Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes das atividades profissionais dos servidores, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde.
A Unioeste Campus Cascavel conta com uma CIPA. Os integrantes são eleitos pelos servidores, para mandato de um ano.
A CIPA é prevista no Programa Estadual Saúde Ocupacional do Servidor Público, criado por lei em 2009. O programa cria essas comissões, já existentes na iniciativa privada, em todos os órgãos públicos estaduais.
São atribuições da CIPA:
- Elaboração do mapa de riscos à saúde ocupacional, identificando esses riscos.
- Divulgação de informações relativas à saúde ocupacional.
- Verificações nos ambientes e condições de trabalho.
- Prevenção de problemas de saúde ocupacional
- Realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Assédio Moral e Sexual
Como a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como atribuições:
- Divulgação de informações relativas à saúde ocupacional.
- Verificações nos ambientes e condições de trabalho.
- Prevenção de problemas de saúde ocupacional
A CIPA desempenha um papel crucial na criação de um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo, na qual o assédio não é tolerado. Ao incluir o combate ao assédio em suas atribuições, a CIPA contribui para a prevenção de problemas de saúde mental e física dos trabalhadores, além de promover um clima de respeito e confiança no ambiente de trabalho.
Membros da CIPA