Unioeste coordena o III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM)
Entre os dias 14 e 16 de maio, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) coordena o III Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (III SILSEM). O evento, totalmente online, reúne educadores, pesquisadores e especialistas de diversas partes do mundo com o objetivo de discutir práticas inovadoras para o ensino de Matemática, tendo como base o modelo japonês (Lesson Study) de desenvolvimento profissional docente.
O Lesson Study surgiu no Japão como resposta a transformações no sistema educacional daquele país e consolidou-se como uma metodologia eficaz para o aprimoramento do ensino. Fundamentado nos princípios da colaboração entre professores e da reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, o modelo tem se difundido globalmente por sua capacidade de transformar a sala de aula em um espaço de aprendizado coletivo e contínuo.
A abertura oficial do seminário ocorreu na manhã desta terça-feira (14) e contou com a presença do magnífico reitor da Unioeste, professor doutor Alexandre Almeida Webber. Em sua fala, ele destacou a importância do evento: “É um evento fundamental para transformar o ensino da Matemática em algo cada vez mais interessante para os alunos. A Unioeste coordenar esta edição nos deixa muito contentes”.
Alexandre também destacou, em sua fala de abertura no evento, que o ensino de Matemática é algo fundamental e que só o ensino transforma. “É fundamental mostrar que o ensino da Matemática é algo acessível e importante”, destacou.
O seminário conta com a participação de representantes de 20 países: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Ilha de Malta, Índia, Itália, Japão, México, Moçambique, Peru, Portugal e Suíça. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal possuem representantes no evento. E ainda, nesta edição, foram registrados 1.204 participantes, número que reforça o crescente interesse internacional pelo tema.
O evento também é uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de redes internacionais de colaboração. Além disso, o III SILSEM reafirma a relevância da formação continuada de professores como pilar essencial para a melhoria da qualidade da Educação Matemática em âmbito global.
“Esse seminário é fruto de um trabalho coletivo envolvendo alunos, técnicos, professores brasileiros e estrangeiros”, comentou o presidente da Comissão Científica do III SILSEM, professor doutor Richael Silva Caetano (Unioeste, campus Foz do Iguaçu e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)).
Para a professora doutora Renata Camacho Bezerra (UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)), Coordenadora Geral do evento, “esse é um momento importante de troca de experiências que promove reflexões e, acima de tudo, permite que possamos aprender cada vez mais como esse processo formativo”.
Nesta edição, o site do evento está traduzido em três idiomas, português, inglês e espanhol devido uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (Cascavel). As atividades de Mesas Redondas e Palestras contarão com intérpretes de LIBRAS, pois conta com o apoio do Programa de Educação Especial (PEE) de Foz do Iguaçu.
Texto: Liliane Dias