10ª Edição do EAICTI da Unioeste encerra com recorde de trabalhos inscritos
Mais um EAICTI realizado com sucesso na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação é o momento de valorizar e principalmente evidenciar as pesquisas realizadas por acadêmicos/bolsistas que compõem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
Neste ano, o encontro chegou à 10ª edição com o tema: Estratégias Sustentáveis para combater as mudanças climáticas e já é considerado recorde em número de participações, com 595 trabalhos inscritos e 120 salas virtuais abertas. O Programa de Iniciação Científica é mantido com recursos destinados à pesquisa, tecnologia e inovação e inserção social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os trabalhos apresentados durantes os três dias de evento, entre 06 e 08 de novembro, são o resultado da dedicação e comprometimento com as atividades de Iniciação Científica realizadas dentro da Unioeste “O EAICTI é um evento que traz uma emoção muito grande com quem trabalha com pesquisa, porque revela resultados de pesquisa de iniciação científica. É um trabalho imenso fazer todo esse processo acontecer, a gente precisa lembrar dos professores que se dispõem a fazer todo processo de avaliação dos projetos e bolsas. Nesse ano escolhemos esse tema justamente porque a pesquisa que começa na iniciação científica pode ser fundamental para solucionar os problemas ambientais”, diz o diretor de Pesquisa da PRPPG e coordenador do 10° EAICTI, Douglas Cardoso Dragunski.
A Universidade tem um papel muito importante para a sociedade, o EAICTI é uma confirmação da potência da Unioeste junto à população “Hoje com a 10ª edição do EAICTI, conseguimos consolidar o que é embrionário em termos de pesquisa na universidade. É o contato do aluno com a pesquisa, é o encontro da graduação com a pós-graduação, essa 10ª Edição comporta a quinta edição do evento on-line e isso tem demonstrado um número grande de participação, por exemplo agora com o recorde de inscritos neste ano. Esse evento é feito e envolve muita gente e nós precisamos agradecer a todos, principalmente a equipe que que faz parte desse processo. E não podemos esquecer dos alunos, as grandes estrelas do evento que participam e apresentam pesquisas tão importantes”, explica a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Sanimar Busse.
A valorização da pesquisa é composta por muitas camadas, como por exemplo o ajuste de bolsas. Hoje, a Unioeste é nota máxima entre as universidades do estado e a pesquisa faz parte desse resultado. Hoje, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem o maior número de bolsas institucionais, ao todo são 80, entre as universidades do estado. Este tipo de atenção à pesquisa é parte de um planejamento, entender que a pesquisa precisa ser tratada como prioridade é também ter a consciência de um incentivo real para dar subsídio para os estuantes “A produção do conhecimento na sociedade é basicamente feita nas universidades públicas, e a iniciação científica é o começo disso. Existe um trabalho integrado em conjunto muito importante com o governo do estado, e isso é fruto de um trabalho importante realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem à frente o secretário Aldo Bona, o que estamos conseguindo fazer aqui é resultado de toda essa dedicação. Entendemos que o investimento das bolsas para os alunos é oportunizar que o aluno viva a plenitude na Universidade”, comemora o reitor Alexandre Webber.
10ª Edição
A abertura oficial do EAICTI 2024 contou com a presença, em vídeo, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, que lembrou a importância do espaço destinado à pesquisa dentro da Universidade “É um grande evento e oportunidade para que estudantes que fazem iniciação científica e tecnológica possam compartilhar aprendizagens e aprender uns com os outros, é nesse momento que os estudantes conseguem aprofundar o debate do fazer ciência e inovação”.
Outro ponto destaque da cerimônia de abertura foi a divulgação dos melhores trabalhos avaliados na edição de 2023, ao todo, 8 projetos foram considerados destaques, são eles:
Campus Cascavel – Linguística
Projeto: Linguagem neutra e discurso: uma forma de inclusão?
Orientadora: Dantielli Assumpção Garcia
Orientanda: Eduarda Capelari Peringer
Campus Toledo – Engenharias
Projeto: Uso de tecnologia emergente para ruptura celular de levedura residual de cervejaria
Orientadora: Monica Lady Fiorese
Orientando: Wendel Gustavo Van Helden
Campus Toledo – Ciências Sociais Aplicadas
Projeto: Análise espacial da distribuição das atividades econômicas nas regiões geográficas imediatas do Paraná entre 2015 e 2021
Orientador: Lucir Reinaldo Alves
Orientando: Mateus Aparecido Verona
Campus Cascavel – Ciências Humanas
Projeto: Mercado e força de trabalho de Enfermagem no Brasil nas décadas de 1950 e 1980: um estudo comparativo
Orientador: Luiz Fernando Reis
Orientando: Ronaldo de Oliveira Penteado Oliveira
Campus Toledo - Ciências Exatas e da Terra
Projeto: Produção de um curativo com nanofibras de Ecovio® produzidas por eletrofiação contendo óleo essencial de pau d’alho
Orientador: Douglas Cardoso Dragunski
Orientanda: Bruna Aparecida Alexandre
Campus Cascavel – Ciências Biológicas
Projeto: Gomphonema Ehrenberg do Baixo Iguaçu, Paraná, Brasil
Orientadora: Norma Catarina Bueno
Orientanda: Emilly Luna Pereira
*Campus Cascavel – Cascavel Ciências da Saúde *
Projeto: Avaliação do uso de fibra obtida por eletrofiação contendo óleo ozonizado na cicatrização de lesões estéreis
Orientador: Rafael Andrade Menolli
Orientanda: Amanda Stefanello
Campus Francisco Beltrão – Ciências Agrárias
Projeto: Análises físico-química e sensorial de extratos vegetais artesanais de soja, amendoim, aveia e arroz
Orientadora: Daniela Miotto Bernardi Orientando: Jefferson Kramin Martins
Durante os três dias eventos aconteceram apresentações de trabalhos e palestras voltadas aos participantes, com a Profa. Dra. Ana Paula de Carvalho Teixeira, da Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG) que tratou sobre: Estratégias Sustentáveis para Combater as Mudanças Climáticas e ainda com Profa. Dra. Gabriela Marques Di Giulio, da Universidade de São Paulo (USP), responsável por apresentar o tema Efeitos Sociais das Mudanças Climáticas.
Sobre o EAICTI
O Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, e tem como principais objetivos avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O Programa de Iniciação Científica é mantido com recursos destinados à pesquisa, tecnologia e inovação e inserção social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). EAICTI é o momento de divulgação das contribuições científicas envolvendo os temas desenvolvidos na Instituição pelos discentes de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação. Além de compartilhar resultados, experiências e dificuldades, o evento permite discutir as atividades de Iniciação Científica e traçar as estratégias institucionais para a formação de pesquisadores e qualificação de recursos humanos.