Unioeste recebe comitiva do Itaipu Parquetec para discutir planejamento de ecossistema
Na quinta-feira (15), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a comitiva o Itaipu Parquetec para uma conversa de estreitamento e de relação e visão do futuro com o dinamismo do ecossistema. O parque tecnológico visa construir com as Universidades o pilar central da chamada Aliança Estratégica.
A parceria entre Unioeste e o Itaipu Parquetec tem história, uma vez que a Universidade deu origem ao parque tecnológico. A partir disso, o laço entre as instituições vem se fomentando cada vez mais, e essa conversa sobre o ecossistema fortalece a relação e cooperação.
Visando a estrutura e a educação de qualidade da Unioeste, o Itaipu Parquetec tem a intenção de fazer com que o estudante do ensino médio, deseje ingressar em um curso da Unioeste já sabendo que tem um futuro promissor no parque tecnológico. “A gente veio buscar um laço maior de organização do ecossistema, interação maior dos professores, alunos, da nossa equipe, para que nós conseguimos fazer com que esse ecossistema fique mais forte, mais vibrante, tenha mais estudantes, que esses alunos se formem e possam ficar no Parquetec trabalhando, que todo esse conjunto de ações, funcione de uma forma orgânica, fluída e que possa trazer ainda mais bons resultados para as duas instituições”, explica Eduardo de Miranda, Diretor de Negócios e Empreendedorismo do Parquetec.
Segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Mario Colombo, o objetivo é trabalhar as diretrizes do desenvolvimento junto com a Unioeste. “Nós queremos preservar essa história, ampliar, nós queremos ter uma aliança estratégica, nós queremos também ampliar e melhorar as ofertas de serviços de laboratórios, fazer os laboratórios serem de uso múltiplos, e nós queremos também gerar valor, seja valor em produção de novas empresas, startups, novos negócios, estágios, empregos para os nossos estudantes, pesquisa e desenvolvimento, soluções que nossos pesquisadores e professores podem fazer”.
Estar afirmando e estreitando os laços com o Itaipu Parquetec é muito importante para a Unioeste, que desenvolve com maestria o ensino, pesquisa e extensão com um espaço dentro do parque tecnológico, com os cursos de engenharia e ciências exatas. “Essa parceria é fundamental, é um desenvolvimento para a região, e o quanto mais esse laço ficar amarrado e com um planejamento conjunto, que foi o que se discutiu, a programação do que fazer daqui pra frente, vamos avançar cada vez mais. Então eu tenho certeza de que toda nossa equipe, tanto de Foz do Iguaçu como de todos os campi da Unioeste, que também se beneficiam dessa parceria, nós podemos ter resultados muito importantes para a região”, afirma o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.
Sérgio Fabriz, diretor-geral do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, reforça a importância da cooperação. “Repensar o ecossistema e ver como a Universidade pode se inserir, como o Parquetec pode ajudar a universidade, e nós ajudamos o Parquetec, isso é muito importante para o desenvolvimento da inovação, da tecnologia, então é onde todos ganham com essa parceria”.