Servidores da ala de desintoxicação do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) em parceria com os alunos do 4º ano de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar) estão promovendo a “Semana nacional de prevenção e conscientização ao uso problemático de álcool e outras drogas” nos dias 24 e 25 de junho na recepção do Ambulatório e de visita do Huop.
A semana têm como objetivo prevenir e conscientizar os indivíduos maiores de 18 anos sobre o uso problemático do álcool e outras drogas. As atividades contam com explanação do tema por meio de vídeos curtos pré-elaborados e disponíveis na internet, aplicação de instrumento de triagem, orientações individuais e fornecimento de panfletos educativos dos serviços de saúde e grupos de mútua ajuda. Também foi exposto um painel sobre a unidade de desintoxicação do Huop e um banner referente aos serviços de saúde em Cascavel.
Adriana de Oliveira, enfermeira coordenadora da ala e uma das organizadoras do evento, fala da importância de abordar esse assunto. “A atividade educativa de prevenção do uso problemático do álcool e outras drogas contribui na conscientização da população referente a esta temática, com objetivo de controle do consumo evitando comorbidades, diminuindo índices de acidentes no trânsito e conflitos familiares.”
De início foi realizada uma fala para todos os indivíduos maiores de 18 anos de idade, sobre a Semana Nacional e política sobre drogas e, na sequência, profissionais e acadêmicos convidaram quem estava aguardando atendimento no ambulatório do Huop, a participar da triagem pelo uso problemático de álcool.
A triagem é feita por meio de um teste chamado Audit (Alcohol use disorders identification test), elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o tempo de aplicação é de 2 a 4 minutos. Faz parte da avaliação de saúde geral e tem como características avaliar diversos níveis de uso do álcool, desde o não uso até a provável dependência e avalia também o uso de álcool nos últimos 12 meses.
Após o teste já é feita a devolutiva e caso detectado o uso problemático do álcool, é realizado o encaminhamento ao “Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná” (SIM-PR), que avalia e autoriza o caso para obtenção de vagas no Programa Vida Nova. A Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas e Proteção à Comunidade é quem regula essas vagas. Ao fazer parte do programa, o indivíduo é acolhido na unidade terapêutica, e então, o tratamento se inicia.
Até agora já foram entrevistadas 129 pessoas. Cinco casos foram detectados, mas somente três pessoas aceitaram o encaminhamento.
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) através das leis 11.343/06 e 13.840/19. De acordo com o ato normativo, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas (SENAD), promoverá campanhas e encontros voltados para participação da sociedade brasileira e para conscientização da comunidade contra as drogas todos os anos, no mês de junho, sendo celebrado o “Dia Internacional de Combate às drogas” em 26 de junho. O foco dessas ações é a criação de um vínculo entre a pessoa que usa drogas e os serviços de saúde da rede de atenção psicossocial.
Fotos: Divulgação