Unioeste recebe I Fórum Regional de Valorização Farmacêutica
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu na sexta-feira (14) o I Fórum Regional de Valorização Farmacêutica, uma iniciativa pioneira do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, promovida pelo seu Grupo Técnico de Trabalho de Valorização Farmacêutica, em parceria com o curso de Farmácia da Universidade para sediar o evento.
O evento proporcionou um espaço para debate sobre temas cruciais que impactam a profissão farmacêutica. Segundo Lucas de Sá, assessor parlamentar do Conselho Federal de Farmácia, o fórum é realizado para falar sobre avanços e desafios da profissão farmacêutica.
“Trouxemos em nossa palestra alguns dos 600 projetos de lei acompanhados pela categoria farmacêutica, que tem em seu bojo, seja avanço para a profissão, e aqueles projetos em que nós tentamos que não haja retrocesso nessa profissão tão importante. Esse evento é muito importante para a categoria, para que todos possam ter, primeiro, conhecimento das demandas, e assim poder se mobilizar em apoio à toda aquela iniciativa que possa trazer avanço para a profissão farmacêutica no nosso país”, explica o assessor.
Entre os presentes no Fórum estavam farmacêuticos, estudantes e gestores de saúde. Todos em busca de informação sobre as dificuldades e necessidades da profissão farmacêutica. “O Conselho Regional de Farmácia é um órgão que foi criado para a fiscalização do exercício profissional, porém tem sua atividade secundária não por obrigação, mas por entendimento dessa necessidade da valorização do profissional farmacêutico, que não é só profissional, ou financeira, mas um reconhecimento do profissional nas suas áreas de atuação, onde a sociedade possa reconhecê-lo, como profissional essencial no cuidado do paciente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas. Então esse Fórum traz uma discussão muito ampla. O Conselho está aberto às vozes dos farmacêuticos para construir junto um conselho melhor e uma profissão mais reconhecida e valorizada”, diz Marcio Augusto Antoniassi, Presidente do Conselho Federal de Farmácia do Paraná.
Além de discutir sobre a profissão, o Fórum tem um grande compromisso com os acadêmicos de Farmácia, colocando-os a par de leis e direitos da profissão. “É importantíssimo a participação dos estudantes para terem conhecimento do funcionamento do conselho regional, também das atividades do sindicato, dos direitos trabalhistas relacionados à profissão”, comenta o Presidente do Órgão que briga pela qualidade do farmacêutico, Fábio Augusto do Carmo Santana.
A coordenadora do Curso de Farmácia, Profª Drª Luciana Oliveira de Fariña, destaca que “a luta pela profissão é um dos pontos fundamentais da carreira farmacêutica, e eventos como esse trazem para a Universidade um momento rico de debates e informações que podem ser fundamentais para a carreira dos futuros profissionais, que hoje são nossos estudantes. É uma honra para a Unioeste, por meio do curso de Farmácia, essa parceria com o CRF-PR”.