•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Campus Rondon: CCHEL busca impulsionar, pesquisa, ensino e extensão

Campus Rondon: CCHEL busca impulsionar, pesquisa, ensino e extensão

O novo diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL), do Campus de Marechal Cândido Rondon, professor Doutor Edilson Hobold, disse querer alavancar os Programas de Pós-Graduação estimulando a pesquisa, ensino e extensão. Ele também pretende orientar docentes e acadêmicos para cada vez mais impulsionar o crescimento dos cursos.

Edilson é graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon – FACIMAR (1994), Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade do Norte do Paraná, Londrina – UNOPAR (1996), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – UFSC (2003) e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013). Foi Docente Temporário (colaborador) na Unioeste (1995 e 1996) e se tornou Docente Efetivo da Unioeste em março de 1997, aprovado no 13º Concurso Público.

Durante esses 24 anos dentro da Universidade, se tornou membro e atual Líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte; Coordenador do Projeto de Extensão “Futuro do Judô” desde 1997; Coordenador de Estágios do Curso de Educação Física – Bacharelado;       Representante do Curso no Conselho de Centro do CCHEL; Ministrante de diversas disciplinas nos Cursos de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura; Ministrante de disciplinas e diversas orientações na Pós-Graduação Lato Sensu; Orientador de estágios, TCCs, bolsistas de extensão e Iniciação Científica; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física – Bacharelado; Componente do Comitê de Pareceristas do CCHEL; Componente da Comissão de Ensino do CCHEL; Membro do Colegiado da Pós-Graduação em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde; Membro do Conselho Editorial da Revista Caderno de Educação Física - Estudos e Reflexões; Comissão de Avaliação de Desempenho Docente do CCHEL; Coordenador de diversos eventos do Curso de Educação Física; e Membro da equipe de trabalho da proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação Física.

  1. Diretor, quais os projetos imediatos que têm para o Centro na gestão 2020-2023?
  • • Apoiar e manter diálogo permanentemente com as entidades representativas dos docentes e estudantes;
  • • Apoiar e orientar os Coordenadores de Curso para o desenvolvimento de um trabalho de excelência;
  • • Apoiar as ações desenvolvidas pelo PIBID, NUFOPE, CEPEDAL, NEPEF e outros programas que representem iniciativas formativas dos estudantes;
  • • Pleitear o preenchimento do quadro docente por meio de concurso público;
  • • Fortalecer os Laboratórios e Núcleos de Apoio ao ensino de Graduação e da Pós-Graduação;
  • • Estimular a integração de docentes e estudantes, por meio de ações e atividades culturais, esportivas e recreativas, que busquem a valorização das relações humanas;
  • • Fomentar a criação de grupos de pesquisa e apoiar a consolidação dos já existentes;
  • • Apoiar os Programas de Pós-Graduação do Centro, estimulando o crescimento e consolidação dos mesmos;
  • • Estimular a discussão e a auto avaliação dos cursos de Graduação e Pós-Graduação;
  • • Promover discussões e ações para combater a evasão universitária, especialmente nos Cursos de Licenciatura;
  • • Promover, em conjunto com os Colegiados, ações de divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação, à exemplo do que já ocorreu na I Mostra de Profissões do Campus de Marechal Cândido Rondon realizada em setembro de 2019;
  • • Buscar o fortalecimento do NEPEF – Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Física, criado recentemente;
  • • Propor discussão das Resoluções antigas que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, principalmente no tocante a tramitação de documentação para a desburocratização da Universidade;

 

  1. Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?
  • • Pleitear a ampliação da quantidade e do valor das bolsas de monitoria, de extensão e de iniciação científica;
  • • Apoiar a luta por direitos e melhorias no Plano de Carreira dos Docentes;
  • • Melhorar as condições para a oferta e desenvolvimento das atividades da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI);
  • • Buscar a criação e implantação do Núcleo de Línguas do CCHEL, para atividades acadêmicas voltadas à comunidade interna e externa, a partir dos projetos de extensão desta área já existentes;
  • • Buscar ampliar os espaços/salas de professores, para incentivar a permanência dos professores e alunos no campus, melhorando as possibilidades de vivenciar mais a vida acadêmica;
  • • Apoiar integralmente a criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física.
  • • Desenvolver outras ações propostas pelos Cursos do Centro no decorrer da gestão.

 

  1. Como se compõe seu Centro?

Cursos de Graduação

  • • Educação Física (bacharelado)
  • • Educação Física (licenciatura)
  • • Geografia (licenciatura)
  • • História (licenciatura, matutino e noturno)
  • • Letras Português/Alemão/Espanhol/Inglês (licenciatura)

Cursos de Pós-Graduação

  • • Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado)
  • • Programa de Pós-graduação em História (mestrado e doutorado)
  • • Temos ainda diversos professores do curso de Letras que exercem atividades junto ao Programa de Letras (mestrado e doutorado) e ao Programa Profletras (mestrado) no campus de Cascavel. Outros docentes do Centro também atuam junto a outros Programas de Pós-graduação da UNIOESTE (seja no campus de Rondon, seja em outros campi).
  • • Os Cursos de Educação Física – bacharelado e licenciatura, estão construindo, em conjunto com o Curso de Fisioterapia de Cascavel, uma proposta de Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado à ser submetido em breve para a apreciação da CAPES.

Docentes

  • • 69 Docentes efetivos, sendo: 5 Pós-Doutores, 60 Doutores, 4 Mestres (sendo 3 doutorandos);
  • • 28 docentes colaboradores, sendo: 15 Doutores, 12 Mestres e 1 Especialista.

Acadêmicos

  • • Aproximadamente 800 alunos de graduação e 100 alunos de Pós-Graduação.

Estrutura Física

  • • Salas dos Colegiados e Centro;
  • • Laboratórios diversos dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação;
  • • Complexo poliesportivo com piscina, quadra poliesportiva, ginásio, sala de lutas, pista de atletismo, campo de futebol e laboratórios de avaliação;
  • • Prédio dos Programas de Pós-Graduação;
  • • Pavilhão de Ginástica.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.