Colégio de Beltrão é tema de pesquisa de egresso de Doutorado
O egresso do Programa de Pós-graduação em Geografia do curso de Doutorado, Professor Doutor Moacir da Costa Belliato, entregou na quarta-feira, 23, exemplares do livro O Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão-PR (1964-1982): aspectos históricos e o ensino de Geografia a Direção do Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão.
A obra é resultado de estudos, pesquisas e investigações do Doutorado em Geografia, sob orientação da professora doutora Marli Terezinha Szumilo Schlosser do Programa de Pós-graduação em Geografia e coorientado pelo professor doutor André Paulo Castanha do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos docentes da Instituição.
No livro o autor apresenta parte significativa da trajetória do Colégio Estadual Mário de Andrade em todas suas etapas, do início à constituição. Para conceber o trabalho, contou com a participação da comunidade, de lideranças locais e do poder público.
Uma das constatações da pesquisa é que, em determinado período, o Colégio Estadual Mário de Andrade foi a única instituição de ensino médio e de cursos profissionalizantes. Deste modo, foi o único apto a preparar uma parte significativa de profissionais liberais de Francisco Beltrão e da região.
A pesquisa identifica que entre os profissionais formados pelo colégio estão advogados, administradores, engenheiros, médicos, professores, entre outros.
Conforme a pesquisa, uma parcela da população e região tem suas histórias marcadas pela passagem por essa instituição de ensino “que ininterruptamente continua em diferentes etapas transmitindo o conhecimento geográfico nos seus aspectos físicos e críticos e das mais diversas relevantes disciplinas e assim cumprindo sua função educacional e social promovendo a formação profissional da juventude regional”, destaca o professor.
Atualmente o professor Moacir é colaborador do Programa de Educação Especial – PEE da Unioeste/ Campus de Francisco Beltrão.