•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste: Projeto de extensão auxilia mulheres vítimas de violência doméstica em Foz do Iguaçu

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, é um projeto de extensão que desempenha um papel vital no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Desde sua criação, em outubro de 2022, o NUMAPE já realizou mais de 3.900 atendimentos e atuou em mais de mil processos, tanto no Juizado de Violência Doméstica quanto na Vara de Família.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Unioeste e a Secretaria de Educação, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), composto por uma coordenadora, duas professoras orientadoras (Direito e Psicologia), uma advogada, uma psicóloga e duas estagiárias de Direito.

A iniciativa proporciona aos estudantes do quinto ano do curso de Direito da Unioeste a oportunidade de realizar o estágio obrigatório, garantindo a aplicação na prática das diretrizes e princípios da Lei Maria da Penha.

Para que uma mulher seja atendida, é necessário que tenha registrado ao menos um boletim de ocorrência, que pode servir de base para a solicitação de medidas protetivas junto ao juiz. Além do atendimento jurídico, o projeto também oferece suporte psicológico, tendo realizado 931 atendimentos psicológicos desde seu início.

O NUMAPE também atua na Vara de Família, onde já participou de mais de 400 audiências e ajuizou diversas ações relacionadas a divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia, regulamentação de visitas e reconhecimento de união estável.

A coordenadora do projeto, Professora Isadora Minotto Gomes Schwertner, destaca a importância do projeto na conscientização das vítimas: “A ideia do NUMAPE é possibilitar à vítima de violência doméstica o reconhecimento da situação de violência nas suas mais diversas espécies, patrimonial, psicológica, moral, virtual, financeira, e auxiliar a mulher a sair dessa situação de violência”.

O NUMAPE está vinculado ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Foz do Iguaçu, localizado na Rua Padre Bernardo Plate, 1250 - Jardim Polo Centro. O CRAM atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.