Unioeste realiza formação continuada com professores da educação básica de Cascavel
Neste mês de agosto, cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Cascavel participaram de uma formação com foco nos fundamentos teóricos - metodológicos para o Ensino de Geografia e História. A capacitação, promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (SEMED), foi organizada por um grupo de professores da instituição e destacou a importância da teoria na prática docente.
Na atividade foram explorados conceitos basilares de localização e cartografia, fontes históricas e gamificação por meio da atividade "Caça ao tesouro", bem como, materiais que podem ser adaptados à realidade de cada Escola. Participaram da formação professores regentes II que trabalham as disciplinas de Geografia e História, no município de Cascavel, também estiveram contribuindo com a atividade os bolsistas do programa Universidade Sem Fronteiras, o estudante do curso de Geografia, Dhyonne Fernandes Pessoa, o Licenciado em História, Fabio Augusto Guckert e a coordenadora pedagógica, Elisiane Silva.
“O trabalho conjunto entre Universidade e Escola é essencial, visto que aprimora a formação inicial e contínua de professores, possibilitando processos de ensino e de aprendizagem eficazes. Ressalta-se a necessidade de produção de materiais pedagógicos voltados aos aspectos locais e regionais, além de cursos de aperfeiçoamento com maior carga horária propiciando um trabalho minucioso, com análises e reflexões detalhadas dos conteúdos explorados”, comenta a coordenadora pedagógica, Clenilza Lemos da Silva.
O curso foi estruturado para oferecer uma compreensão mais profunda sobre os principais conceitos e abordagens pedagógicas que norteiam o ensino dessas disciplinas. Segundo a Pró-Reitora de Graduação da Unioeste, Aparecida Darc de Souza, que também integrou a equipe organizadora, “a oferta deste curso demonstra um compromisso com o desenvolvimento profissional dos professores, o que contribui para sua valorização e motivação. Professores que se sentem apoiados e valorizados tendem a ter maior satisfação no trabalho, o que reflete positivamente no desempenho dos alunos. Além disso, com a formação, os professores podem desenvolver novas estratégias de ensino que são mais eficazes e apropriadas para os alunos do Ensino Fundamental I”, menciona.
Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a história e geografia local, pensando metodologias para trabalhar nas salas de aulas e abordando na formação atividades lúdicas. Para a docente do curso de História da Unioeste, Dra. Cláudia Monteiro, foi uma experiente gratificante realizar a formação junto com os professores da rede de ensino. “Na formação propusemos algumas ideias novas, tanto na área de História e Geografia, que envolva mais as crianças e que as mesmas reconheçam o espaço que elas estão”, diz.
Para o professor do curso de Geografia da Unioeste, Dr. Ericson Hayakawa, realizar a formação foi uma atividade desafiadora onde se buscou a integração dos conteúdos de forma conjunta e integrada. “Além disso, foi muito positiva e produtiva, pois houve muita colaboração e troca de experiências com os professores participantes. Isso enriqueceu ainda mais as atividades. A formação buscou não só auxiliar os professores no seu dia a dia escolar, apresentando formas de trabalhar os conteúdos, mas principalmente, ressaltar a possibilidade de desenvolver atividades em equipe e de forma interdisciplinar”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques