A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) contratou o sistema StartGOV, com o objetivo de auxiliar os servidores na elaboração dos documentos exigidos pela nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), voltados à aquisição de produtos e contratação de serviços.
A ferramenta utiliza uma inteligência artificial de base restrita, capaz de automatizar a criação de documentos como o Estudo Técnico Preliminar (ETP), Termo de Referência (TR) e Mapa de Risco. Além disso, o sistema é integrado ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e ao catálogo do Governo do Estado (GMS), facilitando a padronização e o cumprimento das exigências legais.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também adotou o sistema, que já está em funcionamento em seus setores administrativos.
Na Unioeste, o treinamento de servidores está sendo realizado em todos os campi da instituição e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Em Cascavel, as primeiras capacitações ocorreram nos dias 28, 29 e 31 de julho. Outras duas turmas participarão nos dias 14 e 15 de agosto.
O curso será divido nos seguintes módulos:
Confecção dos DFDs (Documento de Formalização de Demanda – Antigo DOD) – Para planejamento de tudo que ser planeja solicitar ou que se vai usar no ano que vem. Ex. : Material de laboratório, reagentes, material de aula prática, aquisição de software, passagens, solicitação de transporte, hotel, coffee break etc.
PCA (Plano de Contratação Anual) – Planejamento e consolidação de todas as demandas (junção de tudo que for planejado para adquirir ano que vem). Importante que haja essa consolidação a nível de colegiado e centro para que os setores de patrimônio e almoxarifado possam prever essas demandas futuras.
ETP e TR (Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência) – Elaboração de documentos obrigatórios para embasar todas as solicitações de compras e contratações.
Para se inscrever, clique aqui.