Francisco Beltrão: Pesquisa de Doutorado em Geografia da Unioeste participa de concurso internacional na França
A discente Camila Cristina Taschin Popiolek, do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, está desenvolvendo palestras sobre a Geografia e a História do município, com os estudantes das Escolas Municipais de Ampére – PR. A atividade é objeto de estudo da pesquisa da tese de doutorado em andamento.
Além das palestras, na oportunidade, os estudantes estão sendo convidados a participar do concurso internacional intitulado: “Ampére: Amanhã um mundo elétrico”. O evento ocorre com a intenção de comemorar os 250 anos do nascimento de André-Marie-Ampère, criador da unidade de intensidade da corrente elétrica (Ampère). O concurso internacional é organizado pelo Musée Ampère e pela SAAMA (Sociedade de Amigos de André-Marie-Ampère), localizado em Lyon – França e conta com o apoio de Anne L’Huillier (Prêmio Nobel da Física - 2023), Alain Aspect (Prêmio Nobel da Física - 2022) e Gérard Mourou (Prêmio Nobel da Física - 2018).
A participação no concurso decorre da parceria de pesquisa da discente Camila com o professor Dr. Alfonso San Miguel, da Universidade de Lyon – França. Professor Alfonso é um dos pesquisadores sobre a história do criador da corrente elétrica.
Os estudantes participam do concurso por meio de desenhos, que abordam sobre a história da eletricidade no município de Ampére – PR, a Usina Hidroelétrica Municipal; a visão do futuro elétrico; e a trajetória de André-Marie-Ampère. A discente é orientada no curso de doutorado em Geografia pela professora Doutora Mafalda Nesi Francischett.