Francisco Beltrão: Grupo de Pesquisa viaja à Castro/PR para análise da categoria de gênero e interseccionalidades
Nos dias 12 e 13 de julho, o Grupo de Estudos Etno-Culturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Francisco Beltrão, realizou uma viagem de estudo ao município de Castro, Paraná, com o propósito de aprofundar a análise da categoria de gênero sob a luz da teoria feminista. O foco do debate e da investigação foi a participação histórica das mulheres em espaços privados e públicos no estado, considerando as interseccionalidades de gênero, raça, etnia e classe. Durante a viagem, foram discutidos conceitos como poder, dispositivo e (re)existências, destacando a relevância dessas categorias na pesquisa educacional contemporânea.
A programação da viagem incluiu visitas a diversos locais históricos, entre eles o Centro Cultural Castrolanda, o Museu Casa do Imigrante Holandês, a Fazenda Capão Alto, o Museu do Tropeiro, a Casa de Sinhara, o Museu Kolonistennhaus, além de outros locais significativos em Castro – PR. Estas visitas forneceram um contexto rico para as discussões, permitindo uma análise crítica das influências históricas sobre os papéis de gênero e a dinâmica de poder.
O Estudo Dirigido foi coordenado pela Professora Doutora Sônia Maria dos Santos Marque, docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Francisco Beltrão. Ela também coordena o projeto de extensão “Tecendo a Cidadania: Geração de Renda Familiar e Combate à Exclusão Social”. A Professora Doutora Carina Melkler, Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão, também esteve à frente da elaboração e das discussões que foram tecidas durante o Estudo Dirigido.
Esta foi uma atividade de pesquisa, ensino e extensão. Contou com a colaboração das bolsistas de Iniciação Científica, Andrea Cristina Carniel e Giovana Heloisa Brandiele. A organização do evento ficou a cargo do mestrando e bolsista de Apoio Técnico Willian Canova dos Santos.
As discussões realizadas durante a viagem foram voltadas para a análise do vigor dos estudos de gênero como possibilidade investigativa na pesquisa educacional. Os participantes buscaram compreender os conceitos e categorias desse campo de estudos, identificando e debatendo pesquisas que fazem a intersecção entre gênero, dispositivos, poder, resistências e educação. Uma ênfase especial foi dada à reflexão sobre as interseccionalidades entre gênero, raça e classe, ampliando a compreensão sobre a complexidade dessas relações no contexto educacional.
Esta atividade faz parte do Estudo Dirigido do PPGEFB e do Projeto de Pesquisa “Narrativas de Mulheres: Memórias e Cotidianos”. A experiência proporcionou aos participantes uma visão crítica e aprofundada sobre os estudos de gênero, evidenciando a importância de considerar múltiplas perspectivas e interseccionalidades na pesquisa educacional.
A viagem não apenas enriqueceu o conhecimento teórico dos participantes, mas também ofereceu uma oportunidade prática de observar e analisar as dinâmicas históricas e sociais que moldam a participação das mulheres na sociedade.