•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Laboratório de Física da Unioeste recebe novos kits didáticos para aprimorar ensino das engenharias

O Laboratório de Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, recebeu, no início deste ano, novos equipamentos que vão enriquecer a prática pedagógica dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Ao todo, foram adquiridos 16 kits didáticos que contemplam as quatro grandes áreas temáticas da Física: Mecânica, Ondas e Oscilações, Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna.

A aquisição faz parte de um movimento de renovação dos equipamentos laboratoriais e visa proporcionar aos estudantes experiências práticas mais robustas e alinhadas às demandas do mercado. Os novos kits são distribuídos da seguinte forma:

  • Mecânica: 04 conjuntos de Trilho de Ar, para estudo aprofundado na área da cinemática e dinâmica de corpos;
  • Ondas e Oscilações: 04 conjuntos de ondas estacionárias, que complementam as práticas já realizadas com ondas mecânicas e termodinâmica;
  • Magnetismo, Eletrostática e Eletrodinâmica: 04 conjuntos de eletricidade básica, magnetismo e eletrodinâmica;
  • Óptica e Física Moderna: 04 conjuntos de Bancos Ópticos, que permitem explorar fenômenos ópticos e conceitos da física moderna.

O professor Fernando José Gaiotto, um dos docentes responsáveis pelas aulas práticas no laboratório, celebrou a chegada dos novos equipamentos, destacando o impacto na formação dos alunos.
“Acreditamos que, por meio das aulas práticas, tenhamos boas experiências, agora contando com esses kits de excelente qualidade e de quantidade suficiente para desenvolver nos nossos estudantes habilidades e competências importantes para sua formação como engenheiros”, afirmou.

Gaiotto também agradeceu ao diretor geral do campus, professor Sérgio Moacir Fabriz, e ao diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas, professor Romeu Reginato, pelo empenho para viabilizar a aquisição.
“Essa é uma conquista para todos nós. Receber nossos calouros no início do ano letivo de 2025 com esse material é uma motivação extra para que eles se empolguem ainda mais com o curso”, completou.

Os estudantes também comentaram sobre a importância do contato com os novos equipamentos. A aluna Letícia Melebruque Silva, do primeiro ano de Engenharia Elétrica, ressaltou a diferença que a prática faz no aprendizado:
“Todos os equipamentos me ajudam a compreender melhor. São de bastante qualidade e tornam a matéria mais divertida e fácil de entender. A prática é bem mais legal do que só ficar na teoria.”

Para Gabriel Bombardelli Barcelos, também calouro em Engenharia Elétrica, o acesso aos laboratórios na universidade é uma novidade muito bem-vinda.
“Na minha escola anterior não tínhamos essa estrutura. Aqui, podemos manusear diferentes equipamentos e aprender muito mais”, relatou.

Já o estudante Pedro Emanuel Ritter da Silva destacou a abordagem multidisciplinar do laboratório.
“Os equipamentos parecem complexos à primeira vista, mas ajudam muito a  entender os conceitos introdutórios da disciplina, como por exemplo, o tempo, a velocidade e a aceleração. Eles agregam muito ao nosso aprendizado”, destacou.

Texto: Mohammad Ali Fayad

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.