Pesquisadores da Romênia visitam o campus da Unioeste em Toledo
O campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Toledo, recebeu nesta terça e quarta-feira, a visita da comitiva de pesquisadores da Romênia, que vieram ao Brasil com o objetivo de estreitar relações acadêmicas e realizar debates na área da Química. A programação incluiu uma série de reuniões com professores e gestores da Universidade, além de uma visita guiada pelas instalações do campus.
A delegação romena, composta por pesquisadores da Universitatea Babes – Bolyai - Faculty of Chemistry and Chemical Engineering, Cluj-Napoca da Romênia, Profa. Dra. Cristea Castelia e Prof. Dr. Cristea Mircea, foi recepcionada pela diretora-geral do campus, Profa. Dra. Patricia Salla Battisti e pela Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unioeste. Durante o encontro, foram apresentados os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição, com destaque para os programas de pesquisa científica na área de química oferecidos pela Unioeste.
Durante a visita, os pesquisadores realizaram uma palestra para os docentes e alunos dos programas de pós-graduação e graduação em Química e Engenharia Química da Instituição em Toledo, na qual foram discutidos assuntos sobre a síntese assistida por micro-ondas e a transformação da química verde para a orgânica sintética. Na ocasião, os participantes puderam interagir diretamente com os pesquisadores estrangeiros e conhecer mais sobre as diferentes pesquisas e assuntos da área.
“Estamos muito felizes por conseguir ter esse momento de internacionalização, é muito importante para os nossos cursos e programas de Pós-Graduação essa presença de dois pesquisadores da Romênia da área de Química”, menciona a diretora-geral da Unioeste, campus de Toledo, Profa. Dra. Patrícia Stufasa Sala Battisti.
O coordenador da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unioeste, Prof. Dr. Rafael Mattiello, comenta que é um grande prazer e honra receber os pesquisadores da Universitatea Babes – Bolyai, Cluj-Napoca da Romênia. “Temos uma parceria de longa data e é extremamente importante para a gente conseguir consolidar ainda mais o nosso ensino de qualidade, proporcionando experiências para nossos alunos e docentes. Acreditamos que a internacionalização é uma ferramenta importante para as trocas de saberes entre diferentes nações”, diz.
“A visita é muito importante porque além da troca de informações sobre os cursos, também podemos trocar informações sobre pesquisas e parcerias acadêmicas. Essa troca de conhecimento e conteúdo em si é crucial para que cada vez mais possamos evoluir principalmente no que se refere a internacionalização”, explica o docente do programa de Pós-Graduação em Química da Unioeste, Prof. Dr. Douglas Cardoso Dragunski.
Texto: Alexsander Marques