•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste realiza VI Colóquio Nacional de Educação e Questões Étnicas para a Igualdade Racial

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, realizou entre os dias 05 e 07 de novembro, o VI Colóquio Nacional de Educação e Questões Étnicas para a Igualdade Racial, tendo como objetivo comemorar os 20 anos do Grupo de Estudos Etno-Culturais (GEEC) da Universidade e debater a educação para a igualdade racial em espaços formais e não-formais de ensino.

Neste período de duas décadas os membros do grupo participaram de diversos eventos, promoveram oficinas, minicursos e atividades de extensão, participaram de publicações, orientaram alunos da graduação e pós-graduação dentre muitas atividades. 

A realização do VI Colóquio Nacional de Educação e Questões Étnicas: educação para a igualdade racial, traz um debate sobre a reflexão sobre a produção da educação antirracista, onde durante o evento foi entregue uma menção de reconhecimento por uma educação para igualdade racial para três mulheres quilombolas, moradoras da Comunidade Adelaide Maria Trindade Batista, de Palmas.

O evento também contou com a formatura das mulheres cursistas do projeto de extensão “Tecendo a cidadania: geração de renda e combate à exclusão social”, encenação da peça teatral A Tecelã, palestras, mesas redondas, atividades culturais, apresentação de comunicações orais a discussão e o significado do antirracismo para a produção de uma sociedade democrática.

A docente aposentada do curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Raquel Terezinha Rodrigues, expressou sua felicidade ao receber o convite para participar do evento. “A Unioeste sempre nos recebe muito bem, já considero minha segunda casa, porém cada vez que participo dos eventos sei que aprendo muito mais do que transmito. O evento foi um sucesso, pessoas competentes e que fazem um trabalho importantíssimo na valorização das mulheres do Sudoeste”, diz.

“Agradeço a Deus por proporcionar momentos que nos honram, e agradeço a professora Sônia Marques de todo meu coração pela menção honrosa a minha pessoa, meus agradecimentos também aos cursistas e professores pelo carinho recebido não tenho palavras para expressar minha felicidade e gratidão a Unioeste”, mencionou a homenageada Maria Arlete, moradora da Comunidade Adelaide Maria Trindade Batista, de Palmas.

Assessoria de Comunicação Social

Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.