Unioeste: Acadêmico leva projeto Engenheiro por um dia para escolas paulistas
Com o objetivo de divulgar o curso de Engenharia Elétrica do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o professor Valmei Abreu Júnior criou o projeto intitulado Engenheiro Eletricista por um dia que está sendo divulgado nas redes de ensino médio.
De acordo com o acadêmico do primeiro ano de Engenharia Elétrica, João Matheus Hauch Pinto Tristoni, que levou o projeto, por iniciativa própria, para escolas das cidades paulistas de Presidente Prudente e Martinópolis, o projeto consiste, no primeiro momento, em visitas às escolas de Ensino Médio, com o objetivo de divulgar o curso além de levar aos alunos informações sobre o engenheiro eletricista, desde a graduação até sua atuação no mercado de trabalho “Aproveitei, essa grande oportunidade, para apresentar a universidade e divulgar todos os cursos oferecidos – da graduação ao doutorado –, projetos de extensão, projetos de pesquisas, eventos promovidos e algumas atividades que a Unioeste possui, o que foi muito oportuno, pois as inscrições para o vestibular estão abertas e sei que muitos, além de não conhecer a instituição, não têm interesse em cursar um nível superior, em especial na área de exatas. Fiz palestras em salas de aulas e no auditório de escolas para alunos do Ensino Médio. Expliquei sobre a forma de ingressar nos cursos da Unioeste e seus respectivos campi. Falei sobre a preocupação que a nossa instituição tem em relação ao tripé: ensino, pesquisa e extensão”, contou.
João contou ainda que percebeu que os alunos se interessaram muito e que ficaram surpresos ao saber que os acadêmicos recebem condições para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação por meios de tantos projetos de ensino, pesquisa e de extensão. “Foi um momento oportuno para divulgar a nossa universidade, bem como para contribuir para a carreira acadêmica de jovens estudantes, muitos ainda inseguros em relação à escolha de seus cursos. Como metodologia, utilizei apresentações, que elaborei no powerpoint, bem como folders disponibilizados pela instituição. Dessa forma, o resultado foi muito satisfatório, pois, além de tornar mais didática e ilustrativa a apresentação, muitos disseram que iam mostrar a seus familiares e colegas, de forma a contribuir ainda mais para a difusão dessas informações”.
O acadêmico ainda aplicou um questionário, que é uma das ideias do projeto para, dentre outros objetivos: analisar quais as dificuldades que os alunos têm na hora de escolher um curso superior; verificar se os mesmos têm dificuldades com cursos na área de exatas; e, por fim, se essa dificuldade causa o desinteresse em ingressar no curso de Engenharia, por exemplo. No segundo momento, deste projeto, será promovida a visita ao Itaipú Parquetec, lugar no qual funciona o CECE (Centro de Engenharias e Ciências Exatas), onde está inserido o curso de Engenharia Elétrica, em Foz do Iguaçu. Desta forma, as escolas que receberam as palestras serão convidadas para, durante a visitação, conhecerem os laboratórios, salas, projetos e atividades promovidas pelo CECE, dentro do Itaipu Parquetec. Lembra-se, ainda, que a visita das escolas ao Itaipú Parquetec é uma das iniciativas do CECE para, além de apresentar a universidade, incentivar e motivar os alunos a ingressarem nos cursos da Unioeste, em especial no curso de Engenharia Elétrica.