Professora da Unioeste é premiada pelo Fórum de Integração Brasil Europa
A professora Dra. Gabriella de Camargo Hizume, coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, conquistou o primeiro lugar na categoria "Outras Ciências Sociais" pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE). O reconhecimento foi atribuído à sua tese de doutorado intitulada "A questão da garantia de qualidade do Ensino Superior em contextos regionais: um estudo sobre as experiências da Europa e do Mercosul".
O estudo representa uma análise comparativa dos processos de garantia de qualidade no ensino superior, destacando as semelhanças nos objetivos e procedimentos, especialmente no que diz respeito à certificação da qualidade. Parte dos dados foi coletada durante o período de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Gabriella também realizou estágios no exterior, no Institute of Education (IOE), da University College London (UCL), na Inglaterra, e na European Association for Education Law and Policy (ELA), vinculada à Universiteit Antwerpen (UA), na Bélgica.
Em seu discurso de agradecimento, Gabriella destacou o papel fundamental das políticas públicas brasileiras no sucesso de sua trajetória acadêmica. "Graças às políticas educacionais do Estado brasileiro, tive acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade, bem como ao suporte financeiro e ao apoio institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Araucária e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tenho plena consciência de que trilhar este caminho não teria sido possível sem os programas federais e estaduais voltados para a qualificação de pesquisadores e de professores universitários, que, infelizmente, hoje estão fragilizados", afirmou.
A professora também ressaltou a importância do apoio institucional da Unioeste, que garantiu sua licença para dedicação ao doutorado. "O suporte foi essencial para que eu pudesse me dedicar integralmente à pesquisa, que agora retorna à instituição por meio de reflexões e contribuições no campo da qualidade do ensino superior", destacou.
Assessoria de Comunicação Social
Mohammad Ali Fayad