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Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes das atividades profissionais dos servidores, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde.

A Unioeste Campus Cascavel conta com uma CIPA. Os integrantes são eleitos pelos servidores, para mandato de um ano.

A CIPA é prevista no Programa Estadual Saúde Ocupacional do Servidor Público, criado por lei em 2009. O programa cria essas comissões, já existentes na iniciativa privada, em todos os órgãos públicos estaduais.

 

São atribuições da CIPA:

  • Elaboração do mapa de riscos à saúde ocupacional, identificando esses riscos.
  • Divulgação de informações relativas à saúde ocupacional.
  • Verificações nos ambientes e condições de trabalho.
  • Prevenção de problemas de saúde ocupacional
  • Realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
 

Assédio Moral e Sexual

Como a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como atribuições:

  • Divulgação de informações relativas à saúde ocupacional.
  • Verificações nos ambientes e condições de trabalho.
  • Prevenção de problemas de saúde ocupacional

 A CIPA desempenha um papel crucial na criação de um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo, na qual o assédio não é tolerado. Ao incluir o combate ao assédio em suas atribuições, a CIPA contribui para a prevenção de problemas de saúde mental e física dos trabalhadores, além de promover um clima de respeito e confiança no ambiente de trabalho. 

 

Membros da CIPA

Gestão 2024/2025

Gestão 2025/2026 

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