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Campus Cascavel: Diretor do CCBS busca melhoria da infraestrutura física

Campus Cascavel: Diretor do CCBS busca melhoria da infraestrutura física

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no campus de Cascavel conta nesse mandato com a diretoria do professor-doutor Marcio José Mendonça. Nessa gestão, uma de suas metas é implementar um centro de convivência para os acadêmicos do campus.

Marcio José Mendonça é professor Associado da Unioeste, cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia da Araraquara - FOAr/UNESP, em 2000. É Mestre em Reabilitação Oral pela FOAr/UNESP em 2003 e doutor em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP, em 2010.

Professor efetivo do curso de graduação em Odontologia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Unioeste. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação oral, odontogeriatria, materiais dentários e desordens temporomandibulares.

  1. Diretor quais os projetos imediatos que o senhor tem para o seu Centro na gestão 2020-2023?

A gestão 2020-2023 do CCBS recebeu, durante a campanha eleitoral, uma série de demandas de projetos a serem implementados, que sem dúvida, irão melhorar as atividades acadêmicas dos discentes e docentes do nosso centro.

Dentre as demandas mais imediatas, vamos trabalhar, em conjunto com a Direção de Campus, com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos (CA) para a implementação de um centro de convivência para os acadêmicos do campus de Cascavel.

Também iremos auxiliar a administração superior no fortalecimento das ações do Pronto Atendimento Psicopedagógico e Saúde Integrada (PAPSI) junto a comunidade acadêmica (docentes, discentes e agentes universitários). Nosso objetivo é que esse atendimento, gratuito, seja mais conhecido e utilizado, e que a partir de um atendimento humanizado, possamos auxiliar a comunidade da Unioeste.

No ano de 2020 dois cursos de graduação lotados do CCBS (Ciências Biológicas – Licenciatura e Ciências Biológicas – Bacharel) serão avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Essa nota, juntamente com a avaliação do corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos, irá compor o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que indica a qualidade do curso frente as outras Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, nós do CCBS iniciamos uma forte atuação junto as coordenações dos respectivos cursos, docentes e discentes a fim de potencializar as capacidades destes, buscando alcançar a excelência desses cursos no cenário nacional.

Ainda no que se refere ao quesito avaliação, 2020 será o último ano da avaliação quadrienal da CAPES, que conceitua  e ranqueia os programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil. Diante disso, a direção do CCBS irá atuar junto aos programas de pós-graduação vinculados a este centro para que se consolidem no cenário de ensino nacional por meio da elevação de seus conceitos.

Como projeto a médio prazo, estamos trabalhando para realizar um amplo diagnóstico das percepções e necessidades dos acadêmicos, docentes e agentes administrativos dos cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), a fim de identificar as fragilidades específicas. Com esse diagnóstico em mãos, a direção, em conjunto com os colegiados de curso, a direção de campus e a reitoria, irá planejar ações resolutivas em curto, médio e longo prazo.

  1. Diretor qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?

Nos últimos anos, nossa Unioeste tem recebido pouco fomento para a melhoria da infraestrutura física e para a atualização e/ou manutenção de equipamentos vinculadas, especialmente, aos cursos de graduação. Neste sentido, o diagnóstico que estamos implantando permitirá que a direção do CCBS possa planejar, juntamente com as instâncias superiores, ações de melhoria na infraestrutura e, por meio de parcerias ou emendas parlamentares, seja possível a modernização dos equipamentos.

Apesar da grande expansão vertical dos cursos de pós-graduação vinculados ao CCBS nos últimos anos, a reposição de docentes efetivos tem sido praticamente nula, o que tem sobrecarregado nossos docentes. Os apontamentos das necessidades de reposição do quadro de docentes efetivos junto as instâncias competentes é tarefa inerente do Centro, e vamos trabalhar para atingir esse objetivo.

Nosso objetivo com as ações destacadas acima, e trabalhando conjuntamente com os colegiados e os Núcleos Docentes Estruturantes, é aprimorar o ensino de excelência dos cursos de graduação da Unioeste, e alcançar os melhores indicadores nas avaliações do MEC. Tal objetivo somente será alcançado através do trabalho conjunto entre direção do CCBS e colegiados.

  1. Como se compõe seu Centro hoje (número de cursos, docentes, acadêmicos e estrutura física)?

 O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) agrega cinco cursos de graduação (Ciências Biológicas - licenciatura, Ciências Biológicas - bacharel, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, dois programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado (Conservação e Manejo de Recursos Naturais e Odontologia) e um programa de pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado (Biociências e Saúde), além de sete programas de Residência nas seguintes especialidades:I) Enfermagem - Vigilância em Saúde e Controle de Infecções, II) Enfermagem - Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, III) Fisioterapia Hospitalar, IV) Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva, V) Odontologia - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, VI) Odontologia - Reabilitação Oral -  Prótese Dentária e Dentística Restauradora VII) Multiprofissional - Reabilitação Integral Das Anomalias Craniofaciais.

Atualmente temos lotados no CCBS 134 docentes efetivos e 25 docentes colaboradores. No total, os cinco cursos oferecem, anualmente, 960 vagas para estudantes de cursos de graduação e cerca de 170 vagas para estudantes de pós-graduação.

As atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à comunidade são realizadas em laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, nas clínicas de Odontologia e Fisioterapia, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Universitário (HUOP), entre outros.

As atividades de interação com a administração e os acadêmicos se faz em grande parte em conjunto com os quatro CAs ligados aos cinco cursos de graduação do CCBS. Esse é um canal de comunicação muito eficaz e que permite ao centro dialogar abertamente com os estudantes.

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