Os docentes do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, que comemora 45 anos de existência em 2025, têm muito a celebrar: a consolidação da internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão; e, o volume de leituras e citações dos seus trabalhos em plataformas nacionais e internacionais.
Na internacionalização, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e Economia (PGE) e do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), sob coordenação dos professores do curso de Ciências Econômicas, as atividades envolvem a Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Romênia, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, Guiné Bissau, Colômbia, Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolívia, dentre outros. No caso da América do Sul, a participação em redes de pesquisa, atividades conjuntas de ensino e extensão e o avanço na dupla titulação com cotutela marcam a chamada inserção “Sul-Sul”, entre países do hemisfério sul.
Para o professor Jandir Ferreira de Lima, na Europa, as atividades de dupla titulação com cotutela, pesquisas conjuntas e a inserção em atividades com o suporte da União Europeia referenciam o reconhecimento do corpo docente e a chamada cooperação “Sul-Norte”, entre diferentes hemisférios. “Na América do Norte, a participação em pesquisas conjuntas, em Conselhos de Centros de Pesquisa e a mobilidade de egressos referenciam o reconhecimento acadêmico das atividades do curso. Na África, a recepção local de estudantes da comunidade luso-africana marca a capacitação de recursos humanos para atuarem no desenvolvimento e economia regional, fortalecendo a cooperação ‘Sul-Sul’”, menciona.
Além disso, os textos, livros e produtos de pesquisa e extensão dos (as) docentes estão disponíveis em plataformas internacionais, tais como: Research Gate, Zenodo, Academia, Orcid, Web of Science, dentre outros, e no site do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR). “Esse material, que reflete a ciência aberta à comunidade acadêmica, tem tido milhares de downloads e citações, o que consolida a credibilidade dos grupos de pesquisa capitaneados pelos docentes do curso de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo”, afirma Lima.