Unioeste recebe Conferência Estadual do Esporte para discutir Plano Decenal do Paraná
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi palco da Conferência Estadual do Esporte. O encontro realizado no campus de Toledo, teve como objetivo a construção do Plano Decenal do Esporte Paranaense 2026/2035, um documento que norteará as ações e investimentos na área pelos próximos dez anos.
Com a participação de 90 municípios das regionais de Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu, o evento contou com 270 participantes, entre gestores municipais e representantes da comunidade, que discutiram propostas para a estruturação da política estadual do esporte. Esta é a segunda de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná.
Com palestras, salas temáticas e grupos de trabalho, a conferência foi organizada pela Secretaria de Esportes do Paraná, em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Ao longo de três dias, o evento debateu sobre as políticas públicas voltadas ao esporte e a formação de gestores municipais para a área.
O Encontro de Gestores Municipais do Esporte é uma ação do programa ‘O Esporte que Queremos’, projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes e o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), voltado para a capacitação de gestores públicos e educadores da área esportiva.
Durante o encontro, o diretor de esporte do Paraná Esporte, Cristiano Barros Homem Del Rei, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um momento histórico para o Estado do Paraná e o Brasil, pois o Estado está servindo de referência para o país, no que diz respeito a políticas públicas esportivas, demonstrando que o Paraná em todo o processo está à frente do desenvolvimento das políticas públicas”, diz.
O coordenador do curso de Educação Física da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, Prof. Dr. Lucinar Flores, esteve presente no evento juntamente com os docentes Dr. Oldemar Mazzardo Junior e Dr. José Carlos Mendes. Lucinar comenta que a conferência é muito importante para discutir propostas para uma política pública do esporte e que dará diretrizes para que o estado do Paraná tenha ações de médio e longo prazo. “O evento tem sido bem interessante e proveitoso por ser uma ação única e inédita de parceria entre estado através da Secretaria do Estado do Esporte e SETI, além de todas as universidades públicas do Paraná. É uma honra a Unioeste ser palco desta conferência e nós docentes e acadêmicos contribuímos diretamente para isto. Ressaltando o apoio da Reitoria para total execução desse evento”, expõe.
O prefeito de Toledo, Mário Costenaro, atribuiu o êxito do evento a um trabalho coletivo e ágil. “Todo esse desenvolvimento econômico, estradas, aeroportos, cidades se desenvolvendo, são extremamente importantes e focados numa coisa que é a essência de tudo isso: a melhora da qualidade de vida das pessoas. E se tem um instrumento poderoso que tem um potencial enorme para desenvolver a vida das pessoas, é o esporte”, frisou.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos.
Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes receberam a coletânea do programa “O Esporte Que Queremos”. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Após a etapa de Toledo, a Conferência Estadual do Esporte seguirá para Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril), reunindo, ao fim, todos os 399 municípios, consolidando um amplo debate para o fortalecimento do esporte paranaense. A conferência teve início em Ponta Grossa, onde aconteceu a primeira etapa entre 25 e 27 de março.
Texto: Alexsander Marques