Unioeste e PTI reforçam parceria em reunião nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira, 24, foi realizada reunião entre Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) para reforçar a parceria entre as instituições e estabelecer novas estratégias de cooperação. No ano passado as instituições firmaram o compromisso de seguir com parceria histórica e agora estudam novos formatos para dar continuidade as atividades conjuntas.
O magnifico reitor da Unioeste, professor Alexandre Weber, esteve presente e comentou sobre a integração da universidade com o PTI. “Reafirmamos essa parceria de longo tempo e buscamos estar cada vez mais próximos e com ações para que essa parceria seja uma via de mão dupla, atuando juntos em soluções para desafios que nós temos pela frente”.
O diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, também esteve presente e destacou a importância da Unioeste no PTI. “Esse é o ambiente onde nós interagimos com a academia e por isso temos a oportunidade de contar com todo o potencial desses jovens universitários que estão aqui trabalhando no nosso ambiente, nos nossos centros de competência. Temos discutido a melhor maneira de dar continuidade a esse trabalho. É muito importante, uma parceria histórica e que nós temos todo o interesse em preservar”.
Fernando José Martins, diretor do Campus Foz do Iguaçu relembrou a história da criação ITAI, em 1995, por professores da Unioeste que resultou posteriormente na criação do PTI. “Estamos desde a perspectiva de criação do PTI sempre em constante parceria, que é importante para a formação dos nossos estudantes e desenvolvimento para comunidade da tríplice fronteira”.
Estiveram presentes na reunião também o Pró-reitor de administração e finanças Geysler Bertolini, o Assessor executivo Cláudio Marquetto, o diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas – CECE Romeu Reginato e equipe do PTI.
Unioeste recebe doação de robô da TecPar
Na manhã desta terça-feira, 24, também foi realiza a entrega de um robô de fabricação TAP – The Automation Partnership, doado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) para o Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste.
Professor Cláudio Marqueto, esteve presente na entrega e explicou que o equipamento tinha sido utilizado em projetos da Tecpar e estava disponível para a doação, surgindo desta forma o interesse para a aquisição. “Percebendo a afinidade do equipamento possibilitar novas experiências tanto no ensino, quanto na pesquisa dos cursos de tecnologia, articulou-se essa doação que chega para ampliar as possibilidades práticas das atividades de ensino e também na pesquisa”.
O equipamento será utilizado para programação, robótica, automação e controle dos cursos do Centro. O professor do CECE, Romeu Reginatto, participou da entrega e falou sobre as possibilidades de estudo que o equipamento permite. “É um equipamento de uso industrial e tem potencial para várias aplicações além de boas interfaces com as áreas trabalhadas nos cursos do CECE. Vamos utilizá-lo em atividades de pesquisa, podendo ser compartilhado entre grupos”.
Texto: Gilvana Giombelli
Acessos: 2536