Medalhistas da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas participam da Cerimônia Nacional de Premiação no Rio de Janeiro
Na segunda-feira (30), aconteceu a Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro, onde 683 alunos de todo o país receberam a medalha de ouro. Desses alunos, 7 são da regional PR02, coordenada pela professora Fabiana Magda Garcia Papani, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que acompanhou-os recebendo a medalha das mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana.
Promovida pelo IMPA com recursos dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a OBMEP reúne todos os anos mais de 18,5 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em 99,9% dos municípios brasileiros. “A cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro da OBMEP é o evento mais encantador de todo o nosso calendário acadêmico”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
A professora Fabiana atua na coordenação do projeto desde 2006, e para ela a OBMEP é uma verdadeira paixão. “Já vi muitas vidas serem mudadas pela educação, uma história que se iniciou com uma premiação na OBMEP. Além disso a OBMEP é uma grande ligação entre a Universidade e as escolas do ensino médio”, diz.
O aluno do oitavo ano do Colégio Estadual Arthur Costa e Silva de Medianeira, Tiago Henrique Schuhli Webber, foi um dos medalhistas presentes na cerimônia no Rio de Janeiro, e conta que a participação na Olimpíada exige muita dedicação nos estudos. “Participar de uma olimpíada pode ser desafiador, mas com esforço e estudo, tudo é possível. Sempre tive facilidade com matemática, e a possibilidade de participar de uma olimpíada me desafiou bastante e essa premiação me deixou ainda mais empolgado a prosseguir em meus estudos.
Além disso, Tiago voltou para casa cheio de experiência e realização. “Quando soube que recebi a tão prestigiada medalha de ouro nacional, fiquei muito feliz e animado. A experiência de estar na cerimônia foi algo inesquecível, e nela pude conhecer lugares e pessoas novas. Agora de volta em casa, digo que o esforço vale muito a pena”.
Os alunos da regional PR02 que receberam a medalha no Rio de Janeiro: Eduardo Ferreira de Jesus, de Quedas do Iguaçu, Eros Mito de Souza e Felipe Baldan Guimarães, de Foz do Iguaçu, José Henrique Polizeli Sambatti, de Cascavel, Luiz Felipe Teodoro Felix de Esperança Nova, Mauro Lang Alves, de Toledo, Tiago Henrique Schuhli Webber, de Medianeira. Além deles, Arthur Cattani, de Francisco Beltrão e Lucas André Petry, de Toledo, também são medalhistas porém optaram por não ir à cerimônia.
Texto: Maria Luiza de Marco com informações de Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas