O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – campus Foz do Iguaçu, foi campeã na Shell Eco-marathon Brasil 2025, uma das mais importantes competições estudantis de mobilidade sustentável. Venceu na categoria Conceito Urbano, com um veículo que utiliza células de combustível de hidrogênio, atualmente o único da América Latina.
Com isso, foi classificado para participar da etapa mundial da competição, em 2026 nos Estados Unidos. Na categoria Protótipo, com a qual apresentou um modelo movido a bateria elétrica, ficou com o 8º lugar.
O grupo reúne alunos da Unioeste e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sendo a equipe responsável pela parte do uso do hidrogênio é totalmente composta por mulheres.
Antes de entrarem na pista, os modelos automotivos passam por dez inspeções técnicas rigorosas, com 164 critérios de segurança e conformidade com o regulamento, como estrutura à prova de fogo, proteção contra vazamentos, sistema de freios, entre outros.
Aprovadas nesta fase, a equipe completou o circuito e levou o primeiro lugar com uma marca inédita: uma eficiência de 60,9 quilômetros por metro cúbico de hidrogênio. A vitória consagrou a equipe GCEE do Paraná como a primeira campeã da América Latina da modalidade.
Para a estudante Giulia Demarchi, do 3º ano do Curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, a participação nesse projeto contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. “O aprendizado mais valioso é a resiliência, pois lidamos constantemente com novos desafios, demandas e prazos, e trabalhamos em equipe, o que nos permite evoluir em diferentes aspectos como profissionais e acadêmicos mais completos”, afirma ela, capitã da equipe de hidrogênio.
O aluno Augusto Tomasi, do 1º ano da graduação em Engenharia Mecânica da Unioeste, destaca a integração entre teoria e prática no projeto. “A experiência prática no desenvolvimento do protótipo transforma os conceitos teóricos, pois para realizar as atividades precisamos validar constantemente a viabilidade com cálculos e conhecimentos adquiridos na graduação, o que aprimora nossa compreensão dos fundamentos e nos dá uma interpretação além do que é ensinado na universidade”, pontua o universitário.
Extensão
Formado em 2009 por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Unioeste e Unila, o GCEE é um projeto de Extensão da Unioeste e desenvolve modelos para concorrer com outras equipes universitárias do país, com apoio dos professores. Além das competições de eficiência energética, explora o conhecimento científico, através de disciplina, trabalho em equipe e espírito de liderança.
O Itaipu Parquetec fornece o hidrogênio que produz e presta a assessoria técnica à equipe. A produção do Hidrogênio verde não envolve emissão de gases poluentes, ou seja, é uma opção 100% sustentável que é realizada a partir da eletrólise da água por meio de fontes renováveis.
A viagem da equipe contou com o patrocínio da Unioeste, Itaipu Binacional,Itaipu Parquetec, Governo do Estado do Paraná - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, XBri Pneus, H2Helium Energy Projects, Swagelok Tecflux, Horizon Full Cell Technologies, Receita Federal do Brasil, Leser The Safety Valve, 3DI Biogás A Pietro Fiorentini Company, Fundep Paraná, Lab IoT Unioeste, Isofoz Soluções em EPS, Unila, Altair Cycles, LabMaker Iguaçu.
Texto: Daniela Neves /Agência Estadual de Notícias.