Estudantes da Unioeste participam do XI CONAPE em Francisco Beltrão
Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade, Sociologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, participaram do XI Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (CONAPE), na sexta-feira (29). O grupo é liderado pelo professor Eduardo Nunes Jacondino e conta com a participação de alunos do curso de Direito.
Os policiais da Patrulha Maria da Penha de Francisco Beltrão, Roni Tavares de Lima e Fernanda Renata Ferreira Bora, apresentaram resumos expandidos sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha no município, sob orientação da professora Andréa Regina de Morais Benedetti. Fernanda é aluna do terceiro ano do curso de Direito da Unioeste.
Os temas discutiram a possibilidade de cifras ocultas no registro de boletins de ocorrência em casos de violência doméstica e algumas reflexões sobre o dispositivo botão do pânico.
Ainda, foi apresentado à comunidade acadêmica o resumo expandido intitulado “Justiça Restaurativa na Prisão: Um Olhar sobre a Implementação de Processos Circulares na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão – Paraná”, de autoria da egressa Danna Kali Franke, da assessora da Vara De Execuão Penal Dangley Alipio e de Andréa Regina de Morais Benedetti.
O trabalho expôs os Projetos do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR) e Ressignificar, mantidos pela Vara de Execução Penal de Francisco Beltrão em parceria com o Conselho da Comunidade.
No mesmo evento, foram apresentados os artigos “NUJUR – Núcleo de Justiça Restaurativa da Unioeste, campus de Francisco Beltrão: desafios na atuação de facilitadores de processos circulares de justiça restaurativa na execução de medidas socioeducativas”, de autoria do mestrando em Educação Everton Fernando Cordeiro e “A assistência às pessoas privadas de liberdade: um estudo sobre o Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão/PR”, de autoria da egressa Fernanda Pacheco Koakoski da Silveira, ambos sob orientação da docente Andréa Regina de Morais Benedetti.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques