Central de Notícias

Unioeste: Campus de Rondon participa do Dia D da Pessoa com Autismo

Unioeste: Campus de Rondon participa do Dia D da Pessoa com Autismo

O Grupo de Trabalho Voltado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEA - MCR) convida os pais e responsáveis de pessoas diagnosticadas com autismo para participar do Dia D da Pessoa com Autismo. A ação ocorrerá no dia 30 de novembro (sábado), das 14h às 17h, no salão do CTG e no restaurante alemão, no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon.

Na oportunidade, acontecerão o cadastramento das pessoas com autismo e momentos de recreação. O objetivo é buscar a estruturação de políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista) em nível municipal.

O GTEA - MCR é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a Câmara Municipal, a  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e os pais ou responsáveis por pessoas com TEA. O grupo inclui profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e de cultura que trabalham de forma integrada para promover ações coordenadas e construir uma rede de apoio voltada para este público.

Cadastro

Através do cadastramento das pessoas com autismo residentes no município, o GTEA visa reunir dados essenciais para orientar a implementação de políticas públicas voltadas para o TEA. Os resultados desse cadastro permitirão a indicação de medidas que promovam o amparo assistencial e a criação de novos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, tecnologias de suporte, qualificação profissional, recursos adicionais e outras iniciativas fundamentais.

Sobre o evento

No Dia D da Pessoa com Autismo, além do cadastramento, será promovida uma tarde de atividades recreativas para as crianças com TEA, bem como atividades voltadas para os pais e responsáveis. Essa é uma oportunidade para que as famílias se informem, participem de uma tarde agradável e se conectem com a comunidade.

Documentos necessários

Para realizar o cadastramento, os pais ou responsáveis deverão trazer:

- CPF dos pais e/ou responsável legal e da pessoa com TEA;

- Comprovante de endereço;

- Laudo de TEA de um ou mais especialistas: pediatra, neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo, neuropediatra;

- Cartão do SUS (opcional).

A presença da família é fundamental para avançarmos na construção de políticas inclusivas e eficazes. Contamos com a sua participação!

Grupo de Trabalho Voltado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEA - MCR)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.