Egresso da Unioeste recebe menção honrosa em prêmio internacional de história intelectual
Wagner Henrique Neres Fiuza, egresso do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), receberá uma menção honrosa no prestigiado Prêmio de História Intelectual para Jovens Doutores, promovido pelo Grupo de Trabalho da Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA).
O reconhecimento foi concedido a partir do artigo desenvolvido com base em sua tese de doutorado, intitulada "Moisés Bertoni: ciência, família e identidade nacional do/no Paraguai (1888-1929)", defendida em dezembro de 2021 na Unioeste, sob a orientação do professor doutor Marcos Nestor Stein. O trabalho examina a trajetória do naturalista Moisés Bertoni, destacando sua atuação científica e intelectual e sua influência na construção de identidades nacionais no Paraguai.
A menção é destinada a destacar artigos originais, com rigor teórico e crítico, produzidos por pesquisadores emergentes na área de História.
A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 25 de maio de 2025, em Lima, no Peru, durante o encerramento da VIII Reunião do Grupo de Trabalho da AHILA, com o tema “Obra Intelectual, Pensamento e Modernidade na América Latina, Séculos XIX e XX”. O evento integra o congresso internacional "Espaços (trans)nacionais: cooperação intelectual, circulação e conexões na América Latina, séculos XIX-XXI", sediado nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM).
A menção honrosa representa um importante reconhecimento internacional à produção acadêmica desenvolvida na Unioeste, além de reforçar a relevância do estudo das trajetórias intelectuais e científicas na América Latina.
Texto: Liliane Dias