõem os processos naturais e sociais e principalmente, desenvolver metodologias de ensino a serem aplicadas em sala de aula.
Campo de Atuação Forma professores para ministrarem aulas no ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 063 Diário Oficial do Estado - 02/05/2024
Coordenação
Bruno Ferreira Campos
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 32847914
Bruno Ferreira Campos
Email:
Telefone: 45 32847914
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 3 | 4 | 4 | 3 | 3 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 015/2023-CEPE, de 28/02/2023
Projeto Político-Pedagógico Resolução 015/2023-CEPE, de 28/02/2023
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Climatologia Aplicada ao Ensino de Geografia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Bases teóricas da climatologia. Conceitos básicos: tempo, clima, escalas. Elementos e fatores do clima. Dinâmica atmosférica. Classificações climáticas. Padrões climáticos globais. |
Geografia Econômica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Fundamentos da economia política. Relação espaço-economia. Territorialização da acumulação capitalista. Dinâmica territorial do capital e do trabalho. Mundialização do capital e reestruturação produtiva. Relações de gênero e acumulação capitalista. |
Geologia I | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Origem e estrutura do sistema solar. Estrutura interna da Terra. Tempo geológico. Princípios das datações relativa e absoluta. Teoria da tectônica global. Representação em escala do sistema solar e do tempo geológico aplicado ao ensino. |
História do Pensamento Geográfico | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | A história da ciência geográfica. A institucionalização da geografia brasileira. As tendências atuais da ciência geográfica. |
Metodologia da Pesquisa Científica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Universidade e conhecimento. Introdução à ciência. Ciência, método e técnica. Tipos de trabalho científico e didáticos. Normas técnicas do trabalho científico – ABNT. |
Cartografia Básica e Sistematica | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Histórico da cartografia. Escala cartográfica: classificação e generalização. Sistemas de coordenadas geográficas e planas. Cartas, mapas, plantas e Carta Internacional ao Milionésimo. Formas e dimensões da Terra: superfície topográfica, geoide, elipsoide. Datum vertical e horizontal. Movimentos da terra e fusos horários. Orientação geográfica: azimutes e rumos. Sistemas de projeção. Projeção UTM. Cartas topográficas. |
Didática Geral | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A relação teórica e prática no pensamento pedagógico. As tendências e correntes da educação: teorias tradicional e progressiva. O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. A pesquisa como princípio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação. |
Epistemologia da Geografia | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | A função e a importância do conhecimento geográfico. A identidade da geografia. Os principais debates epistemológicos da ciência geográfica. Os principais conceitos: espaço, paisagem, lugar, território e região. |
Geografia do Brasil | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Formação histórica e ocupação do território brasileiro e do estado do Paraná. Produção e organização do espaço brasileiro. Divisão regional brasileira. O Brasil e sua inserção no contexto internacional. |
Geologia II | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Classificação e descrição de minerais. Ciclo litológico. Descrição e classificação das rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Deformação nas rochas: falhas e dobra. Embasamento e bacia sedimentar. |
Cartografia Temática e Digital | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Fundamentos teóricos da representação gráfica. Técnicas de coleta e tratamento para a elaboração e interpretação de mapas e diagramas usados em geografia (analógico e digital). Elaboração e análise dos diferentes tipos de mapas e suas aplicações na geografia. |
Geografia Agrária I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Estrutura agrária sob o modo capitalista de produção. A questão agrária no Brasil. |
Geografia Urbana I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | O processo histórico de formação das cidades. O processo de urbanização. A estrutura urbana. O espaço intraurbano e seus agentes. Redes urbanas. Desenvolvimento urbano. |
Metodologia do Ensino em Geografia I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A Geografia escolar na educação básica e na formação do cidadão. Os conceitos geográficos e o raciocínio espacial, sua relação com o cotidiano e o processo de ensino-aprendizagem. Elementos da formação dos professores de Geografia e o seu contexto profissional. O livro didático de Geografia. Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de medidas Socioeducativas. Diversidade de Gênero e Sexual. Diversidade Religiosa e Étnico-racial. Diversidade de Faixa Geracional e Direitos Humanos. |
Optativa I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | ... |
Geografia Regional | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Discussão teórico-conceitual sobre região na Geografia. Região, regionalização, regionalismos e correlação entre as diferentes escalas geográficas. Fundamentos do processo de regionalização do território brasileiro. |
Geomorfologia I | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | A Geomorfologia no contexto da Geografia, seu papel na análise geográfica e suas principais escolas e teorias. Pesquisa geomorfológica. Compartimentação, fisiologia e estruturação superficial das paisagens geomorfológicas. Princípios da análise morfoestrutural. Conceito de estrutura em geomorfologia. Grandes unidades geotectônicas. Tectônica global. Relevo desenvolvido em bacias sedimentares, em estruturas falhadas e em dobradas. Geomorfologia fluvial. Domínios morfoestruturais do Brasil e do Paraná. Avaliação os conteúdos supracitados de forma a contemplar as competências e as habilidades essenciais para Educação Básica e discutir sobre instrumentos didático-pedagógicos. Unidade prática: Trabalho de campo. |
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Sistema de Informação Geográfica (SIG): histórico, definições, características funcionais e estrutura de um SIG, representação de dados geográficos em SIG. Geoprocessamento: definições e aplicações. Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GNSS): definições e aplicações. Aerofotogrametria: definições e aplicações. Fundamentos de Sensoriamento Remoto e Fotointerpretação. Exemplos e aplicações de geotecnologias no Ensino de Geografia: fonte de dados e elaboração online (internet) de documentos cartográficos temáticos. |
Metodologia do Ensino em Geografia II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Procedimentos metodológicos para os conteúdos de geografia (metodologias tradicionais e alternativas). Representações e linguagens no ensino de Geografia (imagens, cinema, literatura, música, alfabetização cartográfica).O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de Geografia. |
Pedologia Aplicada ao Ensino de Geografia | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo da morfologia, fatores de formação e processo de desenvolvimento do solo: organização e relação com a paisagem; classificação. Fornecimento das bases indispensáveis à observação e descrição do solo no campo e no laboratório. Treinamento para interpretação dos dados pedológicos. Práticas pedagógicas direcionadas ao ensino do solo em Geografia. |
Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado I | 204 | Anual | 3° ano | A Geografia como disciplina escolar no Ensino Fundamental. Desenvolvimento de práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental. Análise do regulamento de estágios da Unioeste e do curso de Geografia. O roteiro de relatório de estágio. Observações da escola, organização e a dinâmica escolar. Planejamento das aulas de Geografia e a Regência no Ensino Fundamental. A construção de materiais paradidáticos para o Ensino Fundamental. Experiências profissionais sobre o ensino de Geografia. Análise, discussão e apresentação dos resultados do estágio. |
Biogeografia e Conservação da Natureza I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Definições, conceitos básicos, história e desafios. História geocronológica da vida. Origem, evolução, meios de expansão e fatores geográficos e ecológicos que orientam a distribuição dos seres vivos no planeta. Biodiversidade e as grandes unidades fitogeográficas e zoogeográficas do planeta, sucessão e refúgios ecológicos, centro de dispersão e especiações. |
Geomorfologia II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Morfogênese e Pedogênese. Processos morfogenéticos. Geomorfologia das vertentes. Domínios morfoclimáticos Sistemas de erosão. Vales suspensos. Geomorfologia cárstica. Geomorfologia litorânea. Geomorfologia do quaternário. Teorias e técnicas de mapeamento geomorfológico. Avaliação os conteúdos supracitados de forma a contemplar as competências e as habilidades essenciais para Educação Básica e discutir sobre instrumentos didático-pedagógicos. Unidade prática: Trabalho de campo. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Análise dos fundamentos da Psicologia da Aprendizagem e suas implicações no processo educacional. A contribuição da psicologia para a Educação. Dimensões psicossociologias do processo ensino aprendizagem: instituições sociais, grupos e sua dinâmica, a sala de aula. As relações entre homem que ensina e o homem que aprende: as dificuldades de aprendizagem. Educação especial. |
Regionalização do Espaço Mundial I | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A regionalização do espaço mundial contemporâneo. A regionalização do mundo pela posição físico-geográfica. As influências econômicas, políticas e culturais no processo de regionalização do espaço mundial. A regionalização do mundo entre Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido). |
Biogeografia e Conservação da Natureza II | 34 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Definições, conceitos básicos, história e desafios. História geocronológica da vida. Origem, evolução, meios de expansão e fatores geográficos e ecológicos que orientam a distribuição dos seres vivos no planeta. Biodiversidade e as grandes unidades fitogeográficas e zoogeográficas do planeta, sucessão e refúgios ecológicos, centro de dispersão e especiações. |
Geografia Agrária II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Subordinação e resistência no campo no contexto contraditório do modo capitalista de produção. Educação do Campo. |
Geografia Urbana II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A urbanização brasileira. A rede urbana brasileira. Problemas socioespaciais e degradação ambiental nas cidades. Reforma urbana no Brasil. Urbanização e rede urbana paranaenses. |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Métodos e técnicas de pesquisa em Geografia. Elaboração de projeto de pesquisa. |
Regionalização do Espaço Mundial II | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A regionalização do mundo em Blocos Econômicos – impasses e perspectivas. Globalização/ |
Monografia em Geografia | 144 | Anual | 4° ano | Reflexão final do projeto de pesquisa, realizado na disciplina de métodos e técnicas de pesquisa em geografia, e encaminhamentos para o desenvolvimento da pesquisa monográfica em geografia. Desenvolvimento da pesquisa monográfica em geografia. |
Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado II | 204 | Anual | 4° ano | A Geografia como disciplina escolar no Ensino Médio. Desenvolvimento de práticas pedagógicas para o Ensino Médio. O roteiro de relatório de estágio. Observações da escola, organização e a dinâmica escolar. Planejamento das aulas de Geografia e a Regência no Ensino Médio. A construção de materiais paradidáticos para o Ensino Médio. Experiências profissionais sobre o ensino de Geografia. Análise, discussão e apresentação dos resultados do estágio. |
Estatística Aplicada à Geografia | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Introdução à Estatística para os estudos geográficos. Tabelas. Gráficos. Amostragem. Distribuição de frequências. Medidas de posição e dispersão. Representação e análise de séries temporais. Correlação Linear. |
Geografia Política | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Constituição do campo da Geografia Política e as dimensões espaciais do poder. A Geografia Política e Geopolítica: as diferentes abordagens teóricas. Território, poder, segurança e soberania. Estado-Nação, nacionalismo, a questão das fronteiras e Direitos Humanos. As grandes questões políticas e geográficas contemporâneas e as relações de gênero. |
Políticas da Educação | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Conceito e origem da Política Educacional e suas formas de organização social. A Educação nas Constituições Brasileiras e na Legislação Educacional. A construção da cidadania e políticas de inclusão. A estrutura didática da educação escolar. Os níveis e as modalidades de ensino Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Gestão da escola: organização administrativa, financeira e autonomia. A gestão democrática do ensino público. |
Variabilidade e Mudanças Climáticas | 34 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Variabilidade Climática. Mudanças Climáticas. Aquecimento global antropogênico. Vulnerabilidades às mudanças climáticas. Geopolítica das mudanças climáticas. A questão climática como mote para Educação Ambiental. |
Fisiologia da Paisagem | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A paisagem enquanto categoria de análise geográfica e a abordagem sistêmica de seu estudo, tanto na elaboração como na organização, estrutura e funcionamento das paisagens. |
Geografia das Águas | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | A água no centro da discussão ambiental. Ciclo Hidrológico. Distribuição espacial da água doce no mundo e no Brasil. Usos múltiplos. Geografia das águas continentais e águas oceânicas. As grandes unidades hidrográficas na América do Sul. A bacia hidrográfica como unidade geográfica e de gerenciamento. A Política Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Surdo, a surdez, a educação, a cultura e as identidades surdas: aspectos históricos e sócio-antropológicos Legislação e políticas públicas do Brasil para a educação de surdos. Conceitos, habilidades e conteúdos necessários para a aquisição e comunicação básica para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais Língua Brasileira de Sinais - Libras. Estudo para encaminhamentos teórico e metodológico de estudantes surdos na educação básica. |
Optativa II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Amanda Machado de Almeida | Mestrado | |||
Ana Paula Azevedo da Rocha | Doutorado | lattes.cnpq.br/3065119215564141 | ||
Bruno Ferreira Campos | Doutorado | 55 45 32847914 | ||
Djoni Roos | Doutorado | 55 45 32847883 | ||
Edson dos Santos Dias | Doutorado | 55 45 32847914 | lattes.cnpq.br/2339595383053062 | |
Elio Jacob Hennrich Junior | Doutorado | lattes.cnpq.br/3796212628042916 | ||
Ericson Hideki Hayakawa | Doutorado | 55 45 32847871 | lattes.cnpq.br/4329506543421390 | |
Fabio de Oliveira Neves | Doutorado | 55 45 32847914 | lattes.cnpq.br/0989988257191680 | |
Jose Edezio da Cunha | Doutorado | 55 45 32205665 | lattes.cnpq.br/9964163479344142 | |
Leila Limberger | Doutorado | 55 45 32845064 | lattes.cnpq.br/1003429202093216 | |
Marcia Regina Calegari | Doutorado | 55 45 32847848 | lattes.cnpq.br/7608085294604450 | |
Maria José Castelano | Doutorado | 55 45 32847878 | lattes.cnpq.br/9210790648909053 | |
Maristela Ferrari | Doutorado | 55 45 32847914 | lattes.cnpq.br/3175018519300430 | |
Marli Terezinha Szumilo Schlosser | Pós-Doutorado | 55 45 32847851 | lattes.cnpq.br/1262151295695350 | |
Mateus Marchesan Pires | Doutorado | 55 45 32847851 | lattes.cnpq.br/7471206132114308 | |
Oscar Vicente Quinonez Fernandez | Doutorado | 55 45 32847851 | lattes.cnpq.br/5229115627274784 | |
Valdenir de Souza Pinheiro | Mestrado | 55 45 32847845 | ||
Vanda Moreira Martins | Doutorado | 55 45 32847850 | lattes.cnpq.br/9136370230484152 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino | 19/08/1999 | Resolução 165/1999-CEPE |
Regulamento de Estágio | 15/12/2011 | Resolução 322/2011-CEPE |
Regulamento de TCC | 30/11/2017 | Resolução 322/2017-CEPE |
Regulamento do Estágio | 21/03/2019 | Resolução 023/2019-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso MCR0011 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2025
Acessos: 720335