Pesquisadoras finlandesas visitam Unioeste para conversa sobre o fortalecimento da formação de professores
Na última quinta-feira (03), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o apoio da Fundação Araucária e da Finnish National Agency for Education, recebeu pesquisadoras da University of Turku, da Finlândia, para uma reunião com coordenadores e professores dos Programas de Pós-Graduação, equipes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para apresentação do Programa de Cooperação Paraná-Finlândia: Excelência na formação inicial e continuada de professores.
A agenda das pesquisadoras, que permanecem no Paraná de 29 de março a 05 de abril, em Cascavel de 01 a 03 de abril, contou com reunião no Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos de Cascavel (CEAVEL), com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, visita aos Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais, estaduais e Ecoparque.
Na Unioeste, as pesquisadoras apresentaram como é o sistema de formação para professores na Finlândia, para que os professores, pesquisadores dos programas de formação de professores, possam compreender quais são as semelhanças, as diferenças, e quais são as potencialidades para trabalharem em conjunto.
Segundo a Assessora de Projetos Estratégicos da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, que esteve acompanhando as pesquisadoras em Cascavel, existe uma parceria entre a Fundação Araucária com a Finlândia, mais especificamente com a University of Turku, que visa promover projetos conjuntos para o fortalecimento da formação de professores no Paraná. “A Finlândia é referência em relação às estruturas necessárias para que haja uma boa formação de professores, uma base teórica muito específica, que é a educação baseada em pesquisas e evidências, o que torna o processo de formação, de supervisão, de educação inicial e continuada muito qualificada. Então nós estamos trazendo essas boas referências da Finlândia, para o nosso sistema educacional para que nós possamos refletir em propostas conjuntas, visando qualificar o nosso ecossistema educacional”, explica.
A educação na Finlândia é considerada uma das melhores do mundo, com isso, o projeto que está em desenvolvimento busca o modelo de formação de professores do país para propor melhorias na educação do Brasil. E para iniciar a implementação do projeto, a Fundação Araucária conta com o apoio da Unioeste, além da Secretaria Municipal de Educação, e da prefeitura. “É um processo que está em elaboração, com a participação de todos os envolvidos, o projeto e a proposta será desenhado ao longo desses próximos meses, com a participação desses envolvidos”, ressalta Elaine.
A professora Larissa Giordani Schmitt, do colegiado de Letras da Unioeste, é a responsável pelo contato entre Fundação Araucária e Universidade para o desenvolvimento do projeto, e considera a visita da delegação da Finlândia enriquecedora e de muito aprendizado. “Tive a oportunidade de visitar escolas públicas com as professoras, mostrando a elas o trabalho que é feito. Ao visitarem a Unioeste, nossos pesquisadores e da Finlândia interagiram e discutiram sobre a formação de professores. Essa troca de experiências é o marco inicial de uma parceria de trabalho que possivelmente trará melhorias em nosso sistema educacional”.
Quem organizou a reunião entre Unioeste e as pesquisadoras foi a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse, que também acredita no potencial da Universidade em fazer parte desse projeto de educação. “Será um projeto muito importante para a formação de professores e para as pesquisas na área da educação”, afirma.