Laboratório de Bioinformática da Unioeste apresenta pesquisa sobre redes neurais
O Laboratório de Bioinformática (LABI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, participou da 20ª edição do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), realizado de 8 a 11 de outubro de 2024, em Belo Horizonte. Entre os trabalhos apresentados, o estudo “Avaliação de variações da rede profunda EfficientNet em bases dermoscópicas” explorou o uso de redes neurais profundas para análise de imagens dermoscópicas, contribuindo para diagnósticos mais precisos em doenças de pele.
Desenvolvido pelo professor Newton Spolaôr, do curso de Engenharia Mecânica, em coautoria com os pesquisadores Huei Diana Lee, Weber Shoity Resende Takaki, Claudio Coy e Wu Feng Chung, o trabalho do LABI investigou como diferentes variações do modelo EfficientNet podem aprimorar a identificação de padrões em imagens médicas.
Sobre a relevância de sua formação na Unioeste, Newton, egresso do curso de Ciência da Computação, destacou: “A Unioeste contribuiu na minha formação como pesquisador já na graduação, quando fiz iniciação científica no Laboratório de Bioinformática. Desde então, em colaboração com alunos e professores do laboratório e de instituições parceiras, seguimos desenvolvendo trabalhos científicos e tecnológicos como o que foi apresentado no CBIS 2024.”
O CBIS é o maior congresso de informática em saúde do Brasil. Nesta edição, reuniu mais de 750 participantes e 240 trabalhos aceitos. O LABI teve uma presença marcante com quatro estudos apresentados, incluindo a pesquisa sobre redes neurais.
Os resultados serão publicados nos Anais do CBIS, em uma edição especial do Journal of Health Informatics (JHI), ampliando o impacto das pesquisas realizadas pela Unioeste no campo da informática em saúde.
Mohammad Ali Fayad
Acessos: 64