Servidores tomam posse na maior contratação da Unioeste em 23 anos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu, nesta quarta-feira (23), o reforço de 104 novos servidores técnicos-administrativos, aprovados em concurso público. A posse foi realizada com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, e do reitor da Unioeste, Alexandre Webber. A nomeação, publicada no último dia 16 por meio do Decreto nº 10.619, representa o maior ingresso de servidores da carreira técnica desde 1995.
Os novos agentes universitários atuarão nas áreas administrativas e de apoio técnico dos cinco campi da Universidade — Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Toledo, além da Reitoria, fortalecendo os setores pedagógicos e de gestão institucional.
Para o reitor Alexandre Webber, a posse marca um momento histórico para a Unioeste. “São 104 servidores nomeados pelo Governo do Estado, o que representa uma recomposição importante e muito esperada do nosso quadro funcional. Isso só foi possível graças a uma Lei específica para as universidades estaduais, que visa justamente garantir a continuidade e o fortalecimento de nossas atividades. Agradeço ao secretário Aldo Bona, ao diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann, e ao governador Ratinho Júnior por essa conquista. É uma nova fase para a Unioeste, com mais profissionais, mais energia e mais capacidade de atender à nossa comunidade”, destacou.
O secretário Aldo Bona ressaltou o impacto da nomeação na estrutura das instituições de ensino superior do Paraná. “Há mais de 20 anos a Unioeste não recebia esse tipo de reforço administrativo via nomeação direta do Governo. Isso mostra a sensibilidade da gestão estadual com a importância das universidades. A Unioeste ganha quase 30% a mais de força de trabalho técnico, o que impacta diretamente no bom funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas”, afirmou.
A pró-reitora de Recursos Humanos (PRORH), Joseane Rodrigues da Silva Nobre, destacou o esforço coletivo envolvido no processo. “Esse é um dia histórico, que representa um trabalho construído a muitas mãos. A nomeação só foi possível graças ao empenho da Universidade, da Seti e da gestão estadual. É uma conquista tanto para a instituição quanto para os profissionais que passaram por um processo seletivo exigente e agora se juntam ao time da Unioeste”, avaliou.
Entre os novos servidores está Roberta Abati, egressa da primeira turma do curso de Administração do campus de Francisco Beltrão. “Me sinto fazendo história. Voltar para a Unioeste como servidora técnica é a realização de um sonho. A Universidade abre muitas portas e proporciona crescimento profissional e pessoal”, relatou.
Já a jornalista Daniela Neves, empossada para o campus de Foz do Iguaçu, celebrou o encerramento de uma longa jornada. “Foram anos de espera, mas seguimos firmes. Estamos chegando à Unioeste com união, gratidão e vontade de contribuir com uma instituição que tem tanto impacto social”, afirmou.
A Unioeste celebra este momento como parte de um novo ciclo institucional, com fortalecimento do quadro técnico e renovação do compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade.
Estiveram presentes no cerimonial da posse: Luciana Paulista, representando o Deputado Estadual Gugu Bueno; a Secretaria Municipal De Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, representando o Prefeito Municipal de Cascavel, Henrique Mecabô; o Vice-Reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello; a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso; a Pró-Reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse; o Pró-Reitor de Administração e Finanças da Unioeste; Gerson Henrique da Silva; o Diretor Geral do campus Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini; o Diretor Geral do campus Foz do Iguaçu em exercício, Valdir Serafim Junior, o Diretor Geral do campus Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha, o Diretor Geral do campus Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey, a Diretora Geral do campus Toledo, Patrícia Stafusa Sala Battisti; o Diretor Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Rafael Muniz de Oliveira; e o vereador de Cascavel, Edson Souza.