Professora da Unioeste participa do 19º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
A professora doutora Elis Maria Teixeira Palma Priotto, docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste -, campus Foz do Iguaçu, participou como congressista do 19º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, do 16º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e do 4º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental, realizados entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, em Goiânia (GO).
A docente representou a Unioeste como enfermeira e pesquisadora no Fórum Nacional da Licenciatura em Enfermagem, coordenado pela Enfermeira Dra. Adriana Katia Corrêa, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USP-RP). O encontro foi uma oportunidade para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem (DCNS), atualmente em tramitação no Ministério da Educação (MEC), e a Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024, que trata da formação inicial de profissionais do magistério da educação escolar básica.
A resolução tem como objetivo fortalecer os cursos de licenciatura, incluindo a formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura.
Durante o evento, a professora Elis Maria apresentou um trabalho intitulado "Práticas Pedagógicas em Licenciatura de Enfermagem", abordando a importância de vivenciar experiências práticas na formação dos futuros enfermeiros docentes. Segundo a professora, essa vivência prática é essencial para que os alunos de licenciatura em Enfermagem possam se preparar de maneira adequada para o ensino e a prática pedagógica em saúde.
Elis destacou a relevância do evento, ressaltando que foram momentos de profundas reflexões ao agregar três importantes dimensões da profissão de Enfermagem: a formação nos diferentes níveis de ensino, o processo de Enfermagem como eixo estruturante da assistência e as bases teóricas do gerenciamento de serviços. Ela também destacou a importância da saúde mental no processo de formação, na atenção e na gestão dos cuidados de saúde.
"Foi uma experiência enriquecedora que proporcionou reflexões valiosas sobre os caminhos da formação dos futuros profissionais de Enfermagem, suas práticas pedagógicas e os desafios do ensino na área da saúde", afirmou a docente. A professora lembrou ainda, da importância do apoio do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) da Unioeste, que viabilizou a participação no evento, reconhecendo a importância de oportunidades como essa para a qualificação e o desenvolvimento da área de Enfermagem no Brasil.