•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Seminário da Unioeste debate os desafios da evasão escolar no ensino superior

Nos dias 3 e 4 de abril, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou o 1º Seminário "O Ensino Superior na Conjuntura Atual - O que dizem os dados?", com o objetivo de promover um debate aprofundado sobre a evasão no ensino superior. O evento contou com a participação de autoridades e especialistas, como a pró-reitora da Prograd, Aparecida Darc de Souza, o diretor de Estatísticas Educacionais do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Carlos Moreno, o diretor de geral do Instituto Federal do Paraná, campus Cascavel, Marcio Luiz Modolo, além de professores, coordenadores de cursos e diretores de campi de Cascavel, Geysler Bertolini, Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey e de Toledo, Patrícia Stafusa Sala Battisti.

WhatsApp_Image_2025-04-04_at_10.07.51.jpeg

Durante o seminário, Carlos Moreno discutiu os desafios para acelerar a expansão da educação superior no Brasil, destacando a importância de políticas públicas e ações que orientem esse processo. Ele enfatizou a necessidade urgente de melhorar a qualidade da educação e reduzir os índices de evasão, fatores essenciais para o desenvolvimento educacional no país.

Uma das metas discutidas foi a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior, especialmente entre jovens de 18 a 24 anos. Essa meta, considerada fundamental para a inclusão educacional, busca garantir maior acesso à educação superior, contribuindo para a formação de uma sociedade mais qualificada e competitiva.

Carlos Moreno apresentou dados do INEP, destacando, por exemplo, a queda no número de alunos no ensino superior. Em 2013, eram 3,8 milhões de alunos, enquanto em 2023 esse número caiu para 2,7 milhões. Ele atribuiu parte dessa redução ao aumento da oferta de cursos à distância.

 Captura_de_tela_2025-04-04_092917.png

Além disso, foi discutido o pedido para que, com base nos dados levantados pelo INEP, sejam sugeridas estratégias para combater a evasão escolar. A pró-reitora Aparecida Darc Souza destacou: "O Paraná é um dos estados que mais forma alunos no ensino médio no Brasil. Por isso, precisamos encontrar os melhores caminhos para atrair esses jovens ao ensino superior."

Carlos Moreno, ressaltou: "O Paraná sai na frente ao realizar encontros como este, onde nos inspiramos em análises e evidências para debater a educação superior no Brasil. Reunir especialistas, que mantêm parceria com o Ministério da Educação e o INEP, é essencial para conduzir experiências e pesquisas, levando em consideração informações produzidas por diferentes fontes, como o INEP e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná."

“Este tipo de evento é fundamental, pois oferece acesso a dados produzidos pelo INEP, que são cruciais para orientar as políticas educacionais. O seminário tem como objetivo proporcionar aos diretores de campus, centros e coordenadores de cursos um conjunto de informações relevantes sobre o ensino superior, baseadas nos dados do INEP e no Projeto Paradigmas. A partir de debates como esse, podemos planejar melhor as estratégias para enfrentar os desafios diários da educação superior”, finalizou Aparecida.

 

Texto: Liliane Dias/ Fotos Liliane Dias/Rosislene Fontana 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.