Unioeste sedia o III Taller Latinoamericano de Micropaleoetnobotânica
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, será palco do III Taller Latinoamericano de Micropaleoetnobotânica, que acontece entre os dias 17 e 20 de março de 2025, sob a temática “Relevância de uma rede interdisciplinar de estudos em fitólitos e amido”.
O evento ocorrerá no Auditório do Bloco de Pós-Graduação em Geografia e História e reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas para discutir os avanços e desafios no uso de fitólitos e amidos em estudos paleoambientais, arqueológicos, etnobotânicos e geográficos.
O evento é coordenado pela professora Márcia Calegari, do curso de Geografia do Campus Marechal Cândido Rondon, e organizado pelo Laboratório Multidisciplinar de Estudos da Dinâmica Ambiental (LEDA), conta com o suporte da Fundação Araucária, Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Sociedade Internacional de Fitólitos (IPS), Direção do Campus de Marechal Cândido Rondon, APROGEO/CREA/AGB-Maringá/Associação de Geógrafos do Oeste do Paraná, NAPI Emergências Climáticas, LabMAKER e o apoio dos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Unioeste.
Programação
A programação do III Taller inclui mesas-redondas, palestras, sessões de pôsteres e minicursos práticos. O evento terá a participação de especialistas renomados da América Latina e do Brasil.
Espaço para Interação e Troca de Conhecimento
Durante os quatro dias de evento, os participantes terão a oportunidade de expor seus trabalhos em sessões de pôsteres, que ocorrerão nos corredores do térreo do Prédio de Pós-Graduação em Geografia e História. A exposição permitirá a troca de experiências e a criação de redes de colaboração entre os pesquisadores.
A organização solicita a compreensão da comunidade acadêmica para o possível aumento de circulação e ruído no prédio durante o evento.
Um Marco para a Pesquisa na Área
O III Taller Latinoamericano de Micropaleoetnobotânica representa um avanço significativo para a consolidação da pesquisa na área na América Latina. Segundo a Márcia Calegari, o evento é uma oportunidade para fortalecer as redes de pesquisa brasileiras e latino-americana e ampliar a formação de novos especialistas na análise de fitólitos e amidos.
"Ao sediar esse evento consolidamos a trajetória do nosso laboratório, o LEDA e da Unioeste como referência nesses estudos, sobretudo na análise de fitólitos e promover discussões interdisciplinares que contribuam para o avanço do conhecimento científico e a aplicação dessas técnicas em diferentes contextos ambientais e arqueológicos", destaca a coordenadora.
A Unioeste tem a honra de sediar este evento e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento científico e a internacionalização da pesquisa.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/III%20Taller%20de%20Micro%20Paleoetnobot%c3%a1nica/anais
Acessos: 230